Profissão de Webdesign | O que faz um webdesigner?

É financeiramente viável ser webdesign? O que faz um webdesiner e quais ferramentas o webdesigner precisa usar? Webdesigner precisa saber HTML? Veja as repostas.

Home Cidadania

Webdesign é uma das novas profissões que surgiu com a internet. Poderíamos definir claramente que webdesign é fazer design para a web, mas não existe um design específico para a web e sim aplicações específicas.

O que faz um webdesiner

Entende-se por webdesigner a pessoa responsável pelo webdesign. Ele deverá propor, criar e executar trabalhos de natureza artística e funcional visando a sua aplicação na web. Isto pode ser um site, banner, animação, e-mail marketing, ilustração, etc.

Quais ferramentas o webdesigner precisa usar

A melhor ferramenta é aquela que ele conhece bem, mas de uma maneira geral o Fireworks, Photoshop e Corel Draw, Ilustrator são as mais preferidas. Há também o Flash, Dreamweaver, Expression, entre outras.

Webdesigner precisa saber HTML?

Sim. É inconcebível a ideia que webdesign é apenas o desenho do site. Ele vai muito além disso e portanto é necessário sim saber não só HTML como CSS e opcionalmente Javascript. Lembro de uma frase que ouvi em uma palestra em São Paulo sobre webdesign que dizia: Design é projeto, internet é software!

É financeiramente viável ser webdesign?

Esta é uma pergunta difícil, mas creio que sim. É preciso considerar apenas que muitas empresas não valorizam este profissional como deveria, mas com um pouco de esforço e estudos é possível conseguir ganhar um bom dinheiro sim. Para informações sobre salário sugiro o site Salariômetro do Governo de SP.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio