Licenciamento de veículos pela internet. Veja como licenciar seu carro

Veja como usar o serviço de Licenciamento de veículos pela internet, com possibilidade de consultar multas, IPVA e outros valores. Veja como licenciar seu carro sem sair de casa

Home Cidadania

O Licenciamento é um imposto cobrado para estar em conformidade com a legislação de transito, o licenciamento deve ser renovado uma vez a cada ano, realizando assim o recolhimento das taxas e multas em débito pelo proprietário do veículo. O licenciamento é feito conforme o calendário, ou seja, cada placa tem uma seqüência as quais tem um período especifico para o fazer o licenciamento, juntamente com o licenciamento será cobrado o seguro obrigatório (DPVAT).

Fazendo o licenciamento do veiculo estará retirando uma permissão para trafegar legalmente com o veiculo pelas ruas a rodovias, recebendo a cada ano um novo CLRV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo), documento este que é de porte obrigatório.

Caso o proprietário não faça o licenciamento de seu veiculo isso significa uma infração gravíssima a qual lhe será retirado sete pontos da carteira, além de multa de R$ 191,54 e também a apreensão do veículo.

Licenciamento pela internet

O licenciamento pode ser realizado nos bancos ou através do caixa eletrônico, não precisando que o proprietário seja cliente do banco escolhido, e também pela Internet onde é possível ainda fazer o licenciamento, consultar seus débitos, tais como IPVA, seguro obrigatório (DPVAT), multas de trânsito e mora entre outros, os quais terão de ser quitados para realizar o licenciamento do veículo.

Para fazer o licenciamento pela internet acesse o site www.cidadao.sp.gov.br/link/?serv=145 e siga os passos abaixo:

licenciamento pela internet

  • A: Escolha a opção CNPJ se o automóvel estiver no nome de pessoa jurídica (empresa) ou CPF se for pessoa física.
  • B: Informe o número do Renavam (impresso no documento do veículo) e o CNPJ ou CPF e clique em consultar.

Como resultado será mostrado todos os valores devidos como mostrado no exemplo a seguir:

valores IPVA DPVAT Licenciamento

Com os dados em mãos você poderá usar a opção de Calculo de Geração de Guia do IPVA e DPVAT disponível na mesma página.

Ao usar este serviço, tenha em mãos a documentação do seu automóvel, bem como os documentos do proprietário. Se tiver dúvidas sobre valores, pendências ou outras questões envolvendo o licenciamento eletrônico, entre em contato com um despachante ou nos orgãos do Detran.

O serviço acima é referente ao licencimento de veículos no estado de São Paulo apenas. Para outros estados, acesse o site do Detran do seu estado e verifique a disponibilidade do serviço.

Quais os bancos que fazem licenciamento eletrônico?

Existem os bancos que tem o poder de realizar o licenciamento pela internet e esses bancos são:  ABN AMRO Real, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil, Nossa Caixa, Pan-americano, Safra, Santander, Schahin e Unibanco evitando assim de ter que fazer pagamento na lotérica e enfrentar filas.

O que é preciso para fazer o financiamento eletrônico?

O interessado deverá portar em mãos o número de RENAVAN, para taxas do veiculo que se referem ao licenciamento.

Para o licenciamento anual é necessário o documento estar encaminhado ao endereço do proprietário do veiculo, e já constar no cadastro com pelo menos sete dias útil.

Posso utilizar o recibo de pagamento como documento?

Não o recibo de pagamento online não poderá ser utilizado como documento e se o veiculo for parado em uma blitz será recolhido,  para fazer o cadastramento no site, deverá ser preenchido da mesma maneira que da forma física com informações do proprietário.

Posso trafegar em um veículo com o licenciamento vencido?

Não é recomendável, na realidade é expressamente proibido que se ande com um veículo que já tenha vencido o licenciamento. Nada de emprestá-lo para terceiros, pois pode ocorrer a apreensão do transporte, sendo liberado somente após o pagamento das pendências de trânsito.

Se você não mantiver seu licenciamento em dias, pode chegar a receber advertências por estar cometendo uma infração gravíssima, com multa relevante (já detalhada no início do post) e a marcação de 7 pontos em sua carteira. Além de outras referências mais detalhadas aos códigos de trânsito.

Esteja ciente que tudo isso se deve a tentativa de manter sempre um tráfego seguro para você e para quem está por perto.

Como devo agir em caso de licenciamento atrasado?

Se você, por algum motivo, deixou atrasar o pagamento que licencia o seu automóvel estará sujeito a diversas advertências de trânsito e não vai poder mais dirigir, legalmente, enquanto não quitar essa dívida.

Para fazer a quitação você deve primeiro saber em qual grupo se encaixa:

  • Se está com a parcela atrasada a alguns meses (máximo de 12) tem de procurar os serviços normais de atendimento. Ou seja, um internet banking, no caixa eletrônicos de alguns bancos credenciados com o Detran, ou no próprio banco com alguma pessoa física. São muitas possibilidades.
  • Se está com a parcela atrasada a dois anos, ou mais, terá um pouco mais de trabalho. Você vai precisar primeiro entrar em contato com a Secretaria da Fazenda de seu estado para depois poder realizar os pagamentos atrasados (multas eventuais e licenciamento do veículo).

Sou obrigado a pagar todas as multas atrasadas antes de licenciar meu veículo?

Com toda certeza, sim. Para conseguir quitar, junto ao Departamento de Trânsito de seu estado, o licenciamento do seu transporte vai precisar, antes de tudo, pagar as multas que se referem a ele.

Nesse caso, você terá que se dirigir a uma representante do Detran ou Cetran, de acordo com a sua região, e comprovar o pagamento das multas, para enfim conseguir ter seu automóvel licenciado.

É necessário que se haja a constatação de multas, e ela se dá através dos comprovantes de pagamento das mesmas. Caso tenha perdido esses papéis, vá até o órgão que o atuou e solicite a Certidão de Comprovação de Multa. Não perca tempo!

Qual documento valida meu licenciamento?

Como já foi dito nesse post o recibo de pagamento não é aceito nessa modalidade. Para efeito de comprovação você deve portar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).

Ele é emitido logo após o pagamento da licença, sendo que você pode recebê-lo no Detran, ou em sua própria casa, com um prazo de até 7 dias. Mas, nesse último caso, é bom lembrar que seu endereço cadastral deve estar atualizado.

E se eu dirigir meu veículo sem portar o CRV, mesmo já tendo quitado a dívida?

Andar sempre com esse documento é medida obrigatória aos condutores. Se for detectado, pelos órgãos competentes, que você transita sem ele poderá levar algumas advertências.

Nesse caso, multa leve e até 3 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além de retenção do veículo até a apresentação do documento.

Quais documentos são necessários para o licenciamento?

Como pedido principal, e essencial, você deve portar o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do seu automóvel.

Os demais documentos exigidos devem ser consultados no Detran de seu estado, até mesmo pelo site. Se quiser, pode pedir informações presencialmente em uma agência do Departamento de Trânsito de sua região.

Quais veículos devem ser licenciados?

Veículos:

  • Automotores
  • Elétricos
  • Articulados
  • Reboques
  • Semirreboques

Tolerância quanto ao vencimento

meu comentario na verdade é uma pergunta,após o licenciamento do veiculo vencido tem um mes para licenciar ou não muito obrigado abraços.adelino elias de souza neto // pindamonhangaba
Não há tolerância. Uma vez vencido não seria recomendável andar com o veículo até que seja feito o licenciamento. luis.blog.br

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio