Modem 3G da Claro, Tim, Oi e Vivo. Vale a pena?

Como funciona os modem 3G das principais operadoras de telefonia celular. Vale a pena investir em internet móvel quando há outras opções de conexão?

Home Tecnologia

Eu era usuário da NET e tinha o NET Combo, um sistema composto por Tv, banda larga e telefone. Com exceção do telefone, funcionava bem. O plano que eu assinava era relativamente barato e a velocidade da internet era muito boa, 1 Mega para uso doméstico está de bom tamanho, certo? Mas comprei uma casa e com a mudança tive que cancelar a NET, pois a rua não era cabeada.

Antes da mudança comecei a avaliar as poucas alternativas que tinha para acesso à internet. O modem 3G parecia ser a melhor alternativa, já que como a NET e o Speedy não tinham na minha rua e a internet a rádio além de cara, tinha velocidades bem abaixo do que eu estava acostumado.

Modem 3G da OI e Tim

Os modem 3G da operadora OI e Tim foram descartados, pois descobri que essas operadoras não tinham o sinal 3G na minha cidade. Esta é uma dica importante, pois não basta o aparelho (modem) ser 3G, é necessário que na sua cidade tenha sinal 3G.

Modem 3G da Claro e Vivo

Claro e Vivo eram as opções que eu tinha. Aparentemente atraente, as duas operadoras tinham um plano bastante similar: 1 mega com banda ilimitada. Ótimo, pensei eu. Era o que eu tinha na NET, embora o preço dos planos 3G fossem o triplo do valor da internet da NET, ainda assim eu estava disposto a encarar.

Depois de ler com mais calma e acompanhar alguns comentários em fóruns e blogs, descobri que as operadoras reduziam a  velocidade da internet quando você usasse mais de 1MB ou 2MB. Por exemplo: No caso da claro eu usaria a velocidade de 1mega durante dois ou três dias aproximadamente e depois a velocidade cairiam para 128kbps.

Acabei desistindo dos modem 3G e encontrei uma operadora de internet a rádio que me ofereceu uma internet ilimitada por um preço razoável.

Se você está pensando em usar modem 3G avalie:

  • Se há sinal disponível em sua cidade;
  • Solicite um período de testes para você certificar que vai funcionar mesmo em sua casa ou escritório;
  • Considere que a velocidade vai cair bruscamente depois de atingir os limites estabelecidos pela operadora;
  • Se houver outras opções de internet banda larga, considere.

Atualização: Em função da baixa qualidade da minha conexão de rádio, acabei comprando um modem da Vivo para testar. Funcionava bem. De todas que avaliei esta era a que melhor me atendeu, claro que no seu caso pode não ser a mesma coisa, pois depende de região, cobertura, etc. Mas acabei mudando de residência e hoje voltei para a NET, que em termos de conexão com a internet foi a melhor coisa que fiz.

Atualização 2019

Atualmente o uso de modem 3g já não faz sentido como foi no passado, na época em que escrevi este artigo. O que mudou de lá para cá que hoje as conexões de banda larga melhoraram bastante, o suficiente para serem usadas com tranquilidade.

Conexões via rádio de alta velocidade está disponível em quase todos os lugares, sem contar que em boa parte das cidades já temos conexão por cabo de fibra óptica.

Outro aspecto importante também é que houve uma migração muito grande para o uso dos celulares e estes já estão equipados com conexão a internet.

Modem 3g e os celulares

De certa forma, os celulares hoje faz basicamente, em termos de conexão o que os modems 3g fazia anteriormente. Porém, hoje já temos 4g e vem ai a tecnologia 5g. Em tese, estamos falando de conexão, a diferença é que no caso dos modems eu tinha uma equipamento específico para fazer isto e ele tinha de estar conectado ao PC ou notebook. Hoje temos a tecnologia de conexão embutida nos smartphones.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio