Quem criou o salário mínimo?

Quem criou o salário mínimo? Presidente Getúlio Vargas

Home Cidadania

Quem criou o salário mínimo? O salário mínimo foi criado pelo presidente Getúlio Vargas em 1940, com a assinatura do Decreto-Lei 2.162. O salário mínimo já existia desde a década de 30, mas foi em 1940 que ele foi digamos assim oficializado. Então quem criou o salário mínimo foi o Getúlio Vargas.

Aliás, foi Getúlio Vargas que criou também a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas no Brasil. Entre outros feitos, podemos dizer que ele foi um presidente que fez muito pelos trabalhadores, certo?

O salário mínimo da época tinha 14 valores diferentes cuja variação entre o menor e o maior era de 2,67 por cento. A atribuição desses valores foi feita da seguinte forma: o país foi dividido em 22 regiões (os 20 estados da época mais o Distrito Federal e o território do Acre), que por sua vez foram dividas em 50 sub-regiões. (Wikipédia)

O salário mínimo atual (03/10/2009) é de R$ 465,00. Embora, seja um valor relativamente baixo, ele é usado como indexador em diversas situações do poder público como em empresas e organizações. Naturalmente não podemos esquecer que para muitas pessoas o salário mínimo não é apenas indexador, mas o salário real que muitos recebem no final do mês.

Um exemplo disso são os aponsentados do INSS que em sua maioria recebem da Previdência Social um salário mínimo mensal.
 

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio