Simulador da Caixa. Simulação de Financiamento da Casa Própria

Veja como funciona o simulador da Caixa para financiamento residenciais e comerciais, tanto de imóveis novos, usados e construção. Minha Casa Minha Vida e outras opções.

Home Cidadania

Quem está interessado em adquirir um imóvel financiado pela Caixa poderá fazer uma simulação de financiamento da casa própria pelo site da Caixa Econômica Federal. O Simulador da Caixa é bastante simples de usar e é o mesmo simulador que os funcionários da Caixa usam quando você vai pessoalmente à Caixa. Com ele, você poderá simular o financiamento de imóveis residenciais e comerciais, tanto de imóveis novos, usados e construção. Tem opção de simulação para o Programa Minha Casa Minha Vida e outras opções de financiamento com ou sem o uso de recursos do FGTS, caso estejam disponíveis.

O Simulador da Caixa

Passo 1:

Para usar o simulador da caixa, acesse o site www.caixa.gov.br, vá até Habitação e clique em Simulador. Para que a simulação ocorre é necessário informar com exatidão os dados necessários para a montagem do resultado.

simulador Caixa imóveis residenciais
Figura 1: Simulador da caixa

• Pessoa Física ou Jurídica

Aqui você deverá informar se o financiamento é para uma empresa (pessoa jurídica) ou para pessoas físicas.

• Tipo de financiamento

Você deverá escolher se o financiamento é para um imóvel é comercial, residencial, crédito livre ou crédito para emigrante.

• Categoria do financiamento

Na categoria você deverá informar se é um imóvel novo ou usado, se é um terreno, construção, reforma, etc. Normalmente haverá uma pequena diferença de valores das parcelas entre imóvel novo e usado.

• Cidade e estado onde está o imóvel que será financiado

Informe a cidade e estado onde o imóvel será financiado. Não notei diferenças de valores quando você troca de cidade ou estado, mas é possível que exista.

• Valor do imóvel

Aqui você deverá informar o valor do imóvel e não o valor do financiamento.

• Renda bruta familiar

A renda bruta familiar deverá ser a soma de salários e outras rendas de todos os familiares, isto porque um financiamento da caixa visa beneficiar a família como um todo.

• Opção por FGTS

Se você tem mais de três anos de FGTS, mesmo que não seja em períodos consecutivos, poderá marcar esta opção. Isto permitirá usar o saldo disponível do FGTS para abater o valor das prestações, por exemplo.

• Data de nascimento do participante de maior idade

Informe a data de nascimento da pessoa mais velha da família e que irá participar do financiamento.

Passo 2:

Depois de informado todos os dados, clique em avançar e escolha uma das opções disponíveis. Aqui você deve escolhe a forma de relacionamento com a Caixa e este relacionamento significa taxas de juros mais baixas. A melhor opção, ou seja, aquela que lhe dará taxas menores é Relacionamento + Conta salário.

simulação financiamento relacionamento caixa
Figura 2: Simulador da caixa
 

Passo 3:

Clique em Avançar e você terá o resultado da simulação, como mostrado na tela seguinte:

resultado da simulação de financiamento Caixa
Figura 3: Simulador da caixa

Em alguns casos ele mostrará três opções de parcelas para o financiamento do imóvel. Considere a última, já que ela é mais baixa, porém, para usar esta última tabela você deverá colocar as prestações em débito automático e adquirir um pacote de produtos da Caixa, como cartão de crédito, cheque especial, etc.

Para modificar os valores das parcelas, bem como o percentual que pode ser financiado, altere o prazo de pagamento ou a renda bruta familiar, por exemplo.

A casa própria é um sonho de muita gente. Se você pretende fazer um financiamento  para realizar este sonho, comece pelo simulador da Caixa.

Algumas considerações

Vale a pena financiar um imóvel pela Caixa?

O financiamento habitacional geralmente é feito visando atender uma necessidade prioritária que é a moradia. Logo é um investimento em algo de valor, tanto financeiro, bem como o que ele representa. Sob esse ponto de vista, eu diria que vale a pena. Contudo é preciso pensar também no prazo do financiamento, que para muitos é praticamente para o resto da vida.

Existe alternativa ao financiamento habitacional?

Existe. O consórcio é um deles, mas sinceramente não creio que seja melhor. Pagar a vista é outro e embora seja o ideal, sabemos que para a maioria das pessoas isto não é uma opção.

O que acontece se eu financiar um imóvel pela Caixa e não conseguir pagar as prestações?

Há algumas alternativas, como a renegociação e seguro contra perda do emprego, por exemplo. Em último caso, o imóvel será levado a leilão. Mas faça todo o esforço para não chegar a este ponto.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio