Graduação gratuita no Rio de Janeiro, EAD e presencial

Veja neste tutorial como encontrar faculdades e universidades que oferecem curso superior de graduação de forma gratuita no estado do Rio de Janeiro, tanto na modalidade EAD como presencial

Home » Educação

Assim como acontece em outras partes do Brasil, no estado do Rio de Janeiro é possível encontrar diversas faculdades universidades que oferecem curso superior de graduação de forma gratuita.

Nesse tutorial mude mostrar como utilizar o Catálogo Nacional de Cursos Superiores do Ministério da Educação para encontrar um curso de graduação presencial ou a distância de forma gratuita no Rio de Janeiro.

Embora este tutorial vá focar no estado do Rio de Janeiro como um todo, você poderá também filtrar pelo seu município ou por um município específico dentro do estado do Rio de Janeiro e assim encontrar o curso desejado.

Graduação gratuito no Rio de Janeiro

A primeira coisa a fazer é acessar o Catálogo Nacional de Cursos Superiores do MEC, através deste endereço: https://emec.mec.gov.br

Nesse catálogo o Ministério da Educação disponibiliza os cursos superiores de graduação ou especialização em todo Brasil e utilizando os filtros corretos você poderá encontrar os cursos com gratuidade na sua localidade.

Filtrando os dados

Agora você precisa fazer a filtragem correta para encontrar os cursos. Observe a imagem abaixo e depois veja os meus comentários logo a seguir:

E-MEC graduação gratuita no Rio de Janeiro

Ao entrar no site do eMEC, observe se opção consulta avançada na aba superior esteja marcada.

A: No ponto A você deve escolher curso de graduação, que é o que nós estamos pretendendo fazer aqui e onde você vai encontrar as opções gratuitas.

B: No ponto B você deve selecionar o estado do Rio de Janeiro. Note que você pode fazer a mesma filtragem que estamos usando aqui para qualquer estado do Brasil, mas nesse tutorial estamos focando no estado do Rio de Janeiro.

Observe também que você tem a opção de município, caso você queira fazer a busca em um município específico.

C: No item C você deve marcar a opção sim para gratuidade do curso. Este é o item que irá filtrar para você os cursos que, segundo o Ministério da Educação, são gratuitos.

Logo abaixo você tem a questão da modalidade, isto é, você também pode filtrar apenas por cursos presenciais ou a distância. Se não marcar nenhuma opção, ele trará tanto os cursos EAD como os presenciais.

D: Na letra D é importante você selecionar a opção “em atividade” para mostrar que você quer filtrar apenas pelos cursos que estão ativos.

Depois disso você deve realizar então a busca e ele mostrará na parte inferior da tela uma listagem com os resultados aplicados de acordo com os critérios que você escolheu.

Resultados

A tela abaixo ilustra a tabela que será mostrada com os resultados do filtro que você aplicou acima:

E-MEC graduação gratuita no Rio de Janeiro

Observação: os cursos de graduação gratuitos são aqueles ofertados por instituições públicas estaduais e federais. Existe algumas instituições públicas municipais e embora elas apareçam nos resultados como gratuitas, na prática, não são.

Nesta tabela é importante observar que ele mostra o nome da instituição, curso, grau, modalidade, os índices que o MEC usa para avaliar cursos e instituições e a quantidade de vagas.

Outras informações

Caso você precisar de outras informações sobre um curso específico ou sobre uma instituição, basta clicar no ícone mostrado no final de cada linha e ele abrirá uma nova tela com diversas informações complementares, como:

Sobre a Instituição: Nesta aba ele mostrará informações da instituição como a mantenedora, CNPJ, natureza jurídica, dentre outros. Também terá outras abas que constará informações sobre atos regulatórios, processos no eMEC, ocorrências, opção para reclamações, perguntas e respostas frequentes, dentre outros.

Endereços: Mostra os endereços dos campus ou polos onde aquele curso está disponível. Isto é bastante importante para uma questão de planejamento geográfico.

Curso: Na aba Cursos ele deverá mostrar os cursos daquela instituição.

Conclusão

Como vimos acima é possível sim encontrar diversos cursos de graduação gratuitos no estado do Rio de Janeiro em diversas instituições públicas de educação superior. Tanto cursos a distância como na modalidade presencial.

Neste mesmo site é possível alterar os critérios do filtro para encontrar opções de acordo com o que você estiver procurando, inclusive expandindo a procura por outros estados do Brasil.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.