Quem inventou a internet? História, o inventor e a internet no Brasil

Breve histórico do inicio da internet, seu inventor: Tim Berners-Lee, as diferenças entre internet e web o os primeiros passos da internet no Brasil.

Home Tecnologia

A internet está presente na vida de milhares de brasileiros e a cada dia ganha novos adeptos, tornando-se, hoje parte fundamental da vida das pessoas, graças à segurança e inúmeras funcionalidades que o ambiente online oferece. Mas, quando foi que a internet começou no Brasil? Veremos um breve comentário da História da Internet no Brasil.

A internet, tal como conhecemos hoje, não foi previamente inventada, isto é, não houve um projeto que tivesse esse objetivo, mas, seu surgimento se deu através do desenvolvimento de projetos base, que criavam ambientes internos de rede, evoluindo para o que ela se transformou e se encontra atualmente.

O projeto-base que deu início aos sistemas de rede foi desenvolvido em 1969, pela Agência de pesquisa de projetos Avançados, que se configura como uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e tinha como objetivo fazer a descentralização de informações valiosas do governo Americano, de forma que eles estivessem em vários servidores mas, ao mesmo tempo, pudessem ser acessados. A ideia dessa descentralização era evitar a perda desses dados em caso de ataques às centrais onde eram armazenados, como, por exemplo, se uma bomba explodisse no local e destruísse tudo. É importante lembrar que nesse período, os Estados Unidos travavam uma Guerra Fria contra a União Soviética.

Internet e web

A ideia era a de criar um sistema de comunicação entre computadores de forma a enviar os dados divididos em pequenos pacotes e depois serem remontados no destinatário. Este mecanismo ainda funciona assim até hoje através dos servidores de e-mail: quando você manda um e-mail por exemplo, sua mensagem é dividida em pequenos pacotes e estes são enviados separadamente ao destinatário. Quando todos os pacotes chegam, a mensagem é remontada como originalmente e entregue ao destinatário.

Até então, a internet consistia apenas em uma ligação entre diversos computadores, através de servidores que possibilitavam a troca de informações. Essa rede era completamente controlada pelo Governo Americano.

Internet e o protocolo TCP IP

Em seguida os cientistas Vinton Cerf e Bob Khan criaram o TCP IP que nada mais é do que um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede.

Em seguida a ideia foi incorporada às universidades e mais tarde o cientista britânico Tim Berners-Lee e o CERN, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire – Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, criaram a World Wide Web ou WWW. Nascia ai a Web como nós a chamamos.

A web foi um ambiente onde as pessoas pudessem compartilhar arquivos no formato HTML e outras pessoas pudessem acessá-los através de um browser ou navegador, como o Internet Explorer, por exemplo.

internet web www

Quando a internet foi inventada

A internet nos anos 60 e 70. A web de Tim Berners-Lee foi inventada em 1989 e portanto em 2017 completou 28 anos.

Internet ou web?

Internet é rede a mundial de computadores, é o projeto mais antigo e não foi necessariamente inventado, mas evoluindo pouco a pouco.

Web é a plataforma criada por Tim Berners-Lee e é o local onde navegamos. Este texto que você está lendo está disponível na web e pode ser acessado pela internet, entendeu?

Tim Berners-Lee, o inventor da web

Tim Berners-Lee esteve no Brasil em 2009 participando de um evento em São Paulo chamado Campus Party. Ele atualmente trabalha no W3C, órgão que coordena o desenvolvimento de tecnologias e padrões para a web. Além do W3C ele é pesquisador do MIT e professor de ciência da computação na Universidade de Southampton. Na Inglaterra, este cientista também for condecorado como cavaleiro pela Rainha Elizabeth II, devido à importância de suas contribuições.

Outras importantes contribuições de Tim Berners-Lee foram a linguagem HTML e o protocolo HTTP.

Internet no Brasil

Comunicação pela internet

No Brasil, o desenvolvimento da Internet se iniciou no meio acadêmico, de forma que, ao final dos anos 80, era utilizada apenas por professores e funcionários das principais universidades do país. Essa atividade oficial se iniciou em 1988, quando o Laboratório Nacional de Computação Científica fez, com sucesso, a empreitada de se conectar com a Universidade de Maryland, inaugurando uma nova era de comunicação.

Esse acesso entre universidades foi se expandindo, de forma que, em 1990, o CNPQ já conseguia fornecer internet para aproximadamente 600 instituições no país, incluindo a USP e Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de órgãos do governo. A rede, nessa época era utilizada apenas para a comunicação acadêmica, como transferência de arquivos, debates e acesso a bases de dados do país e do exterior.

Em 1994, alunos da USP conseguiram criar inúmeras páginas de conteúdos diversos na WEB, se tornando mais um marco na internet e que, obviamente, abriu caminho para uma série de investimentos além dos acadêmicos.

Em dezembro de 1994 a Embratel lança o serviço experimental a fim de conhecer melhor a Internet.  E depois em 1995 com a iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, foi feito a abertura ao setor privado para exploração comercial da população brasileira.

Em 1995 também ocorre a primeira conexão (fora do ambiente acadêmico) de longa distância entre estados brasileiros, em interação protagonizada por São Paulo e Rio Grande do Sul.

A partir daí a internet tomou uma dimensão incontrolável, alcançando cada vez mais mercados e investidores. O ano de 1996 foi marcado pela criação dos primeiros portais privados do Brasil, que eram o UOL – Universo Online e o Zaz. Em 1997, diversos órgãos públicos começaram a ganhar a informatização de seus sistemas. Um grande exemplo dessa informatização foi a declaração do Imposto de Renda que, primeira vez, poderia ser feita pela internet.

No final da década de 90 houve a criação da chamada bolha da internet, onde diversas empresas investiram muito dinheiro apostando na internet como forma de comércio eletrônico. Um grande exemplo é a criação do primeiro portal de internet gratuita, o famoso IG. O negócio não deu muito certo e pouco tempo depois, nos anos 2000, houve o estouro da bolha e muitas empresas e sites tiveram que encerrar suas operações.

A insustentabilidade desses negócios se deu porque, até então, a internet era discada, que exigia grande infraestrutura e gastos operacionais. Porém, nesse mesmo ano, começaram a ser testados e implantados modelos de conexões banda larga, como a ADSL, que, dentre diversas inovações (aumento da velocidade, diminuição de custos), permitia a reprodução de vídeos na internet.

Já em 2004, experimentamos a grande explosão da popularidade da internet, protagonizada principalmente pelo advento das redes sociais, em especial o Orkut, que agregou milhões de usuários em todo o mundo e os conectou em um único ambiente repleto de funcionalidades, tornando-se a primeira atividade viral da internet e que não tinha objetivos acadêmicos, corporativos ou comerciais. Então, a internet se tornou também uma forma de se relacionar.

Junto com o fenômeno do Orkut, na internet iniciam-se também os comunicadores instantâneos, evoluindo a troca de mensagens pessoais por e-mail para um modo direto. A exemplo, surge primeiramente o ICQ no país, mas quem ganhou maior notoriedade foi o MSN Messenger, desenvolvido pela gigante Microsoft e também o Skype, dedicado às videoconferências – agora possíveis com a internet banda larga.

O Orkut sai de cena alguns anos depois, dano lugar ao notável Facebook, além de diversas redes sociais mundialmente conhecidas, como o Twitter, Instagram e Youtube e que, até hoje, permanecem na rede acompanhando e promovendo constantes evoluções no país.

Outro grande marco do desenvolvimento da internet no Brasil ocorreu a partir da segunda década dos anos 2000, com o advento e popularização das conexões móveis, 3G e 4G. em 2016, o Brasil alcançou a marca de ter 50% de seus domicílios conectados à internet.

Desde seu início no Brasil até os dias atuais, muita coisa mudou, a velocidade, a forma de acesso e naturalmente a sua popularidade.

Outras invenções e criações importantes relacionados a internet:

  • O e-mail ou correio eletrônico, usado para troca de mensagens;
  • O navegador web. Usado para navegação em páginas HTML;
  • Os comunicadores instantâneos, como o ICQ, MSN Messenger, Skype, Facebook Messenger e o mais recente Whatsapp;
  • As redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e outras.
  • Entre outras.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio