10 itens sobre a história: períodos, importância e mais

A história é uma matéria escolar que estudamos em diversos níveis da educação inclusiva a tem cursos superiores. Qual é o argumento justifica o fato de termos que estudar a história de qual a importância do estudo da história para a nossa vida cotidiana?

Home » Educação

O que é história?

História é a ciência que estuda o homem e a sua ação no espaço e no tempo, junto com a análise de processos e eventos que aconteceram no passado. Vale citar que a palavra história tem a sua origem nas investigações de Heródoto, em que o termo em grego antigo é historíai. Mas, seria Tucídides o primeiro a de fato aplicar os métodos críticos, da mesma forma como o cruzamento dos dados e das fontes distintas.

Pré-História e História

O estudo histórico tem o seu início quando os homens encontram os itens de sua existência nas concretizações dos seus antepassados. Do ponto de vista europeu, este estudo tem a sua divisão em dois grandes períodos, sendo a Pré-História e História.

Os historiadores

Os historiadores utilizam as diversas fontes de informação para a construção da sucessão de processos históricos, como os escritos, as gravações, além das entrevistas e os achados arqueológicos. É interessante citar que os historiadores buscam, no presente, as respostas sobre o passado, isto é, é influenciado pelo presente.

Importância da história

A história é importante pois ela nos diz muito sobre nosso presente, pois na verdade a maneira como vivemos hoje e como o mundo é hoje tem tudo a ver de como foi construído ao longo da história. Portanto seria muito difícil entender por que vivemos assim e como o mundo está da forma que está sem considerar os inúmeros fatos e acontecimentos passados que contribuíram direto ou indiretamente para que a sociedade atual de alguma maneira.

O que ela nos revela

A história nem sempre é bonita e é o que nós percebemos especialmente nos grandes acontecimentos da história onde houve muita guerra, morte, desgraça todo tipo de coisa ruim. Mas não podemos ignorar a história, muito menos modificá-la, portanto quer ser bonita ou que seja triste, a história são fatos importantes para compreendermos quem foram os nossos antepassados, como viveram e que contribuições deram positiva ou negativamente para as nossas vidas atualmente.

Um mundo criado

Dentro deste contexto considero importante uma análise da história do homem e seu desenvolvimento. Embora existam muitas correntes de pensamentos acerca dos fatos históricos, as sociedades que foram criadas sob influência judaico-cristã têm em comum um mundo criado e sua evolução ocorreu em parte por revelação de Deus e em parte por descoberta do homem. O que somos, quem somos, de onde viemos são perguntas que nos remetem à compreensão de nossa própria história. A internet pode contribuir muito com isso através de textos históricos, viagens virtuais por cenários de grande importância histórica, entre outros.

Por que a história foi dividida em períodos?

Hoje sabemos que a história tem vários períodos, como Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. Mas porque a história foi dividida em períodos?

Principalmente para facilitar a compreensão e o estudo. A divisão procura agrupar períodos com relativas semelhanças históricas e culturais. A transição entre um período e outro é definida principalmente por acontecimentos importantes que são escolhidos como marcos, permitindo assim, uma delimitação para fins de estudo de uma transição entre um período e outro.

Os períodos da história clássica podem ser divididos em 5 períodos principais: Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

Estória

Quando falamos em história é preciso fazer uma diferença de outros três termos, que são: estória, lenda e mito.

Estória é um neologismo proposto por João Ribeiro no ano de 1919, com a função de designar, na área do folclore, a narrativa popular, e o conto tradicional. No Brasil, estória possui uma conotação de narrativa criada, sugerida, inventada.

Lenda

A lenda é uma fantasiosa narrativa que é transmitida pela tradição oral por meio dos tempos. Saiba que as lendas combinam os fatos históricos e reais com os fatos irreais que são o produto da imaginação fértil e original do ser humano. Geralmente, as lendas oferecem explicações plausíveis, e até mesmo aceitáveis, para os fatos que não possuem explicações científicas comprovadas, como os acontecimentos sobrenaturais ou misteriosos. Podemos dizer que a lenda é uma degeneração do Mito. O Brasil possui muitas lendas populares, como a lenda do Saci Pererê, da Curupira, da Cuca, entre várias outras.

Mito

Um mito é uma narrativa de cunho simbólico, associada a uma certa cultura. Saiba que o mito tem a função e intenção de explicar a realidade, as origens do mundo e do homem através dos deuses, semi-deuses e heróis. Lembrando que ao mito está associado o rito, que é a forma de se colocar em ação o mito na vida do homem, seja em danças, orações ou cerimônias.

[ref]

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estória

https://pt.wikipedia.org/wiki/História

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mito

[/ref]

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.