Como obter o cartão cidadão e o número do PIS

Saiba o que é e para que serve o PIS e o Cartão do Cidadão para trabalhadores formais no Brasil. Entenda esses direitos que você tem e os benefícios deles.

Home » Cidadania

Você acabou de conseguir seu primeiro emprego? Parabéns! Agora você faz parte de milhões de pessoas que tem poder de compra e venda no país, que pode usar seu dinheiro como investimento ou para suprir suas necessidades de bens e serviços.

Mas além de seu salário, a empresa que você trabalha precisa registrar você como empregado e oferecer alguns direitos trabalhistas básicos como FGTS, PIS, Abono Salarial, férias e no caso de demissão o governo te disponibilizar o seguro desemprego.

Cartão Cidadão

Para consultar esses dados, foi criado o cartão cidadão, com ele você consegue através da Caixa Econômica Federal saber o saldo do seu FGTS, as quotas do PIS, como sacar benefícios cedidos pelo governo, além de retirar o seguro desemprego entre outros serviços ao cidadão. Para você que já é registrado e precisa do cartão cidadão e quer um número do PIS, veja como obtê-los neste artigo.

cartão do cidadão da Caixa

Como obter o cartão do cidadão

O Cartão Cidadão pode ser pedido de duas formas: ou pelo telefone e recebê-lo em casa ou pelo banco da Caixa Econômica e retirá-lo na agência. O telefone para fazer o pedido do Cartão Cidadão é 0800 726 0207 e para saber qual a agência da Caixa mais próxima de você, acesse o site do banco para essa e outras informações www.caixa.com.br

Agora é muito importante que para você fazer o pedido do cartão cidadão, você tenha em mãos o número do seu PIS que é o Programa de Integração Social. Quando a pessoa é contratada por uma empresa, é obrigatório que ela tenha esse número para haver o controle de benefícios a qual ela possa ter direito como seguro desemprego e bolsa família.

Número PIS

O PIS é um programa que visa integrar o trabalhador com a empresa e prover o acesso a benefícios sociais. Ao fazer a inscrição, o trabalhador receberá um número que será usado por toda a sua vida, independente de mudança de emprego e empregador.

Como cadastrar no PIS?

Quem deve fazer a solicitação desse número é o empregador, e o comprovante chega à casa do empregado através dos correios sem nenhum ônus para o mesmo. O pedido pode ser feito em qualquer site da Caixa ou em uma agência da Caixa econômica federal.

É muito importante que todos os documentos da empresa e seus estejam corretos e devidamente anexados para poder haver a sua inscrição no PIS e ter todos os direitos que todos os cidadãos de bem tem no Brasil. Evite trabalhar sem registro, pois você acaba perdendo a oportunidade de ter alguns benefícios ao seu dispor que todo brasileiro trabalhador honesto tem ao seu favor.

Caso você trabalhe em uma empresa e ainda não foi cadastrado no PIS, cobre isso de seu empregador, pois é um direito seu.

Senha

Caso a pessoa não tenha a senha ou tenha perdido a mesma, é possível cadastrar uma nova senha para ter acesso aos serviços que o Cartão do Cidadão proporciona. Neste caso, basta ligar para o canal Caixa Cidadão no telefone 0800 726 0207 e depois comparecer a uma Lotérica com um dos seguintes documentos:

  • Carteira de identidade – fornecida pelos órgãos de segurança pública;
  • Carteira de habilitação – novo modelo e dentro do prazo de validade;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social (Modelo Informatizado);
  • Carteira funcional – emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por decreto;
  • Identidade militar – expedida pelas Forças Armadas ou Forças Auxiliares para seus membros ou dependentes;
  • Carteira de identidade de estrangeiros – emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal;
  • Passaporte – emitido no Brasil ou no exterior, registrado no Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal, quando se tratar de estrangeiro sob visto de permanência temporária pelo País.

Posso receber o PIS sem o Cartão do Cidadão?

Sim, pode. Neste caso será necessário ir até uma agência da Caixa e diretamente na boca do caixa para fazer o recebimento. Isto se aplica se você não tiver o cartão ou não tiver a senha de acesso a ele.

Mas o ideal é que ele seja feito a senha para que em outras ocasiões você possa fazer o saque diretamente nos caixas eletrônicos da Caixa, por exemplo. Isto tornaria bem mais simples a sua maneira de receber o valor do PIS e de outros benefícios sociais que tenha direito.

Qual o significa do PIS, PASEP, INSS e Cofins?

Existe uma grande confusão com impostos, taxas e outras contribuições que os brasileiros são obrigados a pagar ou em alguns casos podem ou não estarem obrigados. Pis, INSS e Cofins, são alguns exemplos. Qual o significado de cada uma dessas siglas?

Quem é trabalhador tem direto a vários benefícios sociais no Brasil e para que isso ocorra é necessário ter cadastrado em vários desses programas, como o PIS e o PASEP. Mas que diferença há entre eles para o trabalhador? São programas complementares ou são distintos em termos de benefícios para quem trabalha?

PIS – Programa de Integração social

O PIS é uma contribuição social destinada a empresas ou pessoas jurídicas. Ela visa beneficiar os trabalhadores, inclusive aqueles que recebem até dois salários mínimos por mês. Neste caso o trabalhador tem direito ao pagamento anual de um salário mínimo e está de acordo com o calendário de pagamento da Caixa.

O PIS – Programa de Integração Social é usado para integrar o trabalhador à empresa e ao governo para que este possa ter acesso aos programas sociais relacionados ao trabalho. O PIS é representado por um número que serve por toda a vida, mesmo que o trabalhador venha mudar de emprego. A inscrição no PIS é feita quando o trabalhador entra no primeiro emprego, neste caso cabe à empresa verificar se o mesmo está registrado e caso não esteja providenciar o formulário: Documento de Cadastramento do Trabalhador. O cadastro é efetivado em qualquer agência da Caixa.

As empresas privadas devem fazer a contribuição do PIS em favor dos funcionários.

PASEP

O PASEP é o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público e segue basicamente a mesma linha do PIS, mas é direcionado aos servidores públicos, enquanto o PIS é direcionado para trabalhadores em empresas privadas. O PASEP é administrado pelo Banco do Brasil e o PIS pela Caixa. Na prática ambos são contribuições sociais para o trabalhador formal no Brasil.

COFINS - Contribuição para Financiamento da Seguridade Social

O Cofins é uma contribuição social cuja responsabilidade de pagamento é das pessoas jurídicas ou empresas.

INSS – Instituto Nacional do Seguro Social

O INSS é uma autarquia do governo federal é tem como responsabilidade e recolhimento das contribuições e pagamento das aposentadorias, pensões e os diversos auxílios da previdência social no Brasil. O INSS foi criado em 1990 com a fusão do IAPAS e INPS, isto durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.