Diferença entre Bacharelado e Licenciatura, Graduação e Pós-graduação

Saiba as diferenças entre os cursos superiores de bacharelado, licenciatura e cursos tecnólogos. Veja ainda a diferença entre graduação e pós-graduação, tanto a lato sensu como a stricto sensu, como mestrado ou doutorado.

Home Educação

Quando chega o momento de se escolher a formação a ser realizada, muitas dúvidas aparecem. Ao fim do ensino médio os estudantes se perguntam em qual área querem se especializar e quais funções poderão e deverão exercer após sua formação. Em geral uma formação profissional superior é constituída pela graduação e pela pós-graduação, sendo que a graduação é dividida em cursos de bacharelado, tecnólogos e licenciatura. Depois, a pós-graduação se divide em lato sensu e stricto sensu. Entendamos melhor sobre cada uma, para que facilite o conhecimento a respeito e a sua escolha.

Graduação

Graduação, curso superior ou terceiro grau é a formação que ocorre após o aluno ter concluído o ensino médio. Os cursos de graduação são feitos em uma universidade, faculdade ou em um centro universitário devidamente credenciado e autorizado pelo Ministério da Educação no Brasil. Os cursos de graduação podem ser divididos em bacharelado, licenciatura ou cursos tecnólogos.

Bacharelado

Bacharelado e licenciatura

Em termos gerais é definido por bacharelado os cursos que são realizados somente após a conclusão do ensino médio, em que dá ao profissional habilitação para exercer inúmeras atividades (como pesquisas e ensino) de determinada área do conhecimento que for escolhida, os cursos em bacharelado têm duração máxima de quatro a seis anos. Os concluintes desse tipo de curso são chamados de bacharéis.

São exemplos de bacharelado os cursos de medicina, direito, engenharia, administração e diversos tipos de ciências, como contábeis, da computação, agrárias, entre outras.

A formação em bacharelado geralmente contempla a pesquisa e prepara o aluno para atuar profissionalmente na área de estudo, bem como ser um pesquisador na mesma. É importante ainda salientar que algumas profissões são regulamentadas por lei e muitas delas exigem o diploma de bacharel naquela área para seu exercício.

Observação: No curso de direito, além do diploma de bacharel, necessita de aprovação no exame da OAB para ser um advogado.

Sobre o curso

O curso de Bacharelado é, atualmente, o mais procurado por quem deseja uma escolaridade de nível superior. Ele tem essa preferência por que há uma demanda crescente por profissionais bacharéis no Mercado de Trabalho.

O salário desse profissional dependerá da sua formação acadêmica, do curso que ele irá recorrer dentro dessa modalidade, variando de um salário mínimo até 8 salários, ou mais.

A duração desse curso é em média de 3 a 6 anos, pois para que o cursando alcance um nível satisfatório de conhecimento bacharel, bem detalhado nesse caso, precisa estudar bastante.

Onde posso cursar?

Você pode fazer um curso de Bacharelado em praticamente todas as Faculdades Públicas e Privado do país, pois é uma das especialidades das mesmas.

A disponibilidade de área por curso é que varia de uma Instituição de Ensino para a outra, já que nem todas têm a capacidade física de abrigar todos os estilos de profissões pertinentes à realidade atual do Mercado de Trabalho.

Licenciatura

A licenciatura é também realizada somente após o termino do ensino médio, em que o profissional se habilita em realizar várias funções referentes às inúmeras áreas do conhecimento direcionadas ao ensino/aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Divididos respectivamente entre ensino infantil, fundamental e médio. Em outras palavras é a modalidade para formação de professores, para atuar no ensino fundamental e médio, na área de formação em escolas públicas e privadas no Brasil. Entre as áreas abrigadas pela licenciatura podem ser encontradas as que seguem:

  • Arte
  • Física
  • Química
  • Informática
  • Psicologia
  • Biologia
  • Educação Física
  • Sociologia
  • Ciências Naturais
  • Letras, Filosofia
  • Matemática
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia

Sobre o curso

Licenciatura é uma das modalidades de Ensino Superior que não pode faltar, mas que está sendo menos procurada por quem deseja se formar. Não haverá profissionais no futuro se não houver professores que os capacitem para aquela função. Por isso, os licenciados são de extrema importância, se escolheu essa modalidade saiba que você é essencial para a grade de ensino brasileira, e até mundial.

O curso tem uma duração média de 4 a 5 anos. Você será capacitado para desenvolver a transmissão de conteúdo da área desejada.

Os salários desse profissional variam muito, dependerá de qual segmento da educação ele irá trabalhar, de sua qualificação expressa no currículo e ainda de qual curso ele se formou. Por isso, se atualizar profissionalmente, para ele, nunca é demais.

Onde posso cursar?

Você tem uma infinidade de Faculdades, dentre Públicas e Privadas, para fazer sua escolha. A maioria delas tem diversas opções no segmento e podem satisfazer sua necessidade da melhor forma possível.

No entanto, sempre quando se interessar por um curso, é bom que ao procurar a Faculdade veja se ela é reconhecida pelo MEC e se tem uma boa avaliação de órgãos competentes e de pessoas que já estudaram nela, ok?!

Tecnólogos

Os cursos tecnólogos ou cursos de tecnologia são também conhecidos como cursos de curta duração, já que a sua carga horária é inferior aos cursos de bacharelado e licenciatura. Eles tornaram-se bem comuns, especialmente para algumas áreas, como alguns segmentos da administração e tecnologia da informação. Os concluintes deste curso são chamados de tecnólogos.

São exemplos de cursos de tecnologia: Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Secretariado, entre outros.

Observação importante: Apesar de serem cursos de formação rápida, há alguns inconvenientes neste tipo de curso. Um deles é que algumas universidades não permitem que você faça mestrado ou doutorado. Também há algumas ressalvas, como a da empresa Petrobrás, que tem restrições para contratação de tecnólogos.

Sobre o curso

O curso tecnólogo é comumente confundido com o técnico, no entanto eles têm uma enorme diferença. Para começar o curso tecnólogo é de nível Superior e o Técnico de nível Médio.

O curso tecnólogo tem uma duração média de 2 a 3 anos, sendo focado no que diz ao modo de fazer o trabalho em uma mente operacional, ou seja, a gerência. Atualmente, existem mais de 100 opções de áreas para esse tipo de curso.

Os salários dependerão do interessado, da área de formação, de suas especialidades e do local de trabalho. No entanto, existem empresas que estabelecem restrições para a contratação desse tipo de profissional, tome muito cuidado!

Onde posso cursar?

Os cursos Tecnólogos estão bem difundidos hoje em dia, parecendo em diversas Faculdades Públicas e Privadas. Vale a pena conferir a disponibilidade da mais próxima a você casa se interesse por essa modalidade.

Pós-graduação

A pós-graduação é a formação realizada somente após a realização de um dos cursos de graduação, que podem ser licenciatura, bacharelado ou tecnológico. A pós-graduação está dividida em lato sensu e stricto sensu:

Lato sensu

Lato sensu destina-se principalmente a profissionais que concluíram algum dos cursos de graduação, podendo ser tanto tecnólogos, licenciados ou bacharelados, além de serem encontrados cursos de aperfeiçoamento, por exemplo, os que são oferecidos como MBA. Os cursos lato sensu são os mais comuns e achados em larga escala nas faculdades e universidades e também são conhecidos por cursos de especialização e a carga horária gira em torno de 360 horas.

Sobre o curso

O curso é tido como uma especialização na área que desejar, você será um especialista, no entanto ainda terá seu título de Bacharel. O único curso em que o profissional altera seu título quando faz o Lato Sensu é o de Medicina. Sendo conhecidos como Anestésicos, Ginecologistas, Cardiologistas, entre outros, por exemplo.

Sua nomeação quer dizer “Sentido Amplo”, pois quem o faz se aprimora em conhecimentos na sua profissão. Embora ele não te dê um título é extremamente valorizado pelo Mercado de Trabalho. Quanto mais amplo seu currículo melhor, nada como se especializar!

Ele tem uma duração média de 360 horas de duração. Desenvolvidas pela Instituição de Ensino que você optar. Os salários são muito melhores que os de um Bacharel, Licenciado ou Tecnólogo. Vale à pena investir!

Onde posso cursar?

Você pode fazer Lato sensu de forma paga em diversas Universidades Públicas espalhadas por todo o país, entre em contato com a mais próxima de você e veja as disponibilidades.

Stricto sensu

Stricto sensu é direcionado principalmente para a realização de pesquisas. Podendo ser mestrado que consiste no desenvolvimento de uma dissertação referente às disciplinas pesquisadas e estudadas, ou doutorado que consiste na criação e defesa de uma tese em cima das pesquisas que foram feitas. Os cursos stricto sensu, doutorado ou mestrado, demandam bastante dedicação de tempo, conhecimento, pesquisa e argumentação.

Há também uma observação: se for pago, você terá de investir bastante dinheiro, pois são caríssimos.

Sobre o curso de Mestrado

O Mestrado, por ser classificado como Scritu sensu, é uma especialização bem mais complicada. Para quem o conclui receberá o título de Mestre no que faz, ou seja, se ele for Bacharel em Matemática será, depois de concluir o curso, Mestre em Matemática.

Quem se forma nessa especialidade tem de produzir um trabalho científico bem complexo para comprovar se realmente tem a habilidade e conhecimento suficientes para ser intitulado Mestre no que faz.

Vale ressaltar, que se você quer dar aulas em alguma Universidade vai precisar ser Mestre no assunto. Não basta apenas ser de nível Superior (Bacharel ou Licenciado) tem de ser pós-graduado. Tendo no mínimo um Mestrado completo no seu currículo.

Os salários só tendem a subir. Por aqui você já receberá uns 13 salários ou mais. Identificou-se?!

Sobre o curso de Doutorado

Para que você possa fazer um Doutorado precisa, primeiro, enfrentar com êxito o Mestrado. Pra quem conclui há o título de Doutor na área de especialização. Se você é Mestre em Física, será considerado, a partir Dalí, Doutor em Física.

Também há a questão do desafio: um trabalho científico bem elaborado e complicado para que se comprove a capacidade do candidato a Doutor.

Os Doutores têm um salário altíssimo devido seus títulos e suas capacidades cognitivas, nada melhor para as empresas do que contratar e investir em um deles, já que passam a perfeita confiança, mérito e responsabilidade para aquilo que se destinarem realizar.

Onde posso cursar?

Você pode fazer um curso dessa especialidade fora do país ou em alguma Universidade Pública brasileira que o ofereça, entre em contato com a mais próxima e se informe a respeito.

Toda essa formação é realmente necessária?

Se você é aquele tipo de profissional que deseja sempre alcançar o melhor possível dentro de sua carreira e ter cada vez melhores salários está na hora de se especializar.

Sabe-se que não é nada fácil e que dura bastante tempo e esforços, no entanto, com a crescente concorrência do Mercado de Trabalho, e o aumento da crise econômica que atinge o país, nada mais óbvio que tornar seu currículo atraente às empresas.

Portanto, a melhor forma de conseguir um emprego estável e digno é através de suas especializações, estude sempre. Não abra mão dos esforços, seu futuro depende de você!

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio