Qual a diferença entre 0300, 0500, 0800 e 0900

Conheça as diferenças entre os serviços telefônicos com prefixos 0300, 0500, 0800 e 0900. Veja as tarifas, gratuidade e onde cada um é usado.

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Muitas vezes somos pegos usando um desses prefixos para utilizar algum serviço, e na maioria das vezes nos confundimos ao pensar que são todos a mesma coisa. E, às vezes, não nos preocupamos se pode haver diferença entre um e outro, como se a ligação é gratuita ou não e caso não seja gratuita, qual ao valor da ligação. Com isso, só se percebe que existe sim uma diferença entre 0300, 0500, 0800 e 0900 quando vai conferir a conta telefônica ou o saldo em créditos. O susto é certo!

Pois bem, para que isso não ocorra mais é bom que esteja consciente do gasto que terá ao utilizar cada um dos prefixos, seja 0300, 0500, 0800 ou 0900, é importante saber para que cada um se destina e qual a taxa de utilização dos mesmos. A diferença existe e a melhor solução é estar por dentro delas.

Vamos ver então qual a diferença entre aos prefixos 0300, 0500, 0800 e 0900:

Serviços de telemarketing

0300 –  o prefixo 0300 possui uma tarifa única nacional, por tanto, não importa a hora, local ou destino da ligação, o minuto cobrado é o mesmo para todo o país, as entidades que possuem o 0300 a Receita Federal, por exemplo, não ganham nada do que é pago pela ligação, o dinheiro destina-se a pagar a prestadora do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), foi criado a partir da norma 6/99. O custo da ligação deve ser feito claramente, pois o usuário precisa saber quanto vai gastar na ligação, usando o prefixo 0300.

0500 – é utilizado quando a intenção é doar algo seja para instituições públicas (Unicef / Criança Esperança, por exemplo) ou outro tipos de doação. O valor estabelecido pela Anatel que será cobrado pela ligação é de R$ 0,27 o minuto no caso da ligação tenha sido feito de um telefone fixo (STFC) e de R$0,51 o minuto quando feitas de um aparelho móvel (celular). Esses valores serão cobrados independente da doação que será feita, o prefixo 0500 foi criado pela Resolução 264/01, seus valores podem ser alterados a qualquer momento pela agência.

0800 – o prefixo 0800 foi estabelecido antes mesmo que a Anatel existisse, 0800 é utilizado para realizar ligação gratuitamente, e quem paga pela ligação é quem a recebe. É claro que é usado apenas para solicitação de alguns serviços, a norma que o rege é 4/94. Alguns exemplos do uso de telefones 0800 são os serviços públicos e bancos. Veja aqui os telefones do governo e os números 0800 dos bancos que atuam no Brasil.

0900 – ao usar o 0900 você pagara pela ligação e ainda pelo serviço que está sendo acessado (disque-amizade, por exemplo), caso não seja pago o serviço não terá sua linha cancelada ou bloqueada, pois não estará em debito com o STFC e sim com o Serviço de Valor Adicionado (SVA), que poderá cobrar judicialmente o debito do serviço.

Criação do 0300

Foi criada para cumprir a norma 6/99, sua tarifa é nacional, então não importa o lugar será o mesmo preço, também independente da hora que foi utilizado

O 0300 são utilizados na maior parte por órgãos da Receita Federal. Vale lembrar que o dinheiro arrecadado pelas ligações não vai para a receita federal e sim para cobrir os gastos da operadora de telefonia apenas.

Atualmente não se podem abrir mais números com esse pré-fixo, devido á proibição da Anatel.

Vantagens e desvantagens

Para o consumidor a vantagem seria um contato com as empresas correspondentes sem grandes custos pela ligação. Para as instituições teria o mesmo benefício, pois o valor referente ao tempo gasto na chamada seria dividido entre ela e o consumidor (que iria arcar com cerca da metade do preço estipulado).

A desvantagem desse prefixo está no fato de que suas ligações demoram a serem contatadas pelas empresas, assim ele vai ter de ficar mais tempo que o convencional esperando que algum atendente físico responda a sua ligação.

0500 destinado a registro de intenção de doação

0500 é exclusivamente utilizado para registro de intenção de doação á instituições de identidade pública, por exemplo, AACD e Criança Esperança, caso você queira abrir algo não beneficente e necessite de doações poderá solicitar o número 0500.

Vantagens e desvantagens

A vantagem seria um acesso mais rápido e direto, bem melhor do que receber diversas ligações sem um propósito inicial, e só depois de uma conversa, às vezes até demorada, saber que a pessoa deseja doar. Aí você teria de, ainda, transferir a ligação para o atendente competente no assunto. Demorado, não é? A invenção desse prefixo auxilia na comunicação de ambas às partes, que podem economizar mais tempo.

Achar desvantagens no 0500 é algo bem relativo, pois se ele continua em circulação é por que atendeu às expectativas. Agora, se você já teve uma experiência ruim não se preocupe, pode ser considerado algo normal. Afinal, existem telefones com esse prefixo que recebem diversas ligações durante o dia e um congestionamento na linha é uma das coisas mais simples de se esperar.

0800 Qual sua função?

O número 0800 é utilizado por companhias de diversas áreas, o número serve tanto para, desbloqueio de cartão de crédito, abertura de pedido para manutenção, central de relacionamento, sugestões entre outros. O número 0800 é bastante utilizado por companhias para saber como se comporta seu funcionário enquanto está utilizando um veiculo da empresa. É bastante comum ver escrito “como estou dirigindo?” escrito na traseira de algum automóvel, se quiser fazer alguma reclamação denúncia ou elogio poderá utilizar o número que não irá pagar pela ligação.

Vantagens e desvantagens

A maior vantagem, nesse caso, seria a do consumidor, que tem a seu dispor telefonemas gratuitos para que possa tirar dúvidas e receber informações necessárias sempre que precisar, sem preocupação com nenhum custo.

Para as empresas, há a vantagem de uma maior interação com seu público alvo, para que ela possa conhecê-lo melhor e aperfeiçoar ainda mais suas ferramentas e processos.

A desvantagem do consumidor seria uma linha que constantemente estaria retida, necessitando de diversos atendentes ágeis para dar continuidade ao processo. No caso das instituições que dispõem desse serviço, os famosos trotes telefônicos são um problema persistente e preocupante, já que auxilia no congestionamento da linha com ligações sem necessidade real.

Prefixo 0900

O prefixo corresponde a algo que já é correspondente á um serviço, na rede de telecomunicação, garantindo suporte para não ter outras taxas vinculadas,

O 0900 segue o formato ABC MCDU, que são aqueles que dão acesso á algum tipo de provedor.

Caso você possua uma linha com o prefixo 0900 e gostaria de pedir uma segunda via basta acessar o site: http://sistemas.anatel.gov.br/sapn/Numeracao/ReservaCNG/segundaViaReserva.asp?SISQSmodulo=18028

Com as informações de sua linha poderá fazer o recadastramento

Vantagens e desvantagens

A vantagem do 0900 é que ele apareceu para dar suporte, como se fosse uma espécie de ramal de telefonia fixa, tanto para as empresas que o dispõem, quanto para os usuários que tem acesso. Serve para não ter mais tanta espera e também com o fim de diminuir custos de contratação de serviços telefônicos para as empresas.

Desvantagens nesse processo são quase inexistentes, sem levar em conta a questão da tarifação já explicada no início do post. É como no prefixo 0500, desvios e imperfeições podem ocorrer, mas lembre-se que não é algo comum do prefixo 0900 leve como uma eventualidade indesejável.

Como solicitar 0500?

Sou uma ONG, como faço para ter o meu próprio 0500? Através de qual empresa eu faço esta solicitação? Pela ANATEL? Obrigado!André Cavalcanti // São Paulo
Provavelmente sim. A ANATEL é a agência que responde em última instância por esses telefones. Verifique também junta a Telefônica/Vivo se eles tem autonomia para vender essas linhas diretamente. luis.blog.br

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