Renovação da CNH. Aviso sobre a renovação da Carteira de Habilitação

Veja como renovar sua carteira nacional de habilitação no Detran-SP ou nos postos do Poupatempo. Fique atendo ao aviso do Detran sobre o vencimento da sua CNH e renove-a.

Home Cidadania

Você já imaginou num belo dia quando for parado pelo guarda de trânsito e perceber que sua carteira de habilitação está vencida? Pois é, pode parecer absurdo, mas a data de vencimento da CNH não é uma coisa que pensamos todos os dias, especialmente com o estilo de vida super corrido que boa parte das pessoas tem.

No final do ano minha esposa recebeu uma correspondência do Governo de São Paulo através do Detran avisando que a carteira dela estava vencendo. Este aviso foi importante, pois sem ele provavelmente ela não renovaria no prazo, pois nem se lembrava disso. Atitudes simples como esta poderá ajudar muita gente.

Sobre a Renovação da CNH

O prazo de renovação da carteira de habilitação é 30 dias antes do vencimento até 30 dias após o vencimento. Caso não seja renovada após os 30 dias do vencimento, o condutor está sujeito a multa e ainda sete pontos na carteira, pois é uma infração gravíssima.

Procedimentos para a renovação

Passo 1:

Primeiro você deve fazer o pré-cadastro no site do e-CNHsp do Detran-SP através dos endereços:

No pré-cadastro você deverá informar que quer fazer a renovação da carteira, informe os demais dados solicitados e agende uma data e horário. O site deverá emitir um protocolo.

Passo 2:

De posse do protocolo vá a uma unidade de atendimento do Detran ou ao Poupatempo e leve o protocolo. Veja os endereços dos Poupatempo. Lá serão realizados todos os procedimentos para a renovação da carteira, inclusive o pagamento das taxas, exames de vista, entre outros. Você poderá optar por retirar a carteira ou receber pelo Correio.

Lembrando que quem exerce atividade profissional remunerada ao veículo, como taxistas devem realizar o exame médico e psicotécnico.

Não espere o aviso

Embora o Detran SP esteja avisando os condutores sobre o vencimento da carteira, o recomendável é você ficar atento e não esperar o aviso, pois mudanças de endereço, problemas nos correios, entre outros poderá ocasionar o não recebimento da carta de aviso. Fique atento para não ter problemas com multas de trânsito, retenção do veículo e perda de pontos na CNH.

Perguntas e respostas

Sou obrigado fazer a renovação da carteira de motorista?

Não é obrigatório fazer a renovação, desde que você não queira mais dirigir. Se você pretende continuar a conduzir um veículo, naturalmente que é obrigado a renovar para continuar com esta atividade. Então a renovação está condiciona a continuidade de atividade de dirigir.

Mas pode ser que alguma pessoa por problema de saúde que o limite de conduzir um automóvel, por excesso de idade ou outra razão qualquer, que a pessoa não possa ou não queira mais dirigir, poderá optar por não renovar. Mas isto significa, não dirigir mesmo!

O que acontece se eu não renovar e continuar dirigindo?

O condutor que for pego dirigindo com a certeira vencida, será autuado com um multa gravíssima e perderá 7 pontos na carteira. O veículo também poderá ser apreendido, como acontece com uma pessoa que está dirigindo sem a carteira de habilitação.

A renovação no Poupatempo é mais fácil?

Com certeza. Além de fácil é rápido o processo e em 5 dias úteis ela estará disponível. É uma boa opção e vale a pena dirigir-se até um posto do Poupatempo, pois como o próprio nome diz, de fato ele poupa o nosso tempo.

Qual é o período em que posso fazer a renovação da CNH?

O prazo de renovação da carteira de habilitação é 30 dias antes do vencimento até 30 dias após o vencimento. Você pode verificar no rodapé da sua carteira que ela consta a data de vencimento. Fique atento a esta data para não perder o prazo, caso não receba o aviso do Detran.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2019 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio