Para que serve um blog?

Para que serve um blog? Para que não serve um blog?

Home Tecnologia

Para que serve um blog? É necessário ter algum conhecimento técnico para ter um blog? Para que serve um blog empresarial? Para que serve um blog do WordPress? WordPress é a mesma coisa que Blogger? Vamos tentar responder algumas perguntas relacionadas à atividade blog.

Para que serve um blog?

Um blog deve ser um ambiente bastante pessoal onde você poderá expressar duas idéias de forma espontânea e sem a preocupação de cumprir alguma etiqueta ou compromisso com alguma formalidade. Formalidade e blog não combina muito. Os melhores blogs são aqueles onde seus blogueiros se expressam de forma espontânea.

Um blog serve ainda para divulgar algo, um produto ou serviço, por exemplo. Você pode usar também para criticar algo, mas tome cuidado aqui, critique com responsabilidade, pois a internet não é terra de ninguém e você pode ser responsabilizado por aquilo que escreve.

Veremos abaixo algumas idéias que podem ser aproveitadas como temas de vossos blogs:

  • Promoção pessoal e marketing pessoal. Muitas pessoas usam blogs para se promoverem ou para promover suas habilidades, competências e conhecimentos acerca de vários temas. Palestrantes, artistas, conselheiros, religiosos, consultores, entre outros podem beneficiar bastante de blog para o marketing pessoal.
  • Divulgação de produto ou serviço. Os produtos e serviços precisam de promoção e divulgação, quer seja para o conhecimento do público ou para reforçar sua participação no mercado. Um blog é útil para situações como esta pois permite fazer várias publicações sobre um mesmo produto ou serviço, expandindo assim a explicação sobre ele.
  • Divulgação de evento. Eventos precisam de muita divulgação para funcionar bem e ter um blog pode ser um caminho barato e ao mesmo tempo eficiente para este fim. O ideal é que seja feito com bastante antecedência para permitir que as postagens sejam indexadas e assim possa aparecer nas buscas do Google quando alguém pesquisar sobre o assunto.
  • Exposição de pensamentos e ideias: Uma pessoa pode querer expor seu pensamento sobre determinado assunto ou mesmo expor suas ideias sobre temas em específico. Neste caso o foco não é a pessoa ou o marketing pessoal, mas sim a ideia ou o tema que ela quer explorar. Este tipo é bastante comum e resume uma boa parte dos blogs existentes.
  • Crítica ou sugestão acerca de produtos, serviços, empresas ou pessoas. Existe ainda casos em que pessoas usam um blog para críticas, isto no sentido correto da palavra, para produtos, serviços ou mesmo empresas. É um tipo bem especializado e carece de bastante conhecimento sobre o tema.
  • Exposição sequencial ou não de artigos e assuntos técnicos de qualquer natureza. São blogues de assuntos gerais, sem ter um foco em específico. Geralmente é criado por pessoas que querem apenas escrever ou ficar comentando sobre assuntos em gerais, geralmente atualidades.
  • Dicas de sites, serviços ou tutoriais sobre algum assunto específico. Esta é uma área que muitos tem usado também para criar um blog. Tutoriais são coisas muito procurados, dicas de tecnologia ou de como usar determinado produto é muito bem-vindo.
  • Corporativo. Usado pelas empresas para comunicar com clientes, fornecedores e outros, seus produtos, novidades, dados técnicos, entre outros.
  • Entre outros.

Para que não serve um blog

Um blog não deve ser usado para assuntos irrelevantes, sem sentidos ou que não agregue algum valor ao usuário. Um exemplo seria um blog onde o autor exponha os acontecimentos da sua vida. A menos que a vida desse indivíduo seja uma lição de vida para os demais, este caso não agregaria nenhum valor.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio