Curso técnico em web do Senac ou informática para a internet

Dica para quem quer fazer um curso técnico em desenvolvimento para a Web no Senac São Paulo, uma alternativa para a formação profissional em desenvolvimento web.

Home Educação

Os cursos técnicos sempre foram uma opção rápida e relativamente barata para inserir no mercado de trabalho, hoje contamos com cursos técnicos em diversas áreas como informática, farmácia, segurança no trabalho, enfermagem entre outras. Com a crescente demanda por profissionais para a área de internet, tornou-se necessário um curso voltado para as exigências deste novo e atraente mercado.

O curso técnico em web ou técnico em informática para a internet é essa alternativa para quem quer aprofundar no desenvolvimento de projetos web. O curso já está disponível na maioria das unidades do Senac no estado de São Paulo e em outras escolas técnicas também, mas como sou docente do Senac SP, vou me basear no curso do Senac pois é o que conheço.

Acho que um dos grandes diferenciais deste curso é que ele não é baseado só em ferramentas de desenvolvimento web, mas inclui dois módulos muito estratégicos que é o web Editor voltado para a produção de textos para a web e arquitetura da informação e o módulo de gestão empreendedora que foca no desenvolvimento de em plano de negócios para a web e outros aspectos relacionados.

O curso Técnico em WEB do Senac está divido nos seguintes módulos:

  • Web Editor
  • Web Designer
  • Web Master
  • Web Developer
  • Web Business
  • Gestão Empreendedora

Farei uma pequena análise de cada um desses módulos para que você possa entender melhor o que está sendo proposto:

Web Editor

Criação de conteudo: Textos, imagens, animações.

Definição da arquitetura de informação do site, navegabilidade, usabilidade e etc.

Segundo o Senac neste módulo você usará: XHTML, CSS, Tableless, Fireworks

Web Designer

Aqui você vai trabalhar com layouts, templates e etc. É a criação do site do ponto de vista gráfico.

Segundo o Senac, será usado neste módulo do curso técnico em web os softwares: Illustrator, Photoshop, Flash, Dreamweaver

Web Master

Neste módulo você irá trabalhar com sites dinâmicos, ou seja, aqueles que fazem o uso de banco de dados. Parece que a proposta é criar um site de uma biblioteca on-line.

Tecnologias usadas neste módulo do técnico em web: Lógica, Java Script, PHP, Banco de dados

Web Developer

Basicamente uma extensão do módulo anterior. Claro que aqui entrará alguns conceitos mais complexos como: UML, XML, AJAX, Flash Avançado.

Em uma de nossas reuniões foi dito que a proposta é criar um game em Flash

Web Business

Vejo este módulo do curso técnico em web como a extensão dos dois anteriores. A proposta aqui é trabalhar com PHP e banco de dados (orientado a objeto) + seguraça.

Eu não sei se eu li errado no site do Senac, mas acho que o PHP será orientado a objeto e não o banco de dados.

Neste módulo o projeto deverá ser a criação de uma loja virtual, já que o uso de Linguagem de programação e banco de dados possibilita a criação de comércio eletrônico.

Gestão Empreendedora

Aqui o curso técnico em web segue uma linha inovadora, pois saí um pouco de tecnologia e web design para entrar em negócios, isto é muito bom.

A proposta é criar plano de negócios, estruturar sites para terem viabilidade econômica e marketing.

É isto o que vejo no curso técnico em web do Senac.O programa completo do curso técnico em web pode ser acessado AQUI

Mas quanto ao pré-requisito para fazer o curso?

Bom, analisando melhor o conteúdo e os objetivos que ele propõe creio que o ideal é que você já tenha algum conhecimento de web. Sério? Sim, eu explico.

Apesar de o curso ser de 1000 horas, tempo suficiente para você desenvolver todo o programa proposto, ainda acredito que um conhecimento prévio daquilo que chamamos de básico (HTML, Dreamweaver, Flash, etc) pode te dar uma condição melhor para assimilar os demais conceitos que serão apresentados.

Como o propósito dos cursos técnicos é de sempre partir logo para a prática, neste caso não será diferente, porém é uma prática muita das vezes balizada em muitos conceitos. Um site é antes de tudo um produto conceitualmente muito forte.

Mas a proposta do curso técnico em web é interessante e deverá formar um profissional com um extenso currículo, algo que anda faltando no mercado.

O que você acha de um curso técnico em web? Dê a sua opinião no comentário abaixo.
 

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio