Hospedagem de Sites: Locaweb ou UolHost? Qual é melhor?

Análise dos dois maiores competidores no mercado de hospedagem de sites no Brasil: Locaweb e Uolhost. Qual é o melhor? Leia e confira.

Home Tecnologia

Onde hospedar meu site ou blog? Esta é uma dúvida comum, principalmente para quem está começando a desenvolver websites e ainda não conhece bem o mercado de hospedagem de sites. Pensando nisso, resolvi escrever este texto para expor minha opinião, baseada em alguns anos de experiência com empresas de hospedagens.

Como o título já denuncia, há literalmente uma preferência minha por Locaweb ou Uolhost, mas elas não são as únicas opções, embora o mercado brasileiro de hospedagem tende a ter realmente dois grandes competidores apenas: Locaweb e Uolhost.

E as outras empresas de hospedagens?

No mercado nacional há muitas opções de hospedagens, mas são empresas pequenas e podem ser até mais interessante do que os hosts citados acima dado a proximidade, atendimento personalizado, estrutura mais compacta e eficiente, entre outros. Contudo, minha análise limitará aos dois maiores players do mercado de hospedagem de sites no Brasil.

Locaweb

É maior no Brasil no segmento de hospedagem. Começou pequeno e cresceu muito. Cresceu tanto que perdeu um pouco o foco: desenvolvedores.

Pequenos desenvolvedores foram a base da Locaweb. Estes (os desenvolvedores) indicavam a Locaweb para seus clientes e assim o negócio seguiu durante muitos anos. Eu fui um desses desenvolvedores que indiquei muitos clientes para a Locaweb e influenciei muitos outros, entre alunos e profissionais que eu conhecia.

A Locaweb podia ser indicada sem medo. Hoje, a história é diferente. Eles estão enfrentando muitas queixas de usuários. Na agência em que eu trabalhava até o mês passado a idéia era migrar da Locaweb para outro host.

Mas com todos os problemas, que creio serem passíveis de soluções, a Locaweb é uma boa opção de hospedagem.

UolHost

O UolHost é a empresa onde hospedo meus blogs. O luis.blog.br e o evangelização, estão no UolHost. Inicialmente, minha escolha pelo Uolhost foi pautada pela falta de opções, mas hoje eu teria motivos mesmo para escolher o Uolhost.

A plataforma de hospedagem é muito estável, sem queda, lentidão ou qualquer outro problema significativo. O atendimento é bom e o painel de controle tem algumas limitações, se compararmos com o painel da Locaweb, mas ainda sim resolve as necessidade principais.

Locaweb ou Uolhost, qual é melhor?

Hoje eu indicaria o Uolhost. Há algum tempo atrás indicaria a Locaweb. Não sabemos o que vai acontecer amanhã, mas se consideremos que o mercado tende a fortalecer com dois grandes competidores, o mínimo que se espera é uma busca constante por melhorar seus serviços. Se isso acontecer todos ganharão.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio