10 itens sobre cursos superiores: faculdade, graduação, MBA e mais

Quais os requisitos necessários para uma pessoa fazer um curso superior ou faculdade? Além da faculdade, quem pode fazer bacharelado e MBA? Quais as diferenças existentes entre eles?

Home » Educação

Os cursos de faculdade são diferentes de outros cursos?

A palavra cursos é muito genérica e pode ser usada para muitas situações, mas como fica os cursos superiores, esses de faculdade, eles são diferentes dos demais cursos ou são todos iguais?

De fato a palavra curso é ampla em sua aplicação mesmo, pois além ela pode ser usada em outras situações, como por exemplo o curso de um rio, neste caso ela está sendo usada para determinar percurso. Mas voltando a pergunta, vamos tentar esclarecer a questão.

O que é um curso?

Segundo o Dicionário Pliberam, dentre os diversos significados da palavra curso, um deles é: Conjunto de matérias que fazem parte de um estudo. Este acho que é o sentido mais correto para usarmos aqui e então partindo deste princípio poderíamos afirmar que um curso superior ou faculdade em nada difere dos demais cursos, pois todos tem de alguma forma essa mesma composição.

Mas as similaridades terminam ai, há por outro lado muitas diferenças como pode ser observado abaixo:

Carga horária

A carga horária de um curso superior geralmente é maior que qualquer outro curso. Isto se deve ao fato de que em uma faculdade o objetivo é ter uma formação mais densa e para isso inúmeras disciplinas precisam ser estudadas. Com isso a carga horária fica bem alta.

Cada curso superior tem uma carga horária mínima, mas uma instituição poderá oferecer o curso com carga horária maior, mas nunca menor que o mínimo estabelecido pelo Ministério da Educação.

Autorização

Um curso superior precisa ser autorizado pelo MEC, ou seja, para que uma faculdade possa oferecer o curso superior de administração, por exemplo, isto só poderá ocorrer depois que houver a autorização do órgão competente.

Contudo, as universidades e os centros universitários não precisam submeter-se a autorização para novos cursos, pois este tipo de instituição possui autonomia para tal. Naturalmente que eles precisam informar a existência de um novo curso para fins de fiscalização e o consequente reconhecimento.

Reconhecimento

Além da autorização, um curso superior precisa ser reconhecido, isto é: após pelo menos 50% do curso aplicado para a primeira turma em uma universidade, deve acontecer o processo de reconhecimento daquele curso.

O reconhecimento é uma etapa importante e mostra que a instituição tem competência para oferecer o curso dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Educação.

Diretrizes

Um curso superior também precisa seguir diretrizes do Ministério da Educação para poder ser ofertado ao público, isto envolve, entre outras coisas cumprir com a carga horária mínima, oferecer matérias e disciplinas dentro dos eixos propostos para o curso, oferecer laboratórios quando previsto para aquele curso, entre outras coisas.

A infraestrutura da instituição precisa atender ao que o MEC exige. Laboratórios, professores, materiais necessários para experimentos e atividades práticas, dentre outros.

Validade ou aplicação

Um curso superior difere dos demais cursos livres pois confere não apenas uma titulação acadêmica, mas também uma autorização, permissão ou ainda uma condição para o exercício de uma profissão ou a realização de determinados processos.

Um médico não pode exercer a medicina pelo simples fato de ter competência, conhecer sobre doenças, medicamentos e etc. Para o exercício da profissão, além de todos esses requisitos, ele precisa ser graduado em medicina, isto é, ele precisa ter um diploma que o confere a condição necessária para o exercício da profissão.

Desta forma é possível concluir que há diferenças significativas de um curso superior para um curso livre ou profissionalizante, por exemplo.

Qual a diferença de faculdade e bacharelado?

Faculdade e bacharelado é basicamente a mesma coisa, na verdade faculdade é um termo usado para designar aplicação de um curso superior em determinada área do conhecimento, nesse caso é possível encontrar a faculdade de direito, de administração de comunicação e assim por diante. Uma universidade, por exemplo é aquela que reúne diversas faculdades ou diversos institutos destinados a explorar cada uma dessas áreas do conhecimento humano.

Bacharelado, licenciatura e tecnologia

Bacharelado faz parte de uma divisão que existe nos cursos superiores, o que são: bacharelado e licenciatura tecnologia. Licenciatura é usada para formação de professores, tecnologia concursos de curta duração ou cursos tecnológicos e bacharelado é um nível de formação mais amplo com cursos que variam de 4 a 6 anos, tem uma formação mais sólida.

Para fazer faculdade em qualquer nível o aluno precisa obrigatoriamente ter concluído o ensino médio e ter sido aprovado no processo seletivo ou vestibular.

MBA

MBA é uma pós-graduação na área de administração, a sigla significa Master Business Administration e pode ser feito apenas por pessoas que já tenha concluído a graduação mesmo que seja em outra área além da administração.

Para alguns o MBA carrega certo status.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.