Supletivo a distância | Como estudar para o EJA sem sair de casa?

Veja algumas dicas para quem deseja estudar em casa e se preparar para prestar os exames supletivos do ensino fundamental ou ensino médio.

Home Educação

A lei de diretrizes e bases da educação estabelece com direito das pessoas que não concluíram seus estudos em idade apropriada a possibilidade da conclusão e qualquer época, contudo ela não diz como isto deve ser feito, ou seja, se é presencial ou a distância. Na verdade a LDB, como o próprio nome sugere, ela determina as bases para a educação, mas como isto vai chegar até as pessoas, dependerá de várias circunstâncias.

Estudar sem sair de casa

Estudar em casa para exame supletivo

Quando se fala em supletivo a distância, deve ficar claro que estamos falando que os estudos para o as provas do EJA serão feitas a distância e não necessariamente a prova. Então você pode estudar sem sair de casa, mas terá de fazer a prova presencialmente.

A lei de diretrizes e bases estabelece que os conhecimentos do candidato, independente de como ele adquiriu esses conhecimentos devem ser considerados, podendo ser aproveitados para efeitos do EJA – Educação de Jovens e Adultos, mediante exame. Isto significa que se você estudou em uma escola presencial ou a distância não faz diferença, o importante é você ser aprovado no exame.

Com isso o termo supletivo a distância deveria ser melhor definido para “estudos a distância para o supletivo ou EJA”, já que a prova em si, sempre será presencial.

Como faço o supletivo a distância?

Se ficou bem entendido o que significa supletivo a distância, creio que haverá diversas respostas para esta pergunta. Algumas opções para estudar sem sair de casa são:

Materiais de estudos do Encceja.

Livros. Os livros usados no Ensino Fundamental e Ensino Médio nas escolas públicas podem ser usados também para o estudo para o EJA. Procure uma escola pública mais próximo e verifique a disponibilidades desses livros na biblioteca. Outra opção seria as bibliotecas públicas que geralmente fazem a locação de livros para estudos.

Sites sobre matérias escolares

Sites sobre matemática

Existem vários sites que tratam do assunto desde a explicação dos conceitos matemáticos até exemplos e exercícios oferecidos a quem deseja aprender mais.

Álgebra, estatística, conjuntos de números, probabilidade, funções de primeiro e segundo grau, entre outros assuntos ligados a matemática e seus códigos.

Sites sobre língua portuguesa

A língua portuguesa é outro desafio enorme para quem precisa estudar com a finalidade de prestar uma prova do EJA ou qualquer outra modalidade de supletivo.

Nos sites encontrados pelo link acima é possível encontrar bastante material sobre literatura, gramática e ortografia, bem como o emprego da língua portuguesa ou português no nosso cotidiano.

Sites sobre história

Estudar a história é necessário para compreendermos inclusive o presente e nos preparar para o futuro. História do Brasil, as guerras, os impérios, as religiões, conflitos, epidemias, grandes invenções e conquistas, a evolução tecnológica, a revolução industrial, entre outros assuntos são geralmente bastante cobrados em provas de ensino fundamental e médio, tanto no ensino regular como em competências como o EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Sites sobre geografia

A geografia é o estudo do homem no tempo e no espaço. Seu campo de estudo é absolutamente amplo e portanto requer um vasto conhecimento para quem deseja estudar para prestar exames. Na geografia são estudados assuntos como o homem e a sociedade, o trabalho, a relação campo e cidade, os aspectos naturais, entre outros. Os sites por trás do link acima mostrarão vários desses aspectos e os conteúdos para estudo.

Sites de educação com conteúdo das matérias do Ensino Fundamental e Médio. Veja algumas opções:

Sites sobre ciências da natureza

As ciências da natureza são muito amplas também e podem incluir a astronomia, biologia, física, química, ciência da terra, horologia e interdisciplinas. Neste link você encontrará muitas informações a este respeito, suas definições e muita coisa para estudar.

Sites sobre ciências humanas

As ciências humanas podem abranger a administração, artes, biblioteconomia, ciências contábeis, direito, economia, filosofia, geografia, história, jornalismo, letras, música, pedagogia, serviço social, entre outros.

Youtube e o estudo por vídeo-aulas

Estudar por vídeo-aulas tem sido um dos métodos mais empregados atualmente. Afinal há bons professores que disponibilizam bons conteúdos e verdadeiras aulas nos seus canais do Youtube. Veja abaixo os principais canais e vídeos sobre as matérias que você precisará estudar para a prova do EJA:

Livros didáticos

Outra forma de você estudar a distância é através dos livros didáticos que podem ser comprados em livrarias ou pela internet ou ainda emprestados em bibliotecas públicas.

A vantagem de usar este tipo de material é que eles foram preparados de forma sistemática e portanto irá tratar do assunto de forma mais aprofundada e contará com recursos didáticos-pedagógicos que poderão ser muito úteis para o seu aprendizado.

Importante

Embora estudar sem sair de casa seja uma possibilidade, em muitos casos o auxílio de um professor é fundamental. A ideia do supletivo a distância pode parecer tentadora e fácil, mas se o aluno não for autodidata, fica complicado assimilar e organizar todo o processo de estudo. Esta é uma decisão que cabe a cada um tomar.

EJA pelo ENEM

Recentemente o MEC criou uma opção para certificação de Jovens e Adultos através do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. Com ele, o aluno estuda em casa e a distância usando os materiais acima citados e outros e ao fazer a inscrição para o ENEM deverá informar que deseja usar o resultado da prova para certificação do ensino médio.

Desta forma, ele realiza o exame do ENEM da mesma forma que os demais candidatos, inclusive a mesma prova, a diferença é que o resultado da prova é que é usado para atestar que ele tem conhecimentos o suficiente para receber o diploma de conclusão do ensino médio. Para que isso aconteça é necessário:

  • Informar, no ato da inscrição para o ENEM, que deseja usar a prova para certificação do ensino médio;
  • Não zerar na redação;
  • Conseguir pelo menos 400 pontos na prova objetiva.

Algumas dúvidas

É muita coisa para estudar, não existe algum resumo?

Para casos como esse é que se recomenda uma escola presencial, especialmente aquelas com cursos preparatórios para o EJA. Lá os professores terão condições de direcionar os materiais a serem estudados, bem como os temas mais importantes que você deverá focar. Estudar por conta própria é vantajoso, mas você acaba tendo que estudar mais.

Vale a pena fazer o ENEM para concluir o ensino médio?

Vale sim. Creio que seja uma das melhores alternativas hoje, embora seja uma prova bem extensa (dois dias) e bem difícil, pois ela é aplicada a alunos que estão buscando classificação para entrar nas melhores faculdades do país. Mas, você não precisa acertar tudo, apenas 400 pontos de um total de 1000 possíveis. Na prática, você precisa tirar 4 de média, quem é bem menor do que 6 que é aplicado nas escolas regulares.

Não conclui o ensino fundamental, e agora?

Informe-se na secretaria de educação da sua cidade, mas salvo engano, se você for aprovado no exame de certificação do ensino médio, não precisará concluir o fundamental. Eu sei que é meio contra-senso, mas o fundamental é para crianças e se uma pessoa já adulta tem condições de fazer uma prova de nível médio, isto atesta que já está implícito ali nos conhecimentos do fundamental. Mas informe melhor na secretaria de educação, pois não sei se existe ulgum procedimento formal para esta dispensa.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio