Detran MG: consulta de multas, pontos na carteira e IPVA

Veja como acessar os serviços do Detran – Departamento de Trânsito de Minas Gerais e consultar pontos na CNH, IPVA, multas de trânsito, entre outros serviços em MG

Home Cidadania

O Detran de MG disponibiliza na internet inúmeros serviços que podem ser consultados com bastante facilidade e diretamente pela internet, tornando assim mais fácil e democrático o acesso às informações pertinentes à população em geral.

Creio que entre os serviços mais úteis estão a consulta de pontos na carteira de habilitação, consulta de multas no Detran MG e informações relativas ao IPVA – Imposto de Veículos Automotores.

Acesse o site do Detran/MG ou diretamente as páginas dos seguintes serviços:

As informações acima, bem como os links foram consultadas na data de 22 de janeiro de 2013. Caso algum link esteja quebrado, favor nos avisar pelo formulário de contato abaixo.

Veja o mapa rodoviário de mais de 2.300 km saindo de Belo Horizonte a Montes Claros, passando por várias cidades, como Governador Valadares, Juiz de Fora, Varginha, Uberaba e Uberlândia.

Exibir mapa ampliado

Sobre o Detran

O Detran é um órgão executivo do Sistema Nacional de Trânsito e tem por função o planejamento, coordenação, supervisão e execução das atividades de trânsito, de acordo com a legislação vigente no país e com atuação específica no estado, no caso do Detran MG, no estado de Minas Gerais.

Estatísticas sobre o trânsito em Minas Gerais

Segundo o Detran MG, a frota de veículos em Minas gerais passou de 3.084.696 veículos em 1999 para 4.463.126 veículos em 2005. Um aumento significativo na quantidade de veículos nas ruas e estradas.

Já as carteiras de habilitação passaram de 581.296 em 1999 para 1.127.556 em 2005. Percebe-se que se a quantidade de veículos aumentou muito no período, a quantidade de motoristas habilitados foi mais significativo ainda.

Perguntas frequentes

Como pedir segunda via da CNH no DETRAN MG?

O condutor habilitado que vive em Minas Gerais,  caso venha a perder, danificar ou extraviar sua CNH poderá solicitar uma segunda via através do site: www.detran.mg.gov.br

Posso dirigir com CNH vencida a mais de 30 dias?

Não, se for pego será considerado infração gravíssima, se o condutor estiver com a carteira vencida a mais de 30, as atitudes que serão tomadas são apreensão do veiculo e CNH e retenção pagamento de multa e só poderá sair do pátio por meio de um condutor habilitado.

Renovação da CNH

-Para pessoas que são habilitadas a partir do ano de 1994 deverá solicitar um boletim de resumo, através do site, para fazer isso basta entrar e acessar a opção central de atendimento. www.detran.mg.gov.br

Documentos necessários para renovar minha CNH:

  • Categoria A, B: ter 18 anos completos.
  • Categoria C: ter, no mínimo, um ano na categoria “B”.
  • Categoria D: ter 21 anos completos, estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria B ou 1 ano na categoria “C”.
  • Categoria E: ter 21 anos completos, estar habilitado, no mínimo, há um ano nas categorias “C” ou “D”.

Quais são os serviços que podem ser realizados através do site no Detran MG na internet?

Pelo site do Detran MG na internet é possível:

  • Realizar o cadastro inicial para a primeira habilitação;
  • Consultar a situação de um veículo;
  • Consultar a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação;
  • Consultar o resultado da Defesa de Autuação;
  • Solicitar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação;
  • Consultar laudo de segurança veicular;
  • Consultar a listagem de veículos apreendidos ou recuperados por furto ou roubo;
  • Emissão de extrato de multas;
  • Seguro Trânsito (DPVAT);
  • Acompanhar serviços de emissão solicitados;
  • Acompanhar emissão de segunda via de Carteira Nacional de Habilitação;
  • Acompanhar emissão de permissão para dirigir;
  • Agendamento de exame médico e psicotécnico;
  • Reagendamento de exame médico e psicotécnico;
  • Marcação do exame de legislação do candidato;
  • Consultar os tipos de infração;
  • Mudança de categoria;
  • Certidão negativa de propriedade;
  • Consulta de processo (condutor ou infrator).

Entre outros serviços. Para saber todos, basta acessar: https://www.detran.mg.gov.br/

Qualquer pessoa pode consultar, por exemplo, a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação?

Sim, qualquer pessoa que possua as informações pedidas pelo site do Detran MG para realizar tal serviço, poderá consultar a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação. Basta completar as seguintes informações: Tipo de Carteira Nacional de Habilitação (se nova ou antiga), Número de registro da Carteira Nacional de Habilitação, Tipo de Carteira Nacional de Habilitação, Data de Nascimento e Data da Primeira Habilitação.

É possível atualizar o endereço no cadastro de proprietário do veículo pela internet?

Não, infelizmente este serviço não está disponível no site do Detran MG. Para atualizar o endereço no cadastro de proprietário do veículo é necessário se dirigir a unidade do Detran mais próxima a sua residência e solicitar a alteração do endereço. Para a realização deste serviço, o candidato deverá estar munido de comprovante de residência recente (máximo de três meses), além de informar o número do RENAVAM do veículo, assim como os números do CPF e da Carteira de Identidade do Proprietário/Arrendatário e ainda o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV).

Caso eu solicite um documento pela internet, no site do Detran MG, é possível que outra pessoa busque no meu lugar?

Sim, é possível a entrega de documentos a terceiros. Porém, para isto, a pessoa que irá retirar o documento deverá levar documentos como identidade e CPF, além de uma autorização possibilitando a ela a retirada do documento citado ou requerido.

Consigo retirar a alienação do meu veículo pela internet, através do site do Detran MG?

Infelizmente ainda não é possível realizar este tipo de serviço pela internet, através do site do Detran MG. Para retirar a alienação do veículo, o primeiro passo é quita-lo. Após quitado o veículo, o proprietário deve se dirigir ao posto do Detran mais próximo a sua residência e solicitar a alteração das informações no CRV e CRLV. Desta forma, o veículo irá passar pelo processo de vistoria. Após concluído o laudo da vistoria, bem como a documentação, o proprietário poderá solicitar a alteração dos dados no CRV e CRLV do veículo.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio