Quais são os oceanos e os mares do mundo: Atlântico, Pacífico e outros

Conheça os oceanos Pacífico, Atlântico e Índico; e os mares do mundo, como o Mar Mediterrâneo, Mar do Caribe, entre outros.

Home Educação

O mundo em toda sua extensão territorial possui vários oceanos e mares, e o conhecimento de cada um deles é muito importante principalmente para os viajantes marítimos, até mesmo para turistas que pretendem visitar lugares turísticos com encostas, portos, entre outros lugares que são banhados pelos oceanos e mares, além de ser útil para pesquisadores e estudantes da área hídrica.

Saiba então que os oceanos e mares possuem a maior parte da água do mundo sendo 1 380 000 000 km³ , correspondendo a 97,3% da reserva hídrica de todo o mundo, veremos então quais são os oceanos e os mares do mundo, e sua extensão e profundidade.

Os oceanos do mundo

Oceano Pacifico

Vamos falar primeiro do Oceano Pacifico, pois ele é o maior oceano do mundo, tendo 179 700 000 Km³ e sua profundidade é de 11 020 m, o oceano Pacifico é encontrado a leste da América, a oeste da Ásia e da Austrália e a Antártida ao sul.

O oceano Pacifico cobre aproximadamente um terço da superfície do planeta, e corresponde a quase metade dos volumes dos oceanos existentes.

O nome Oceano Pacifico foi dado devido ao fato de Fernão de Magalhães( um grande navegador da época) acreditar que era mais calmo e menos tempestuoso que  oceano Atlântico.

O Oceano é franqueado por grandes cadeias rochosas e possui cadeias vulcânicas. Em sua porção setentrional atinge as latitudes do litoral mexicano

A parte leste do oceano pertence a placa litosférica da Antártida, a oeste existem diversas ilhas como Havaí, Marquesas, Marshall, Carolina

Oceano Atlântico

O Oceano Atlântico é o segundo maior oceano do mundo, com sua extensão de quase 106 200 000 km³, sendo um quinto da superfície terrestre, e a sua profundidade máxima é de 7758m.

O Oceano Atlântico apresenta sua forma em forma de S, onde acontece a divisão de água marítima e terrestre. Sua localização fica no hemisfério ocidental e alonga-se no sentido Norte-Sul. O Oceano apresenta uma forma regular de plataforma continental, ao longo das costas da Europa.

Características

  • Plataforma continental, zona circundante da maior parte das costas.
  • Talude continental onde tem a maior parte de declive acentuado.
  • Planícies abissai partes que possuem em média 500 metros de profundidade.
  • Dorsais médio-oceânicas, grande concentração de relevos vulcânicos.
  • Fossas oceânicas, zonas entalhada de uma profundidade não medida que ultrapassa 500 metros.
  • Bacias oceânicas nascem e morrem com bastante rapidez.

Oceano Índico

O Oceano Indico é muito conhecido por ter um formato triangular, e por ter sua extensão bastante inferior em relação aos outros oceanos do mundo, com aproximadamente 74 900 000 Km³, e profundidade máxima de 7455m.

Também conhecido por ser o terceiro maior em divisão oceânica do mundo, seu limite é entre a Ásia e Índia, faz parte do oceano global e contem pequenas ilhas com bordas continentais. O motivo em que faz o oceano se destacar em relação aos outros é suas dimensões relativamente menores em relação ao oceano Pacífico ou do oceano Atlântico.

O oceano faz parte do canal de Moçambique, o mar Vermelho, o golfo Pérsico, o mar da Arábia, o golfo de Bengala, o mar das Ilhas Anda mão e a Grande Baía Australiana; ao sul. Conta com recursos preciosos como petróleo e minérios. É responsável por banhar as Ilhas subantárticas, Oceania e continentes da África e Ásia.

Os mares do mundo

No mundo existem vários mares sendo eles:

Mar Glacial Ártico

14 090 000 Km² e 5450m de profundidade. Localiza-se no hemisfério norte, sua maior parte encontra-se na região polar ártica. Faz parte da Organização Hidrográfica Internacional, o Mar Glacial Ártico é considerado como oceano pelo seu grande tamanho. O Mar é envolvido com a Eurásia e a América do Norte.

Características

  • É considerado parte da bacia de Baffin,
  • O tamanho total de sua bacia é de 14.056.000 km2
  • Sua borda está partida em mais que um continente.
  • Nível de latitude 85° N, um grau de longitude equivale a 9,74 km.
  • Seu clima é o clima Polar.

Mar do Caribe

 2 754 000 Km³ e 7680m de profundidade. Mar do Caribe ou mar das Caraíbas, é considerado mar tropical do oceano atlântico, sua localização é a América Central, ficando ao norte da América do Sul. O ponto mais profundo do mar é a fossa das ilhas Caimão, a 7.686 m, faz conexão com o pacifico através do Canal do Panamá. Suas características mediterrâneas são as Placa das Caraíbas.

Mar Mediterrâneo

2 505 000 Km³ e 5020m de profundidade. Fica entre a África e Europa, endo uma direta comunicação com o atlântico. Suas águas banham as penínsulas do Sul da Europa, o termo mediterrâneo tem como significado “Entre as terras".

Mar da Noruega

1 547 000 Km³ e 4020m de profundidade. É uma parte importante do oceano Atlântico, localizado á noroeste da Noruega, no meio do  mar do Norte (Escócia) e  mar da Groenlândia. Informações importantes:

  • Salinidade: cerca de 35 partes por 1000
  • Profundidade Máxima: 3971 metros.
  • Superfície: 1380000 km
  • Profundidade Máxima: 3971 metros.
  • Volume:  2400000 km
  • Profundidade Média:  1600-1760 metros.
  • Apesar de estar em um local bastante frio, o mar da Noruega é livre de gelo e conta com ricas zonas para pescarias.

Golfo do México

1 544 000 Km³ e 4380m de profundidade. Seu nome é devido ao local do golfo onde são as maiores partes das nascentes, é o nono maior corpo de águas do mundo, têm como apelido Mediterrâneo das Américas, seus limites são na Flórida, Alabama, Mississipi, Louisiana e Texas. A bacia do Golfo do México é semelhante á uma borda larga e rasa.

Acredita-se que o Mar do Golfo foi formulado á pelo menos 300 mil anos atrás. As águas começam a movimentar-se a partir de Iucatã até lá são calmas.

Baía de Hudson

1 230 000 Km³ e 259m de profundidade. É localizada á oeste do Canadá, faz parte do oceano Ártico, conta também com uma grande drenagem de areia. O mar ficou famoso devido ao explorador Henry Hudson que no ano de 1610 ficou preso nos gelos, ele acreditava que estava á encontrar uma forma de chegar até o oceano Pacífico.

Mar do Norte

580 000 Km³ e 237m de profundidade; Mar Negro, 413 000 Km³ e 2243m de profundidade; Mar Báltico, 420 000 Km³e 463m de profundidade. Mar do Norte é interligado com o Oceano Atlântico, ele fica localizado nas costas da Noruega. Os principais rios que fazem o Mar do Norte são: Elba, Weser, Reno e o Mosa. O Mar é precioso em Petróleo e gás natural, suas águas também são bastante exploradas na pescaria.

Mar da China Meridional

3 447 000 Km³ e 5560m de profundidade. O Mar da China Meridional estende-se de Taiwan até Singapura, o mar tem ilhas do Mar da China Meridional onde formam um arquipélago de centenas de ilhotas.

Rios que formam o Mar:

  • Rio das Pérolas
  • Rio Min
  • Rio Jiulong
  • Rio Mekong

Mar de Okhotsk

1 580 000 Km³ e 3372m de profundidade. Também conhecido como mar de Ocótsqui, faz ligação com o oceano Pacífico ocidental sua extensão vai da península de Kamchatka até as ilhas Curilhas.

O Mar de Okhotsk faz ligação ao mar do Japão através do golfo de Sacalina e do golfo da Tartária. Durante o inverno a maior parte do mar congela exceto as partes de bancos de areia.

Mar de Bering

2 270 000 Km³ e 4191m de profundidade. O Mar de Bering é na verdade uma extensão no extremo norte do Oceano Pacifico, a noroeste fica situada a Sibéria, já ao sul Ilhas Aleutas e península do Alasca.

Mar da China Oriental

752 000 Km³ 3 2720m de profundidade. O Mar da China Oriental é considerado um dos mais importantes e principais mares do planeta, é considerado parte do Oceano Pacifico e sua localização é na Ásia.

Mar Amarelo

417 000 Km³ e 105m de profundidade; Mar do Japão, 978 000 Km³ e 4230m de profundidade; Golfo de Bengala, 2 172 000 Km³ e 5258m de profundidade.

No Mar Amarelo é muito tradicional á pesca e o comércio de riquezas valiosas. Sua formação acontece devida o prolongamento do Mar da China Oriental, possui inúmeras ilhas e ilhotas. Os rios que deságuam no Mar Amarelo trazem uma grande quantidade de sedimentos argilosos e o Mar é o principal acesso para navegações da China.

Mar Vermelho

440 000Km³ e 2600m de profundidade. Sua localização é na África e Oriente Médio, sua localidade fica onde se considera o berço da humanidade. O mar é o mais conhecido de todos pelos cristãos, pois foi onde aconteceu um dos episódios bíblicos. O Mar Vermelho não tem a cor vermelha como diz o nome, o motivo se da pelo fato de um tipo especifico de algas, já em outras partes se da a cor meio avermelhada devido á grande concentração de minérios de ferro.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio