Cursos técnicos gratuitos a distância: e-Tec Brasil

Conheça o programa e-Tec Brasil do Ministério da Educação que promete oferecer Cursos Técnicos a Distância em várias cidades do Brasil.

Home Educação

Uma boa notícia para quem pretende fazer um curso técnico gratuito é o e-Tec Brasil, Programa Escola Técnica Aberta do Brasil do Ministério da Educação. O programa é uma iniciativa do MEC em parceria com instituições públicas de ensino, estados e municípios.

O objetivo é oferecer cursos técnicos a distância e gratuito com o apoio de um polo de educação presencial, desta forma o programa funcionará de forma muito parecida com as faculdades a distância. Ou seja, você estuda a distância e usa o polo para a realização de provas e aulas presenciais dependendo na necessidade de cada curso.

Curso técnico no Brasil

Onde encontrar os Cursos da eTec Brasil?

Em pesquisa realizada em 18 de janeiro de 2013, no estado de São Paulo , alguns cursos já podem ser encontrados nas seguintes cidades:

Araraquara, Barretos, Franca, Guaíra, Iguape, Itapetininga, Itapevi, Jaboticabal, São João da Boa Vista, Serrana, Tarumã e na capital através do IFSP – Instituto Federal de São Paulo: Rua Pedro Vicente, 625 – Canindé

Outros estados

Você também pode procurar em sua própria cidade, neste caso informe-se nas seguintes localidades:

  • Secretaria Estadual de Educação (nem todas as cidades têm, pois geralmente ela é regional)
  • Secretaria Municipal de Educação
  • Institutos Federais de Educação Tecnológica
  • Universidades Federais ou polos de educação presencial de universidades federais.

Quais cursos técnicos podem ser feitos a distância?

O MEC não determina quais cursos poderá ser ofertado, isto vai depender da escola que estiver ofertando. Veja alguns exemplos:

Cursos ofertados no Instituto Federal  do Triângulo Mineiro em Uberaba:

  • Técnico em Automação Industrial
  • Técnico em Edificações
  • Técnico em Eletrotécnica
  • Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
  • Técnico em Segurança do Trabalho

Cursos ofertados no Instituto Federal de São Paulo em Araraquara:

  • Técnico em Administração
  • Técnico em Informática para Internet

Na prática poderão ser oferecidos quaisquer cursos técnicos que esteja regulamentado e faça parte do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação. Boa parte deles pode ser vista na categoria cursos técnicos aqui no luis.blog.br.

Como fazer a inscrição?

Primeiro você precisa certificar-se em qual instituição deseja matricula-se, para isso veja o tópico anterior “Onde encontrar os Cursos da eTec Brasil”. Siga os passos descritos lá, ou seja, localize uma escola próximo de você que tenha o curso desejado. Sua matrícula deverá ser feita diretamente na instituição escolhida.

ATENÇÃO: Não há matrícula pela internet.

Veja o vídeo abaixo sobre a Escola Técnica Aberta do Brasil:

Curso técnico a distância? Será que vale a pena?

É uma nova modalidade e como tudo que é novo gera desconfiança, mas não resta dúvida de que é uma iniciativa importantíssima e séria já que conta com o respaldo do MEC e as instituições públicas de ensino no Brasil. Um modelo similar deste programa é o UAB – Universidade Aberta do Brasil de autoria também do MEC, com diferencial que este é voltado para o ensino superior.

Um detalhe importante é que as instituições de ensino que oferecem cursos técnicos como o Senac, Senai e outras, normalmente levam em consideração as necessidades de cada região para a oferta de cursos, desta forma, um curso que é ofertado em São Paulo, pode não estar disponível em Ribeirão Preto, por exemplo.

Todas as informações sobre Cursos técnicos gratuitos a distância do e-Tec Brasil, acesse o site: e-Tec Brasil

Perguntas Frequentes:

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Sim, o Ministério da Educação (MEC) é responsável pela assistência financeira na elaboração dos cursos, tais como recursos para elaboração de conteúdo, coordenação geral da oferta de ensino técnico com Educação A Distância (EAD), coordenação dos cursos, coordenação de disciplinas de cada curso, tutoria a distância e gestão do processo.

O e-Tec é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e do Ministério da Educação (MEC). O programa integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Governo Federal.

Quais são as áreas dos cursos?

A proposta do programa e-Tec Brasil é oferecer cursos na área de educação profissional e tecnológica a distância. O propósito é ampliar o acesso e democratizar a possibilidade de mais pessoas ingressarem em cursos técnicos de forma gratuita e com qualidade.

Qual é a carga horária?

A carga horária vai depender da instituição que oferecerá cada curso. As escolas que serão responsáveis por ministrar as aulas, poderão implementar o conteúdo, desde que ele esteja de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Para saber mais sobre o seu curso de interesse, entre em contato com a instituição que oferece a modalidade e informe-se.

Os diplomas emitidos têm o mesmo valor de um diploma de um curso presencial?

Sim. Sendo o curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), mesmo na modalidade Educação a Distância (EAD), o valor do diploma é a mesma de um curso frequentado em método presencial.

Tanto o diploma emitido por cursos presenciais, quanto aqueles que foram emitidos por cursos a distância, possuem a mesma validade para comprovação de título. Vale ressaltar ainda que, no diploma não consta a informação de que o curso foi concluído a distância. Portanto, não há o que temer quanto à aprovação no mercado de trabalho pelo título contido no diploma.

Qualquer pessoa pode se matricular?

Esta é outra pergunta cuja resposta pode variar. Uma vez que o e-Tec é um programa que disponibiliza diversos cursos em diferentes instituições, é preciso checar os pré-requisitos de matrícula para cada curso, em cada instituição de ensino.

Quantas vagas são disponibilizadas por ano nos cursos?

Em todo o Brasil, o e-Tec já atingiu a incrível marca de 26 mil estudantes em cursos de educação profissional e tecnológica a distância, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC).

Os cursos são realmente totalmente gratuitos?

Sim, todo o curso, assim como o material didático utilizado nas aulas são gratuitos e disponibilizados pelo Ministério da Educação em conjunto com a instituição que está ministrando os cursos.

Os cursos são inteiramente a distância?

Em sua maioria, os cursos que se encaixam na modalidade Educação a Distância (EAD) promovem suas aulas virtualmente na maior parte do tempo. Porém, muitos dos cursos incluem reuniões periódicas, além de atividades práticas e de laboratório em polos de apoio presencial. Estes encontros acontecem com o intuito de garantir o contato entre professores e alunos. Provas finais e trabalhos de conclusão de curso também exigem a presença dos alunos nos pólos.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio