Universidade Virtual de São Paulo: Cursos gratuitos e a Distância

Saiba o que é a Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo que oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação a distância. Conheça este programa e saiba como fazer um curso gratuito e a distância.

Home » Educação

Em 2008 o Governo de São Paulo anunciou que seria criado a Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Aproveitando o momento de crescimento da educação a distância no Brasil. Sem dúvida nenhuma foi uma iniciativa bastante interessante e dá um baita crédito no modelo de educação à distância. A Univesp já está funcionando e é um esforço da Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo com as universidades estaduais paulistas - USP, Unesp e Unicamp- e com o Centro Paula Souza, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), da Fundação do Desenvolvimento Administrativo Paulista (FUNDAP) e da Fundação Padre Anchieta (FPA).

Como funciona a Universidade Virtual de SP?

As universidades envolvidas são responsáveis pelo desenvolvimento dos cursos, do processo de seleção dos alunos e a avaliação dos alunos, enquanto que a TV Univesp é dedicada a oferecer uma programação com conteúdo de apoio aos cursos. A TV Univesp funciona no canal 2.2 da multiprogramação da TV Cultura de São Paulo, mas toda a programação está disponível no site Univesp TV.

Quais os cursos oferecidos

Por enquanto a grade de cursos é bem enxuta e tem foco em educação. Acredito que novos cursos serão disponibilizados. Atualmente (novembro de 2020), estão disponíveis os seguintes cursos:

Graduação

  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Produção
  • Licenciatura em Biologia
  • Licenciatura em Física
  • Licenciatura em Matemática
  • Licenciatura em Química
  • Pedagogia
  • Letras - Habilitação em Língua Portuguesa
  • Bacharelado em Tecnologia da Informação
  • Bacharelado em Ciência de Dados

Graduação em Parceria

  • Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CPS

Extensão

  • Curso de Extensão em Parceria com a Unifesp – Supera

Pós-Graduação

  • Especialização em Processos Didático-Pedagógico para Cursos na Modalidade a Distância

Vestibular e inscrições para os cursos

As universidades envolvidas farão o processo de seleção, aplicando exames de seleção para os cursos disponíveis. Os cursos de graduação terão vestibular normal, já os cursos de especialização a seleção levará em conta as particularidades do mesmo.

Os cursos são gratuitos e a distância

Assim como ocorre nas universidades públicas envolvidas (USP, Unesp e Unicamp), todos os cursos da Universidade Virtual de São Paulo serão gratuitas. Além de gratuitos os cursos são oferecidos na modalidade EAD – Educação a distância, seguindo o modelo semipresencial com encontros presenciais semanalmente nos polos de apoio e o restante das aulas serão feitas a distância usando recursos de vídeo-aula e outros recursos digitais.

Revista Pre-Univesp

A revista Pre-Univesp era uma revista digital com foco no estudante pré-universitário, com artigos temáticos, entrevistas, infográficos, vídeos e outros recursos com conteúdo direcionado ao pré-universitário.

Um projeto similar a este é o UAB - Universidade Aberta do Brasil, criado pelo governo federal e em parceria com as universidades federais. Com esses dois programas de iniciativa pública, espera-se que a modalidade de educação a distância venha amadurecer, beneficiando aqueles que desejam fazer faculdade a distância e gratuita.

Conheça a Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Dúvidas respondidas

Veja abaixo algumas dúvidas de usuários que foram respondidas.

É só para professores?

gostaria de saber se será só p professores ou qualquer pessoa poder fazer? neyla // São Paulo

A Univesp não informou de forma clara se os cursos são apenas para professores, mas acredito que não. O que acontece é que os cursos em si são direcionado a professores e com isso fica claro que a intenção é focar nos professores, não que sejam exclusivos para eles. luis.blog.br

Período de inscrições

Olá Luís,desejo saber quando vai começar as inscrições para a faculdade gratuita e online, e quais serão os procedimentos para que seja efetuada a matricula. Obrigada. Abraços. Siméia Alessandra Custódio Hummel // Catanduva/São Paulo/ Brasil

Como já explicado acima, o vestibular é feito nas universidades USP, Unesp e Unicamp, portanto a inscrição deve ser feita diretamente nessas universidades. luis.blog.br

A Univesp é reconhecida pelo MEC

Gostaria de saber qual o procedimento para fazer matricula numa faculdade à distancia e gratuita, pois, não possuo condições de pagar uma. Meu sonho é fazer de MATEMÁTICA que seja reconhecida pelo MEC, pois ja ouvi falar de faculdade que não são reconhecida.... desde ja grata pela atenção Ieda Maria Beltrame Neves // Santo André/ São Paulo

Como explicado acima, a Univesp é formada pelas três principais universidades de São Paulo e naturalmente não só são reconhecidas pelo MEC, como reconhecidas por toda a sociedade como as melhores universidades do Brasil.

Agora, quanto ao curso desejado, recomendo que leia novamente o texto acima. luis.blog.br

Curso de administração

Gostaria de saber se posso fazer faculdade grátis de administração. elizeth // marituba

Conforme explicado no texto, a proposta da Univesp, pelo menos por enquanto, é educacional, ou seja, os cursos são mais voltados para a formação de professores ou especialização desses e ainda para conteúdos educacionais. O que não inclui administração. Mas, pode ser que em breve haja uma expansão no oferta de cursos. Vamos aguardar. luis.blog.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.