Qual a profissão mais antiga do mundo?

Alguns dizem que é a prostituta a profissão mais antiga do mundo? Mas será que isto está correto? Veja porque tenho certeza que foi a profissão de lavrador e vigia as mais antigas.

Você sabe qual é a profissão mais antiga do mundo? Talvez você já tenha ouvido falar de algumas profissões que supostamente tenha sido a mais antiga. Não sei quanto a você, mas eu já ouvi dizer que a profissão mais antiga do mundo é a de prostituta, se é que podemos aceitar isso como profissão. Não sei exatamente de onde surgiu este pensamento, mas seja lá de onde for, ele não se sustenta como verdadeiro.

No Brasil, o Ministério do Trabalho reconhece a profissão de prostituta, sabia? Pois é! Lamentável. Ela está catalogada na CBO – Catálogo Brasileiro de Ocupações com o código 5198-05 como subgrupo de "Profissionais do Sexo" que inclue outras supostas profissões como Garota de Programa, Mulher da Vida, entre outras.  Você poderá consultar a CBO do Ministério do Trabalho Aqui.

Se não foi prostituta, qual foi a profissão mais antiga?

A profissão mais antiga do mundo é a de lavrador da terra em paralelo com o de vigia. O motivo para esta conclusão é que existe um relato histórico e documental para provar esta tese. E não estou falando de um relato qualquer, trata-se de um trecho da Bíblia, de onde podemos concluir esta afirmação. Veja o que está escrito no livro do Gênesis (2:15):
E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
(Bíblia Sagrada: Almeida Revista e Corrigida, SBB).

Esta foi a primeira função que um homem recebeu, ele deveria lavrar a terra e vigiar ou guardar. A profissão de lavrador foi muito importante para os povos antigos que eram essencialmente agrícolas e tinham que exercer esta profissão para dali tirar o sustento. A profissão de vigia, em seus muitos desdobramentos, também fez parte da história do homem que sempre teve a necessidade de proteção pessoal, familiar e do patrimônio.

Se considerarmos que Adão foi o primeiro homem e que ele recebeu esta responsabilidade, então podemos sem medo de errar concluir que foram lavrador e vigia as duas primeiras profissões do mundo.

Observação: Este blogueiro que escreve já exerceu a profissão de lavrador. Nasci em um sítio no interior de Minas, onde cresci e com minha família exercíamos a árdua profissão de lavrar e cuidar da terra. Já plantei e colhi arroz, feijão, milho, café, mandioca, banana, verduras, melancia, entre outras culturas tradicionais naquela região. Hoje as coisas mudaram muito por lá.

As coisas melhoraram e depois de passar por outras profissões indo de sapateiro a bancário, hoje exerço a profissão de analista e desenvolvedor de sistema para a internet além de professor na área de tecnologia da informação.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio