10 itens sobre as siglas: OEA, EU, Mercosul, OTAN, ONU, OMT e mais

O que significa as siglas OEA, UE e Mercosul, ONU, OPEP, OMS, OTAN e outros. Quais são esses blocos econômicos e políticos?

Home » Educação

Blocos econômicos e políticos

Os blocos econômicos são representados por várias siglas que trazem implícitas ou explícitas o seu significado como organização ou representação política. Neste caso o quem vem a ser as siglas OEA, UE e Mercosul? Quais são esses blocos econômicos e políticos?

Os blocos econômicos são formas que os países encontraram para unir-se em prol de um objetivo comum. Pode ser a mesma região geográfica, os mesmos interesses econômicos, entre outras similaridades. Desses objetivos surgiram alguns blocos como pode ser visto abaixo:

MERCOSUL

A definição de Mercosul é Mercado Comum do Sul, um bloco econômico formado originalmente por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e que depois admitiu outros membros sul-americanos.

EU – União Europeia

A sigla EU é de União Europeia, talvez o maior bloco econômico do mundo que tem como motivação a união dos países europeus em diversas questões econômicas, inclusive com a adoção de uma moeda única, o EURO.

OEA – Organização dos Estados Americanos

Esta é uma organização que o continente americano com a motivação da união de seus países. Segundo o site da OEA está é a mais antiga organização regional do mundo e tem sua origem no final do século XIX. Fazem parte desta organização os países das Américas, como o Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Chile, entre outros.

Veja mais informações sobre a OEA aqui: https://www.oas.org

ONU

A sigla ONU é de Organização das Nações Unidas, um organismo internacional que foi criado no período imediatamente posterior a segunda grande guerra, também conhecida como II Guerra Mundial que devastou países e dizimou vítimas pelo mundo, inclusive com o Holocausto onde acredita-se que aproximadamente 6 milhões de judeus tenham sido mortos pelo ditador alemão Adolf Hitler.

A função da ONU era de unir os países e trabalhar pela paz e evitar os horrores da guerra em qualquer parte do mundo. Inicialmente 50 países elaboraram a Carta das Nações Unidas. O Brasil é um dos membros da ONU.

Conheça mais sobre a ONU aqui: https://www.onu.org.br

OTAN – Organização do Tratado Atlântico Norte

Em inglês a sigla é NATO de North Atlantic Treaty Organization. É uma organização com sede em Bruxelas na Bélgica que tem como proposta um sistema de defesa coletiva dos países membros que são os seguintes: Albânia, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, República Theca, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Latvia, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.

Saiba mais em: https://www.nato.int

OPEP - Organização dos Países Exportadores de Petróleo

Como o próprio nome já diz é uma organização dos países que produzem e exportam petróleo. Os seguintes países eram membros: Argélia, Angola, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Qatar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Venezuela.

Segundo informações do site da instituição a missão da OPEP é:

De acordo com seu Estatuto, a missão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é coordenar e unificar as políticas de petróleo de seus países membros e assegurar a estabilização dos mercados de petróleo a fim de garantir um suprimento eficiente, econômica e regular de petróleo para os consumidores, uma renda estável para os produtores e uma justa remuneração do capital para os investimentos na indústria do petróleo.

Mais informações: https://www.opec.org

Siglas OMT, OMS, OMC, OIT

Existem organizações mundiais que controlam o comércio, o trabalho, a saúde e outros? As siglas OMT, OMS, OMC, OIT representam essas organizações? Qual o significado de cada uma delas e qual o papel que elas desenvolvem no mundo?

Os organismos internacionais podem ser formados a partir de blocos econômicos como o Mercosul ou a União Europeia, formado por países que compõe certa região ou pode ser formado por assuntos de interesse global como a saúde, o comércio, o trabalho, entre outros. Nesses casos destaca-se a OMT, OMS, OMC e OIT.

As organizações

  • OMT – Organização Mundial do Turismo
  • OMS - Organização Mundial da Saúde
  • OMC - Organização Mundial do Comércio
  • OIT – Organização Internacional do Trabalho

Todas essas organizações são das Nações Unidas e assim como outros ainda que também faz parte da ONU, elas têm a finalidade de promover a nível mundial os assuntos que elas representam.

Sites

Para conhecer mais sobre eles, acesse os seguintes sites:

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.