Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde em SP e RJ

Veja as informações do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde que poderá ser encontrado na ETEC SP - Centro Paula Souza e no Instituto Federal no Rio de Janeiro

Home Educação

No ano de 1991, o Ministério da Saúde implantou um Programa de Agentes Comunitários de Saúde, PACS, como parte importante da construção do Sistema Único de Saúde, o SUS.

A iniciativa buscava alternativas para melhorar as condições de saúde de comunidades de diversas áreas do Nordeste e outros locais como São Paulo e Distrito Federal. Com o programa, nascia uma nova categoria de trabalhadores, na época formada pelas e para as próprias comunidades que pertenciam e estes atuavam e faziam parte da saúde que era prestada nestas localidades.

Hoje em dia, o Agente Comunitário tem papel fundamental na saúde da família e muitas instituições de ensino do país já oferecem cursos para aqueles que desejam atuar nessa profissão.

O Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde prepara o profissional para atuar na promoção e prevenção da saúde. Seu trabalho irá consistir em realizar o acompanhamento das famílias auxiliando e orientando quanto a tratamentos e triagem para áreas especializadas. E agente comunitário participa de equipes de saúdes, programas sociais, elaboração, avaliação e execução de planos de ação visando a promoção da saúde pública.

Sobre o curso

O curso tem uma carga horária mínima prevista pelo MEC de 1.200 horas. No desenvolver do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, o aluno poderá encontrar as seguintes abordagens:

Políticas de saúde no Brasil, estratégia Saúde da Família, Fases do ciclo vital, Processos saúde–doença e seus condicionantes, Territorialização e organização da atenção à saúde, Processo de trabalho e ética, Informações e registros, Sistema Único de Saúde, Promoção da saúde, considerando as situações e grupos mais vulneráveis, Família: ampliação do conceito, especificidades e diferenças.

Onde encontrar

O Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde poderá ser encontrado na ETEC SP – Centro Paula Souza e no Instituto Federal no Rio de Janeiro:

ETEC – SP (www.centropaulasouza.sp.gov.br)
O ETEC – SP está presente nas cidades de: Olímpia, Mongaguá Etec Adolpho Berezin, Porto Ferreira Etec Profº Jadyr Salles, Pindamonhangaba Etec João Gomes de Araújo, Itanhaém Etec de Itanhaém, Osasco Etec de Osasco e Etec de Osasco ii, Guarujá Etec Alberto Santos Dumont e em outras cidades do estado de São Paulo.

Instituto Federal no Rio de Janeiro (www.ifrj.edu.br)
O Instituto Federal no Rio de Janeiro está presente nas cidades de: Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Pinheiral, Mesquita, São Gonçalo, Arraial do Cabo, Nilópolis e em outras cidades do estado de Rio de Janeiro.

Você deverá consultar os sites acima para verificar em quais localidades o curso está disponível.

Mercado de atuação

Ao concluir o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, você poderá atuar:

Sistema Único de Saúde.

Com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – MEC.

Perguntas dos leitores:

Muitos leitores nos procuram com as mesmas dúvidas. Selecionamos aqui algumas das perguntas mais recorrentes. Ao final de cada tópico, nossos leitores verão as respostas.

Inscrição para o curso

Gostaria muito de fazer o curso tecnico de agente comunitario em minha cidade.Como faço para me inscrever.
Atenciosamente!desde de já agradeço.Daiana da Silva Nascimento // Joao Pessoa PB
Para fazer a inscrição você precisa procurar uma escola que ofereça o curso. No texto acima eu citei uma em SP e outra no Rio de Janeiro. Mas não tenho a relação completa em todos os estados. luis.blog.br

Curso a distância

Onde posso encontrar este curso, e via internetSandra // Juiz de fora

Curso no Rio de Janeiro

Gostaria de saber se existe algum Instituto Federal que ministra o curso Tecnico em agente comunitario de saúde.Marcia Arantes // Piumhi

Curso no Rio de Janeiro

Bom dia!!!
Por favor teria como me orientar onde encontro o curso de agente tecnico comunitario.
Gostaria muito de fazer este curso.
Moro em Seropedica RJ já procurei por aqui e não encontrei nada se alguém poder me ajudar me informando algum lugar q eu posso encontrar este curso aqui no Rj.
Desde agradeço
Atenciosamente:
CleoCleonei Lima // Seropedica
Dá uma olhada no texto acima que coloquei o endereço do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Rio de Janeiro. luis.blog.br

Curso a distância

Bom dia gostaria de saber uma informção onde posso fezer o curso de agente comunitario de saude a distancia.Atenciosamente raquelRaquel siqueira // Vitoria es
Pela informação disponível no site do Instituto Federal do Rio, este curso deles é na modalidade a distância. Você pode obter mais informações no seguinte [http://www.ifrj.edu.br/node/146 link do curso]. luis.blog.br

Curso a distância

gostaria de saber onde posso fazer o curso tecnico de acs no meu estado ou a distancia
obrigadaDenise martins // viana

Curso no Rio de Janeiro

gostaria de saber como posso fazer o curso de agente de saude comunitario,moro no Rio de janeiro ,bairro Bangu,obrigadapela atenção.
gostaria de saber o lugar mais proximo de minha casa e quando sera o concurso.e se ha possibilidade de faze-lo gratuito,sem mais obrigada.leila martins // Rio de janeiro

Inscrição para o curso

como devo fazer para saber onde me cadastrar para o curso,tenho 46 anos,estou terminando a 8 série do supletivo este ano,e quero fazer esse curso.gostaria de saber se consigo fazer pela etec.não tenho nada mais a perguntar.vou aguardar resposta.muito obrigado.maria aparecida de oliveira // são paulo

Outras perguntas frequentes:

Qualquer pessoa pode se tornar um Agente Comunitário de Saúde? Quais são os requisitos para quem deseja atuar nessa área?

Não, infelizmente não é qualquer pessoa que pode atuar como Agente Comunitário de Saúde. Para se tornar um, o candidato deve cumprir algumas exigências, segundo a Lei nº 10.507/2002, artigo 3º (incisos l a lll):

  • Residir dentro da comunidade onde deseja atuar;
  • Possuir, no mínimo, o Ensino Fundamental Completo;
  • Concluir o curso de formação básica de Agente Comunitário de Saúde.

Como são selecionados para trabalhar os profissionais Agentes Comunitários de Saúde?

Os Agentes Comunitários de Saúde são selecionados por meio de provas e exames. Vale ressaltar que, para ocupar uma função no cargo, o curso de formação é obrigatório.

Os Agentes Comunitários de Saúde têm permissão para atuar em todas as comunidades?

Não. O Agente Comunitário de Saúde só pode atuar na comunidade onde ele reside, não sendo permitida a sua atuação em outros locais. Sendo assim, agentes que atuam fora de sua comunidade de residência, estão atuando de forma irregular.

Tenho vontade de me tornar um Agente Comunitário de Saúde em minha comunidade, mas não tenho certeza se tenho o perfil para o cargo. O que um agente precisa ter para ser um bom profissional?

Nas comunidades, os Agentes Comunitários de Saúde são vistos como membros da família. Um dos primeiros aspectos a ser observado é se o candidato tem uma boa relação com a vizinhança. Também é importante que o candidato se sinta satisfeito em ajudar e entender o problema do outro, de forma a tornar a comunicação mais eficaz e direta.

Qual é a importância de um profissional como o Agente Comunitário de Saúde?

O Agente Comunitário de Saúde busca a melhoria na qualidade da saúde da comunidade por meio da mobilização da população, contribuindo de forma muito significativa.

Pelo fato de possuir um vínculo com a comunidade em que atua e, necessariamente reside, a proximidade com os moradores facilita a implantação de ações que auxiliem nos assuntos sobre a saúde do local.

Como atua, na prática, um Agente Comunitário de Saúde?

Um bom exemplo a ser citado é que são os Agentes Comunitários de Saúde os responsáveis por campanhas no combate do Aedes aegypti, o mosquito da dengue, por exemplo. O profissional é responsável por orientar a população local sobre o agente transmissor e as doenças transmitidas, além das formas de evitar e eliminar locais que possam oferecer risco para a formação de criadouros do mosquito de dengue. Além disso, os agentes mobilizam a comunidade no desenvolvimento de ações de prevenção e controle no combate da dengue. Eles ainda fazem visitar periódicas aos domicílios para vistoriar a residência e checar se há a existência de larvas ou mosquitos que possam transmitir a doença.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio