Salário de Deputados e Senadores. Quanto ganha os políticos brasileiros?

Veja quais são os salário de Deputados e Senadores. Quanto ganha os políticos brasileiros?

Home Cidadania

Quanto ganha os políticos brasileiros? Muitas pessoas ficam indignadas com os altos salários de deputados, senadores, governadores e outros políticos que ocupam os mais altos cargos da administração pública do país.

No final de 2010 o Congresso e o Senado aprovaram um aumento significativo dos salários deles mesmos e de outros cargos. Podemos dizer que o que era bom ficou ainda melhor. Afinal, quanto ganha os políticos brasileiros?

Salário de Deputados e Senadores

O salário dos deputados e senadores foram reajustados em 61,8% e desta forma os vencimentos chegam a R$ 26.723,13 por mês. É preciso levar ainda em conta que existe uma série de vantagens, verbas e outros incentivo$ para deputados e senadores. No final das contas, o valor recebido vai muito além de 26 mil reais. Se multiplicarmos por 12, chegaremos a 320 mil por ano, nada mal.

Mas os números ficam impressionantes quando multiplicamos o valor dos salários pelo numero de deputados e senadores. Fica assim:

Deputados: 26.723,13 x 513 deputados = 13.708.965,69 (treze milhões, setecentos e oito mil…)

Senadores:  26.723,13 x 81 deputados = 2.164.573,53 (dois milhões…)

Nos cálculos acima eu considerei o salário bruto, mas como explicado o valor final e anual será sempre maior.

Salário dos políticos versus salário dos trabalhadores

Comparar os salários dos deputados com o salário da maioria dos trabalhadores nos leva a uma desproporção enorme. A pergunta que fica a seguinte: É o salário deles que é muito alto ou o salário dos trabalhadores que é muito baixo?

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio