Título de eleitor pela internet

Veja como fazer a solicitação do seu título de eleitor pela internet. Conheça as regras do Tribunal Superior Eleitoral e o site do serviço.

Home Cidadania

Possuir um Título de eleitor é dever de toda pessoa como cidadã, e para tirar o titulo de eleitor não é uma coisa em que deva se assustar, ou algo complicado de se obter, o procedimento é fácil, porém um pouco lento, devido a comprovação de toda a documentação, o melhor é que você já o recebe na mesma hora, e como tudo o que não é tão simples quanto parece sempre se encontra ou cria uma maneira que facilite ainda mais os serviços públicos, para retirar o titulo de eleitor isso não poderia ser diferente.

O Tribunal Superior Eleitoral, órgão responsável, disponibilizou um serviço onde pode ser feito um adiantamento da solicitação de seu titulo de eleitor pela internet, trata-se do Título de Eleitor pela Internet, também conhecido por Titulo Net, este é mais um avanço no processo de virtualização dos serviços públicos no Brasil, também chamado de E-Gov ou Governo Eletrônico, onde a facilidade é o objetivo de sua criação.

O Titulo Net é um esforço do Tribunal Superior Eleitoral de facilitar a vida dos eleitores na hora de emitir, transferir ou fazer revisões em seu título de eleitor, o site disponibiliza formas de que seja feito todo um adiantamento do processo em que precisa fazer para determinado serviço, para que ao ir até o cartório eleitoral, seja necessário apenas o numero do protocolo, e um documento de identificação, o que agilizara todo o processo.

Título de eleitor

O eleitor poderá emitir, transferir ou fazer alterações no título pela internet, pelo menos fazer um adiantamento de todo o processo, pois NÃO é feita totalmente pela Internet, a conclusão de todos os processos em relação ao titulo de eleitor deverá ser feita PRESENCIALMENTE em uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral com o prazo de até cinco dias.

Todos os serviços estão disponíveis no link abaixo:

Clique Aqui para acessar o Titulo.NET

Tirar ou transferir o título de eleitor pela Internet é sem dúvida uma boa opção. Quem já perdeu documentos e precisou tirar segunda via sabe o quanto isto era chato de fazer, além de o procedimento não ser nada agradável e muito menos rápido, é necessário a comprovação de todos os documentos, alem de outras coisas que são solicitadas.

Parabéns ao Tribunal Superior Eleitoral por mais esta boa iniciativa, que só tende a ajudar e facilitar mais um pouco a vida dos cidadãos.

Ao acessar o site do Titulo Net, procure conferir se o mesmo está disponível para o estado de onde esta realizando o serviço

Perguntas frequentes:

Quem é obrigado a ter um título de eleitor e para quem o documento é apenas facultativo?

O título é obrigatório para todo cidadão nascido no Brasil ou naturalizado brasileiro, com idade entre 18 e 70 anos. Além disso, portugueses que decidirem exercer seus direitos políticos no Brasil também deve possuir um título de eleitor, de acordo com o Tratado da Amizade.

O título de eleitor é facultativo para cidadãos analfabetos e ainda aqueles que possuam idade entre 16 e 18 anos. Para pessoas com mais de 70 anos de idade, o título de eleitor também é facultativo.

O que acontece se alguém que está entre as pessoas que são obrigadas a possuírem o título não o obtiverem?

Aqueles que completarem 19 anos de idade e ainda não tiverem solicitado o seu título de eleitor, deverão pagar multa ao Tribunal Superior Eleitoral. O valor da multa hoje em dia pode variar e será determinada por um juiz eleitoral. A quantia a ser paga vai depender da situação financeira do eleitor podendo ir de R$ 1,05 até R$ 35,14, de acordo com a vontade do juiz eleitoral.

É seguro solicitar o agendamento para tirar o título de eleitor pela internet?

Sim. O agendamento é realizado pelo site do Tribunal Superior Eleitoral e é totalmente seguro. No momento do agendamento é necessário preencher um pequeno formulário com informações pessoais, além de escolher data e hora disponíveis para comparecimento à zona eleitoral mais próxima ao domicílio do eleitor.

Em quanto tempo o título fica pronto?

Após o agendamento é necessário aguardar pela atualização do cadastro eleitoral. O prazo é de, aproximadamente, 20 dias úteis. Após esta etapa, o eleitor deve se dirigir à zona eleitoral mais próxima ao seu domicílio, onde foi agendada a visita munido de documentos como:

  • Carteira de Identidade, ou carteira de trabalho, ou carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal controladores do exercício profissional, ou certidão de nascimento ou casamento, extraída do Registro Civil, ou certificado de quitação com o serviço militar. Vale ressaltar que não são aceitos Passaporte nem Carteira Nacional de Habilitação;
  • Para cidadãos do sexo masculino, com 18 anos completos, será necessário ainda apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar (de 1.º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).
  • Comprovante de residência recente, emitido nos últimos três meses (pode ser contas de luz, água ou telefone, nota fiscal ou envelopes de correspondência).

Depois disso, o título de eleitor é entregue ao cidadão na mesma hora.

Posso emitir o meu título de eleitor sem sair de casa?

Não. Não é possível emitir o título pela internet e nem pelos Correios. O serviço disponibilizado na internet é apenas o de agendamento. Para ter o título de eleitor em mãos, o cidadão deve comparecer à zona eleitoral mais próxima ao seu domicílio. Vale ressaltar que apenas o eleitor poderá retirar o seu título. Terceiros, nem mesmo com procuração serão autorizados a retirar o documento.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio