Como o Google ganha dinheiro. Concorrentes, buscas, Gmail, Youtube, outros

Além do sistema de busca, quais os produtos do Google? Quem são seus concorrentes e quais os principais produtos da emprema. Essas e outras informações.

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O Google é atualmente a maior, mais ousada e talvez a mais conhecida empresa de internet. Com foco inicialmente em buscas, a empresa atua hoje em diversos segmentos de internet e é admirada por muitos por sua ousadia e capacidade para lidar com volumes monstruosos de dados. Neste post, veremos uma breve análise do Google com uma série de perguntas e respostas.

Quem criou o Google?

O Google foi criado pelos estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford. Um dado curioso é que Larry Page é americano e Sergey Brin, russo. O Google foi criado a partir de um projeto de doutorado que tinha como foco ser um buscador rápido. Acho que eles conseguiram fazer isto né?

Em quais áreas o Google atua?

As empresas de tecnologia tinham áreas bem definidas de atuação, mas o Google parece que mudou um pouco isso, atuando em diversas áreas. A principal área de atuação do Google é buscas e seu buscador é de longe o mais conhecido e usado na internet. Para ser bem sincero, ele é tão comum que virou sinônimo de busca, assim para muitas pessoas Google é buscas na internet.

Há contudo outras áreas em que a empresa atua ou já atuou. São elas:

  • Propaganda online com o Google Adwords e o Google Ads (antigo Adsense). O primeiro é destinado a anunciantes e o segundo a proprietários de sites que desejam veicular propagandas do Google em seus sites e ganhar uma porcentagem dos valores pagos pelos cliques;
  • Aplicativos para escritório com o Google Docs. Ele é uma plataforma que concorre com o Office da Microsoft. Tem planilha, editor de textos, editor de formulários, drive para armazenamento de arquivos na nuvem e outros recursos;
  • Navegador Chrome. Lançado tardio em relação aos concorrentes, ele se tornou o principal navegador e hoje é mundialmente conhecido e usado, apesar das muitas críticas que ele recebe, especialmente pelo alto consumo de memória;
  • Mapas e Geoposicionamento com o Google Maps e o Google Earth. Ferramenta muito útil e amplamente usada para diversos fins. Tem acoplado a ele o Local que é um sistema de cadastro de empresas e lugares que são posicionados no mapa e o famoso Street View que faz uma mapeamento das ruas e estradas por boa parte dos países do mundo;
  • Email com o Gmail. É também um dos principais serviços de webmail. Tem a versão gratuita e a paga que é chamada de G Suite;
  • G Suite. Esta é a versão paga de alguns dos serviços mostrados acima, como o Gmail e as ferramentas do Google Docs. Basicamente é o mesmo serviço das versões gratuitas, mas diferem por ter mais espaço de armazenamento e alguns recursos específicos. A versão paga é mais direcionada para o mercado corporativo.
  • Blogs com o Blogger (blogspot). É uma ferramenta gratuita para criação de blogs e é a principal concorrente do WordPress. Muito usada por profissionais e personalidades para criar blogs com conteúdos diversos;
  • Youtube. O Youtube não foi criado pelo Google e sim comprado em 2006 por 1,65 bilhão de dólares. É o principal serviço de vídeos na internet.
  • Waze. Criado por uma empresa startup de Israel e comprado pelo Google em 2013, o Waze é um serviço de GPS muito usado por motoristas, especialmente no Brasil. É um aplicativo que funciona tanto em celulares com Android, como em iPhone.
  • Android. Por falar em celulares, o Android é o principal sistema operacional de celulares no mundo atualmente, tendo os modelos da Samsung seu grande foco. O produto foi criado pelo Google e é o principal concorrente do IOS da Apple.
  • Entre outros.

Como o Google ganha dinheiro?

O modelo de negócios do Google ou a forma com ele ganha dinheiro é um pouco diverso, mas tem a propaganda como a principal estratégia.

Quando você faz uma busca no Google, observe do lado direito que apareça uma coluna chamada “Links Patrocinados”. Aqueles anúncios são pagos (ver Google Adwords, acima) e cada vez que um usuário clica nesses anúncios o Google recebe um determinado valor pelo clique.

O valor é baixo, mas a quantidade de cliques é enorme. Parece pouco, mas é um negócio milionário e certamente é a principal fonte de receita do Google.

Os anúncios de propaganda funcionam tanto na busca, como no Youtube e também em sites parceiros do Google através do programa Google Ads (ver acima).

As outras fontes estão ligadas com a venda se assinaturas do serviço G Suite (ver acima), vendas de Apps no Google Play, assinaturas do serviço Youtube Music, bem como outras versões pagas de seus serviços.

É verdade que o Google paga para você colocar anúncios deles em seu site ou blog?

Sim. Existe um programa chamado Google Ads que permite que um site ou blog exiba anúncios do Google e receba um percentual dos créditos gerados. Geralmente o valor pago aos sites parceiros é de 66% do valor do clique.

Onde fica a sede do Google?

O Google fica em Mountain View na Califórnia. O local é conhecido como Googleplex. Há uma filial no Brasil com operações nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte.

Quem são os concorrentes do Google?

Embora tenha um domínio sobre o mercado de buscas, o Google enfrenta fortes concorrentes em outras áreas. Vejam alguns deles:

  • Microsoft na área de buscas, aplicativos para escritório, publicidade online, email e navegadores;
  • Fundação Mozilla em navegadores;
  • WordPress em sistemas para blogs;
  • Yahoo em buscas, email e publicidade online;
  • Facebook em redes sociais;
  • Apple em sistemas operacionais para celulares e loja de aplicativos;
  • Entre outros.

Além do sistema de busca, quais os produtos do Google?

A maior empresa de internet desenvolveu muitos produtos nos últimos anos. Alguns louváveis, outros nem tanto. Dentre aqueles que consideramos bons, destacam-se os seguintes:

  • Gmail – Email;
  • Google Maps e Google Earth – Mapas e geoposicionamento;
  • Blogger (blogspot) – Sistema para blogs;
  • Adword – plataforma para anúncios online (para anunciantes);
  • Adsense – plataforma para anúncios online (para sites e blogs parceiros);
  • Google Docs – Aplicativos online para escritório;
  • G Suite – Versão para empresas;
  • Waze – GPS para celulares;
  • Youtube – serviço de vídeos;
  • Android – sistema operacional para celulares;
  • Chrome – Navegador para páginas web;
  • Entre outros.

 

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