Telecurso TEC Cursos Técnicos a distância do Centro Paula Souza

Conheça os cursos técnicos na modalidade a distância que fazer parte do programa Telecurso TEC do Governo de São Paulo através do Centro Paula Souza

Home Educação

O Telecurso TEC é um programa do Centro Paula Souza que visa a formação técnica de nível médio, de qualificação e habilitação profissional, criado para atender quem deseja investir na sua educação ou na de seus funcionários. Ao todo são três cursos: Técnico em Administração, Técnico em Comércio e Técnico em Secretariado, com o diferencial de que todos são oferecidos modalidades a distância.

Os cursos

Os cursos que estão sendo oferecidos pelo programa Telecurso TEC inicialmente são Técnico em Administração, Técnico em Comércio e Técnico em Secretariado, cada curso terá um total de 800h que serão divididas em três módulos sendo dezesseis semanas por módulo.  Serão ainda três modalidades de ensino, em que a primeira é a nodalidade aberta, direcionada a toda sociedade que realizarão um dos cursos por meio de programas que serão exibidos na TV, ainda tendo auxilio de livros e também pelo portal Telecurso TEC, será possível assistir aos programas entre segunda e sexta-feira nos canais da TV Globo ás 5h25, na TV Cultura ás 06h30 e 07h15 e no Canal Futura ás 18h, a realização dos exames de aprovação e conclusão de cada módulo, será realizado na instituição se que encontrar mais próxima á você.

Cursos Técnicos a distância

Inscrição

Para se inscrever em um dos cursos que estão sendo oferecidos basta seguir os critérios de participação divulgado no site do programa: http://www.cidadao.sp.gov.br/link/?serv=303701

As outras duas modalidades são a modalidade presencial e on-line (a distância), no entanto, elas se destinarão apenas a intiruições que se conveniarem com o programa, pro exemplo, as prefeituras, os estados, quaisquer órgãos públicos, as empresas para ferecerem á seus funcionários e ainda os sindicatos, todas necessitará do número do CNPJ, isto é, de uma pessoa física para realizar o convênio, em que para se cadastrarem teram de encaminhar um formulário preenchido e aguardar contato dos organizadores do programa para confirmar a parceria e tirar maiores dúvidas.

Em todas as modalidades, aberta, presencial e on-line (a distância) os cursos terão formação de acordo com o módulo somente após a realização e aprovação dos exames presenciais.Veja o quadro a baixo:

ÁREA CURSO MÓDULO 1 MÓDULO 2 MÓDULO 3
Qualificação Qualificação Habilitação profissional
GESTÃO Administração Empresarial Assistente de Planejamento Auxiliar Administrativo e Financeiro Técnico em Administração Empresarial
Secretariado/ Assessoria Assistente de Planejamento Auxiliar de Eventos Técnico em Secretariado e Assessoria
Gestão de Pequenas Empresas Assistente de Planejamento Gerente Administrativo Técnico em Gestão de Pequenas Empresas

Mais informações: http://www.cidadao.sp.gov.br/link/?serv=303701

Perguntas frequentes:

O que é o Centro Paula Souza?

O Centro Paula Souza é uma instituição de ensino com 45 anos desde a sua fundação. O Centro foi criado para atender a demanda cada vez maior por cursos superiores de tecnologia com duração de dois e três anos.

O Centro Paula Souza possui grande importância na história do ensino profissional público no estado de São Paulo e, com o passar dos anos, também passou a englobar a educação profissional, expandindo ainda mais a sua capacidade de ensino de qualidade.

Até hoje, mais de 290 mil alunos já foram formados em cursos técnicos de nível médio e superior tecnológicos pelo Centro Paula Souza.

Qual é a ligação entre o Centro Paula Souza e o Governo de São Paulo?

O Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). A instituição de ensino está presente em aproximadamente 300 municípios e ainda é responsável por administrar 221 Escolas Técnicas (Etecs) e 68 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.

As Escolas Técnicas ou Etecs são responsáveis por atenderem mais de 211 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Médio e Técnico Integrado ao Médio. As Etecs possuem 140 cursos técnicos voltados para os setores industrial, agropecuário e de serviços, incluindo habilitações nas modalidades presencial, semipresencial, online, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e especialização técnica.

Já as Faculdades de Tecnologia, ou Fatecs contam com mais de 80 mil alunos matriculados nos seus 73 cursos de graduação tecnológica, em diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras. As Fatecs também oferecem cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e extensão.

O que são os cursos do Telecurso TEC?

Os cursos do Telecurso TEC são uma inovação na forma de ensino no Brasil. As aulas são transmitidas pela internet e podem ser acessadas via smart TV, computador, celular ou tablet. Os cursos são destinados às pessoas que desejam aprender uma profissão em nível técnico sem sair de casa.

O curso é realizado na modalidade ensino a distância, porém, exames para aprovação ao fim de cada módulo são realizados em polos presenciais.

Nos cursos do Telecurso TEC, os alunos têm acesso a material didático, como livros e vídeos disponibilizados para aqueles que estão matriculados na página do Telecurso TEC, na internet.

Quais são os cursos oferecidos pelo Centro Paula Souza e o que eles abrangem?

Por enquanto são oferecidos três cursos. São eles Administração, Secretariado e Comércio. Os cursos são voltados a área profissional e foram selecionados por pertencerem ao Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios, uma área que apresenta altas taxas de empregabilidade, assim como grande procura por parte dos estudantes.

Quais é a duração dos cursos oferecidos pelo Telecurso TEC?

Os cursos oferecidos pelo Telecurso TEC tem duração de três semestres. Cada um deles possui carga horária de 800 horas, divididas em três módulos. O estudante precisa passar por um exame presencial ao final de cada módulo. Sendo aprovado, recebe um certificado de qualificação técnica.

Após a conclusão dos três módulos, os alunos recebem o diploma de técnico, que possui validade nacional.

O primeiro módulo é ministrado em todos os três cursos oferecidos, ou seja, é comum a todos eles, tanto o curso de Administração, quanto os de Secretariado e Comércio.

Há polos presenciais, caso os alunos matriculados em um dos cursos necessitem de alguma ajuda ou consulta a algum tipo de material ou laboratório?

Os estudantes que se matricularem em um dos cursos do Telecurso TEC do Centro Paula Souza podem escolher entre três modalidades de ensino: semipresencial, online e aberta.

  • Nos cursos semipresenciais, as aulas são tanto presenciais, quanto a distância. Sendo assim, além do material disponibilizado online e através dos vídeos, os estudantes contam com o suporte de um professor para orientar e tirar possíveis dúvidas, bem como também participam de Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • Já nos cursos online, as turmas são permanentemente auxiliadas através de um tutor. Neste caso, apenas o exame para a certificação é obrigatoriamente presencial. Fora isto, todas as aulas são ministradas através da internet, com a ajuda do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • No caso dos cursos na modalidade aberta, os alunos participam das aulas individualmente e através de livros e material didático e ainda das vídeoaulas. Neste caso, também há um exame para certificação que acontece, assim como nos outros casos, obrigatoriamente de forma presencial.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio