EUA: Listas dos estados americanos, siglas e capitais

Saiba quais são os 50 estados que compõe os Estados Unidos da América. Veja também qual é a capital de cada estado, sua localização e outras informações sobre cada um deles.

Home » Educação

Estados Unidos é um dos países que fazem parte da América do Norte, juntamente com o Canadá e o México. É uma das nações mais importantes do mundo no aspecto econômico, cultural, militar, dentre outros. Sua importância é singular e em função da estabilidade econômica, boas oportunidades de trabalho e uma qualidade de vida de alto padrão, o país atrai muita gente que migra para o país em bisca de oportunidades.

O país está dividido em 50 estados, sendo 48 continentais e ainda os estados do Alasca e Havaí. Abaixo temos a relação desses estados com suas respectivas cidades sedes ou capitais, bem como algumas informações sobre cada um deles.

Estados dos Estados Unidos

Abaixo a relação de estados dos Estados Unidos, em ordem alfabética. Note que para cada estado coloquei dois links, sendo o primeiro com as fotos de vários aspectos relacionados com o estado e o segundo lincado com o Youtube, também com os vídeos relacionados ao estado.

Alabama

Alasca (Alaska)

Arcansas (Arkansas)

Arizona

Califórnia (California)

Cansas (Kansas)

Carolina do Norte (North Carolina)

Carolina do Sul (South Carolina)

Colorado

Conecticute/Coneticute (Connecticut)

Dakota do Norte (North Dakota)

Dakota do Sul (South Dakota)

Delaware

Flórida (Florida)

Geórgia/Jórgia (Georgia)

Havaí/Havai (Hawaii)

Idaho

Ilha de Rodes (Rhode Island)

Ilinóis (Illinois)

Indiana

Iowa

Kentucky

Luisiana (Louisiania)

Maine

Marilândia (Maryland)

Massachusetts

Míchigan/Michigão (Michigan)

Minesota (Minnesota)

Mississípi (Mississippi)

Missúri (Missouri)

Montana

Nebrasca (Nebraska)

Nevada

Nova Hampshire (New Hampshire)

Nova Jérsei/Nova Jérsia (New Jersey)

Nova Iorque (New York)

Novo México (New México)

Oclaoma (Oklahoma)

Ohio

Óregon/Oregão (Oregon)

Pensilvânia (Pennsylvania)

Tenessi (Tennessee)

Texas

Utá (Utah)

Vermonte (Vermont)

Virgínia (Virginia)

Virgínia Ocidental (West Virginia)

Washington

Wisconsin

Wyoming

Quais as principais cidades dos Estados Unidos?

Os Estados Unidos é certamente o país mais desenvolvido do mundo e tem também uma das maiores populações. No Brasil as pessoas estão geralmente nas cidades, mas nos Estados Unidos acontece a mesma coisa? Quais são as principais cidades americanas e que concentram a maior parte das pessoas naquele país?

As principais cidades americanas são as seguintes: Nova Yorque, Los Angeles, Chicago, Detróit, São Francisco, Boston, Dalas, Denver, Miami, Atlanta, Washington, entre outras.

Os exemplos acima citam as maiores e mais populosas cidades, com grande importância econômica, cultural e política nos Estados Unidos, contudo existem outras cidades importantes em determinados nichos, como os exemplos abaixo:

  • Las Vegas – Jogos e entretenimento
  • Washington – capital dos Estados Unidos e talvez a cidade mais importante do mundo politicamente
  • Aspen – Grande atrativo turístico na neve
  • Orlando – é onde está a Disneylândia
  • São Francisco - polo de tecnologia. É em São Francisco e nos arredores que estão as grandes empresas de tecnologia e internet.
  • Entre outras.

Uma característica muito importante dos EUA é a descentralização que ocorre em quase todo o país, diferentemente do Brasil onde quase tudo está centralizado no Sudeste, lá quase todas as regiões são importantes com cidades principais espalhadas em todo o país.

Por que o EUA é mais desenvolvido que o Brasil?

É comum encontrarmos pessoas reclamando do Brasil e apontando para o quanto as coisas são diferentes nos Estados Unidos da América. Mas por que o Brasil não desenvolveu sua economia assim com a americana e quais os fatores que fizeram de os Estados Unidos serem melhores economicamente que o Brasil?

Esta pergunta poderia ser respondida de diversas formas talvez necessitassem livro inteiro para uma resposta mais convincente, visto que os motivos podem ser vários e alguns muito subjetivos. Seria necessária uma análise muito profunda, histórica é sem dúvida nenhuma seria necessário garimpar muita informação para tentar chegar a uma conclusão convincente.

Mas de uma maneira rápida é possível identificar alguns fatores que podem ter contribuído ou até determinado o enorme progresso econômico dos Estados Unidos e o pouco desenvolvimento do Brasil ou da economia brasileira. Um desses fatores que para mim é de extrema importância foram os meios de transportes que tiveram um grande desenvolvimento dos Estados Unidos eu mesmo não aconteceu por aqui, por exemplo, estradas de ferro. Vou citar dois exemplos:

Recentemente eu estive acompanhando alguns episódios da série Gigantes da Indústria no canal History e se você não viu, vale a pena ver. O documentário em forma de série conta a história da industrialização americana e fica claro que o sistema ferroviário que foi criado lá permitiu o desenvolvimento de todo o país. Um sistema amplo ligando todas as regiões do país. É impressionante.

Outro exemplo foi uma reportagem que vi no Canal Rural onde um grupo de produtores rurais brasileiros esteve nos Estados Unidos visitantes proprietários rurais de lá e no final um dos brasileiros fez uma avaliação da situação americana e brasileira. Ele mostrou claramente que lá os produtores têm linhas férreas muito próximas o que facilita o escoamento da produção e aqui a história é outra.

É claro que não foi apenas o sistema ferroviário que ajudou os Estados Unidos a ser o que é, mas economicamente falando creio que foi um dos itens determinantes.

Fontes e referências

Estados dos Estados Unidos, acesso em 10 de março de 2021

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.