Valor da mensalidade de faculdade a distância

Saiba porque os valores das mensalidades das faculdades a distância são mais baixos se comparados às faculdades presenciais. Veja os fatores que influencia.

As faculdades e universidades brasileiras estão investindo cada vez mais no ensino a distância. O número de instituições de ensino que opera no modelo EAD já é grande e tende a aumentar mais ainda. Mas por que as universidades apostam tanto nesse modelo se o valor das mensalidades são muito baixas? A qualidade dos cursos a distância é inferior à qualidade dos cursos presenciais e por isso as mensalidades são tão baixas?

Bem, não é preciso ser nenhum economista para entender que o modelo de negócios das universidades estão baseados em fatores que permitem uma redução no valor das mensalidades e ainda sim ser lucrativo e sem precisar oferecer um curso de baixa qualidade.

Na minha opinião, alguns desses fatores são:

Infraestrutura reduzida = mensalidade reduzida

As faculdades a distância não exigem das instituições infraestrutura física, com isso, não é necessário investir em construções de prédios, montar laboratórios ou adquirir equipamentos para equipar salas presenciais. Tudo isso custa muito caro e manter uma universidade física funcionando custa mais caro ainda. Se levarmos em conta os custo de manutenção, segurança, energia elétrica, mão de obra, entre outros, veremos que se trata de uma verdadeira indústria.

Na educação a distância isso quase desaparece, ou pelo menos é minimizado, com isso o valores das mensalidades podem ser baixados pois o custo será menor.

Corpo docente reduzido = mensalidade reduzida

Outro ponto importante a considerar a quantidade de professores que as instituições precisam manter. Na faculdade a distância um único professor poderá dar aula para milhares de alunos ao mesmo tempo, se essa mesma quantidade de alunos fosse distribuída em salas presenciais o corpo docente teria de ser muito grande e consequentemente mais caro.

Cursos mais adequados = mensalidade reduzida

Por último temos os cursos que são oferecidos a distância. Boa porte deles são cursos de conhecimento e não exige práticas laboratoriais. Cursos como Gestão de SI, RH, Administração, Pedagogia, Letras, Marketing, entre outros são cursos ideais para o modelo a distância. Creio que até isto é levado em consideração na hora de montar a grade de cursos a distância.

Vejam que as universidades não estão tendo prejuízos nem fazendo filantropia, trata-se de um modelo de negócios viável, pelo menos esta é a minha visão. Podemos concluir também que se um curso a distância tem qualidade questionável, isto não pode ser atribuído ao valor baixo das mensalidades, com certeza há falhas que precisam e podem ser corrigidas.

Veja abaixo algumas opiniões e comentários

Viabilidade da Educação a Distância – Opinião

Foi muito oportuna sua opinião sobre o “ensino a distância”. Num momento em muitos questionam a sua qualidade não se precisou de muitas linhas para se provar de modo convicente sua viabilidade. Certamente, com os recursos tecnológicos agora disponíveis, a qualidade depende em grande parte de como as Instituições de ensino implementaram este modelo dando primazia a qualidade, a final de contas o bom nome desta Instituição estará em jogo dependendo dos resultados obtidos.

Saudações

NILTON N. LIMANILTON NEVES DE LIMA // Salvador

Educação a distância é um sucesso?

Discordo completamente do artigo. A educação presencial brasileira ainda está devendo muito, se comparada à média de outros países. Escolas que buscam quantidade e não qualidade, baixos salários de professores, infraestrutura inadequada entre outas fragilidades. Outro aspecto importante é a falta de cultura para esse tipo de educação, alunos oriundos da progressão continuada, desinteressados. Se, na presença do professor, não há interesse, o que dirá da EAD. O próprio mercado de trabalho prefere o profissional que estudou presencialmente. Se vai dar certo, acredito que sim, mas, nesse momento, é cedo demais para concluir que o sistema é um sucesso.Vorlei Guimarães // Lins
Vorlei. Eu não afirmei que o sistema EAD é um sucesso, embora, ele de fato é um sucesso. Perceba que no final do artigo eu afirmei: Podemos concluir também que se um curso a distância tem qualidade questionável, isto não pode ser atribuído ao valor baixo das mensalidades, com certeza há falhas que precisam e podem ser corrigidas. Note que considero que há falhas neste sistema, assim como há falhas no sistema presencial. Quanto a preferência do mercado, este é um medo que ronda muitos que estão entrando no sistema EAD. Eu concordo com você em partes, inclusive já escrevi bastante sobre isso aqui no blog. você afirmou: Se, na presença do professor, não há interesse, o que dirá da EAD. Eu discordo completamente de você neste ponto. Os alunos da educação a distância podem ter mais dificuldades, menos cultura e um monte de defasagem em relação aos alunos dos cursos presenciais, contudo, interesse não faz parte desta lista. Matricular em uma faculdade a distância já é um ato de interesse, afinal ele sabe, ou pelo menos deveria saber, que lá não haverá as comodidades do ensino presencial e ele terá de se virar! Agora, com certeza haverá casos isolados sim, mas generalizar não. luis.blog.br

Disciplina é fundamental

Luis, quero parabenizar-lhe pelo artigo supracitado, estou num projeto de ensino à distância e sua explicações foram básica e precisas.
Quanto à qualidade do curso, creio que não implica em nada pelo fato de ser metodologia EAD, sou graduado em História pela sistema EAD, e posso afirmar que ele exige muito mais disciplina por parte do aluno do que o presencial.Ou você estuda e pesquisa ou não vai adiantar nada. É um grande desafio para o aluno. Não aproveitei mais do curso por negligência minha.
Paulo César de Araújo // F. de Santana-Ba
De fato a disciplina é fundamental para o sucesso em um curso a distância. Eu confesso que não estudei o quanto deveria e não tive também a disciplina necessária. No meu caso, como eu já trabalhava na área isto não me fez muita falta, mas recomendo a todos que tenham dedicação e disciplina para obter bons resultados.
Veja este artigo que escrevi com [http://www.luis.blog.br/https://www.luis.blog.br/10-conselhos-para-alunos-de-faculdade-a-distancia-dicas-para-ead/ 10 conselhos] para alunos de faculdades e universidades a distância. luis.blog.br

Pedagogia, um bom exemplo para EAD

olá,luis,eu já trabalho na educação infantil ha´dez anos e so´agora consegui fazer pedagogia a distãncia.Ainda tenho dúvidas com relação ao sistema,mas com a experiência que possuo,acredito que não terei grandes probemas não é? Também acho que o interesse maior é sempre do aluno afinal se ele não estudar como conseguirá boas notas?jacqueline rodrigues // ferraz de vasconcelos
O curso de pedagogia é um bom exemplo de que a educação a distância pode dar certo. Minha esposa, por exemplo, fez graduação em pedagogia em EAD. Terminou o curso, prestou vários concursos e passou em pelo menos três, dois municipais e um no estado (SP). Ela trabalhou um tempo no estado, depois em um dos municípios e finalmente optou pelo segundo município que paga melhor, inclusive. Ela aprendeu muito com a experiência que teve e está tendo, e isto não seria diferente se ela tivesse feito presencial, ou seja, a faculdade, seja ela qual for ajuda muito, mas o mercado de trabalho é uma enorme universidade. luis.blog.br

Qual o valor da mensalidade?

já tenho pedagogia e quero saber se preciso prestar vestibular para me graduar em matemática e se vale, a pena fazer matemática a distância e qual o valor das mensalidades. cristiane // ESTÂNCIA/SE
Eu não tenho como passar valores $$$ específicos de mensalidades, já que não represento nenhuma instituição. Muitas instituições disponibilizam no site os valores das mensalidades, em outras é necessário um contato direto com eles ou com o polo de educação presencial para obter o valor. Leve em conta também que normalmente mensalidades de faculdades são regidas por descontos para pagamentos em datas específicas. Consulte a faculdade em que deseja estudar para obter essas informações. luis.blog.br

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio