Curso Técnico em Segurança no Trabalho

Conheça o Curso de Segurança no Trabalho. Salário do profissional técnico e conteúdo do Curso e escolas onde estudar.

Home Educação

O Curso Técnico em Segurança no Trabalho é talvez um dos mais procurados no Brasil. Sua necessidade é bastante óbvia, pois as empresas precisam contratar técnicos para cuidar da segurança dos trabalhadores em uma empresa, seja ela indústria, serviços, entre outras.

Mas o que estuda o aluno que se matricula neste curso? Bem, a julgar pela recomendação do Ministério da Educação, o aluno deverá encontrar assuntos relacionados à legislação, conhecer o sistema de segurança e saúde no trabalho, as tecnologias voltadas ao combate a incêndio, bem com sua prevenção, ergonomia e posturas corretas para trabalhadores nas mais diversas funções, as chamadas doenças do trabalho ou doenças ocupacionais, entre muitos outros assuntos.

O curso qualificará o aluno para sua atuação no mercado de trabalho em instituições públicas e privadas,fabricantes e representantes de equipamentos de segurança. Este profissional deverá nessas empresas desenvolver ações preventivas e atuar no controle de risco no ambiente de trabalho, tudo de acordo com as normas específicas do setor. Deverá inda orientar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), promover ações educativas, treinamentos e simulações, entre outros.

Salário e Mercado de Trabalho

Fiz uma comparação com a média dos últimos 6 meses de contratação formal em vários estados brasileiros. Veja abaixo o resultado.

Estado Média salarial (em R$)
São Paulo 2.396,00
Minas Gerais 1.632,00
Rio de Janeiro 2.280,00
Paraná 1.857,00
Santa Catarina 1.619,00
Rio Grande do Sul 1.610,00
Bahia 1.893,00
Goiás 1.538,00
Pernambuco 1.891,00
Mato Grosso 1.758,00
Distrito Federal 1.803,00
Média Brasil 1.933,00

Dados consultados em 04/02/2013 no http://www.salariometro.sp.gov.br/

Onde fazer o curso técnico em segurança no Trabalho?

Este curso poderá ser encontrado em diversas escolas técnicas públicas e privadas no Brasil. Algumas sugestões são:

  • Senac SP (www.es.senac.br)
    O Senac possui unidades na capital, interior, grande São Paulo e interior paulista. Veja no link acima e encontre uma unidade mais próxima que esteja oferecendo o curso.
  • Senac ES (www.es.senac.br)
    O Senac ES pode ser encontrado em: Venda Nova do Imigrante, Vila Velha, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Vitória e em várias localidades de Espírito Santo
  • Instituto Federal Catarinense (www.ifc.edu.br)
    O Instituto Federal Catarinense está presente nas cidades de Videira, Ibirama , Blumenau , Camboriú, Luzerna e outras localidades de Santa Catarina.

Contudo as opções não se limitam a essas, peço que consulte o seguinte link e veja a Lista das principais Escolas com Cursos Técnicos no Brasil.

Se você já fez o curso de segurança no trabalho, dê a sua opinião no formulário abaixo e ajude outras pessoas que estejam desejosas de fazer este curso também.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio