Faculdade e Curso Técnico em Farmácia no RJ, SP, MG e outros estados

Onde Fazer um curso técnico em farmácia ou uma faculdade nesta área? Qual o salário de um profissional de farmácia. Veja essas e outras informações aqui.

O técnico em farmácia não é só aquele profissional que encontramos atrás de um balcão em farmácias, mas ele também deve saber fazer cálculos de medicamentos, aprender a fazer diluição deles, saber a composição e tipos de medicamentos para cada tipo de problema, sendo que antigamente, a mais de 50, 100 anos atrás, o farmacêutico era o profissional de saúde mais próximo das pessoas mais simples e humildes financeiramente, e elas o procuravam com bastante regularidade, indo a um médico só em casos mais graves.

Curso Técnico em Farmácia

A sugestão do MEC é que o Curso Técnico em Farmácia tenha uma Carga horária: 1.200 horas e no desenvolvimento do curso poderão ser abordados assuntos como: Noções de farmacologia e de farmacotécnica, microbiologia, anatomia e fisiologia humana, biossegurança, legislação farmacêutica e sanitária, comercialização, estoques e atendimento ao cliente, controle de qualidade, produção e manipulação de formas farmacêuticas e de cosméticos.

Onde Fazer um curso técnico em farmácia?

Há diversas opções de escolas técnicas no Brasil que oferece este curso.  Alguns exemplos abaixo:

Faculdade – Curso Superior em Farmácia

Segundo consulta no catálogo de cursos do MEC, o curso superior em farmácia está ativo em 483 localidades. 113 só no Estado de São Paulo. Essas localidades podem ser campi de uma mesma faculdade. 80 dessas localidades são de instituições públicas (cursos gratuitos) e o restante de faculdades particulares. A faculdade de farmácia está disponível na modalidade de bacharelado em instituições públicas e privadas.

Para consultar o catálogo do MEC e verificar o curso mais próximo de você, acesse o site: http://emec.mec.gov.br

Mercado de Trabalho

O profissional de farmácia poderá trabalhar em diversos locais, como drogarias, postos de saúde e de medicamentos, farmácias de manipulação, indústrias farmacêuticas, unidades básicas de saúde, hospitais, distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos.

Salário

O salário de um profissional de farmácia dependerá de vários fatores como a região, porte e tipo da empresa, experiência, entre outros. No site Salariometro do Governo de São Paulo é possível fazer uma consulta de valor de salário para a profissão de farmácia e outras. Acesse o site www.salariometro.sp.gov.br e consulte.

Com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – MEC.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio