Faculdade presencial ou a distância. Qual você prefere?

Perguntei aos usuários do luis.blog.br o que eles preferem: Faculdade presencial ou a distância. Veja as respostas, o que eles pensam e também minha análise sobre o tema.

Home Educação

Fiz uma enquete onde perguntei aos meus usuários qual a preferência deles em relação aos cursos superiores tradicionais ou os cursos baseados no modelo EAD. As respostas foram muitas e como não refinei a pergunta, as respostas foram as mais diversas possíveis. Você pode conferir as respostas nos comentários no final do texto.

Gostaria de complementar com algumas informações sobre os dois modelos de educação superior adotados no Brasil atualmente. Primeiro selecionei os três cursos mais procurados, a saber: administração, pedagogia e direito e consultei o MEC para saber qual é a quantidade de oferta desses cursos atualmente nas instituições públicas e privadas, considerando o modelo presencial e a distância. Veja os resultados abaixo:

Curso de Administração

É o curso mais popular do país e de acordo com o Ministério da Educação a relação da oferta entre presencial e EAD é a seguinte:

curso administração de empresas

Curso de Pedagogia

Pedagogia é para formação de professores para atuarem na educação infantil. Este curso tem importância fundamental:

curso pedagogia presencial ead

Curso de Direito

O famoso curso para formação de advogados é uma exceção, pois só agora que ele começa a figurar na lista dos cursos a distância:

curso direito advogacia

Presencial ou a Distância?

Muito se fala em cursos e faculdades a distância, uns aprovam outros preferem os modelos tradicionais, ou seja, ensino presencial.  Eu penso que a educação a distância precisa melhor muito, a presencial também.

Acho que o problema não está exatamente no modelo e sim na estrutura da educação como um todo. Em muitas situações o problema está nos educandos e não nas instituições, cursos ou modelo. Fico muito preocupado quando leio alguns (muitíssimos) comentários aqui no blog por perceber que são pessoas que estarão entrando nas faculdades ou já estudando e que apresentam sérias dificuldades de uma coisa fundamental na educação: interpretação. Para entender o que estou falando, leia o texto: Leitura na internet e a interpretação de textos.

Creio que cada um tem seus pontos fortes e fracos. Seria um bom momento para que o governo e as instituições observassem com mais cuidado o que está dando certo ou errado para melhorar os rumos da educação como um todo.

Diploma, formação ou conhecimento?

Quando falamos em faculdade é preciso pensar de várias maneiras. Muito estão preocupados com o diploma e neste caso querem buscar os cursos ou a faculdade cujo diploma tem maior peso, outros preocupam com a formação em si e o que ela poderá representar na hora de disputar uma vaga de trabalho, entre outros. Há ainda quem busque conhecimento mais aprofundado na área escolhida, independente de ter um diploma “super top”. Isto deve ser considerado na escolha de curso presencial ou EAD.

Educação a distância nos Estados Unidos

Se por aqui a discussão é qual modelo é o melhor, os países desenvolvidos já resolveram isso a muito tempo e nos Estados Unidos, por exemplo, educação a distância é coisa de gente grande. Para se ter uma ideia, as principais universidades americanas (e do mundo), como Harvard, MIT, Stanford, Yale, Princeton, Berkeley e outras, disponibilizam na internet e de forma gratuita o conteúdo de seus cursos para quem quiser estudar. Veja abaixo um exemplo disso: uma aula de “O que é Engenharia Biomédica” na universidade de Yale (com legendas em português).

Opinião dos usuários

Mas afinal, o que os usuários pensam sobre faculdade presencial ou a distância? Leia os comentários abaixo e veja as respostas. Se você quiser poderá dar também a sua opinião.

 

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio