15 coisas que você precisa saber sobre o Facebook

Perguntas e respostas sobre o Facebook, o uso do termo Face ou FB, a diferença dos domínios com a terminação .com ou .com.br e ainda a diferença entre a operação Brasil e o americano.

Home » Tecnologia

1 - O que é o Facebook?

É o nome do site e rede social de enorme visibilidade da internet atualmente. A rede criada pelo americano Mark Zuckerberg, tornou-se um dos principais meios de comunicação e certamente uma das formas mais comuns hoje de conectar as pessoas, estejam elas próximas fisicamente ou não.

2 - O que é o Facebook Brasil?

Facebook Brasil pode se referir a operação brasileira da rede social com escritório em São Paulo ou pode ser também a versão em português Brasil do site da rede social. Na verdade o site é único, mas oferece opção para personalização em vários idiomas e em diversas regiões do planeta.

3 - O correto é Face ou Facebook?

A expressão Face é abrasileirada e tornou-se comum por aqui como uma forma abreviada para o nome do site. Esta é uma tendência muito forte no Brasil de dar apelidos as coisas, talvez até como uma forma carinhosa ou mais íntima de referir-se a pessoas, coisas ou objetos.

4 - Qual a diferença de facebook.com e facebook.com.br?

Esta diferença ocorre por conta de uma política de nomes de sites, também chamado de domínios. Existem os domínios gTLD (Generic Top Level Domain), que são as extensões mais comuns e genéricas, como: .com, .net e .org, etc.

Existe também os domínios classificados como ccTLD – (Country Code Top Level Domain), que são domínios registrados e mantidos em cada país. Exemplos: Brasil (.br), Argentina (.ar), Estados Unidos (.us), Espanha (.es), Itália (.it), etc.

O facebook.com é o domínio principal por ser genérico, já o .com.br representa a versão em português, mas o site é o mesmo.

5 - A operação é brasileira ou americana?

Neste caso talvez a referência seja mais voltada para a operação comercial do site, que no caso do Brasil é o escritório que a rede social mante em São Paulo e cuida da operação Brasil do site. Já a versão americana é onde está a sede mundial do FB e fica na cidade de Menlo Park no estado americano da Califórnia, nas proximidades de São Francisco.

6 - Por que o FB faz tanto sucesso no Brasil?

Acho que os brasileiros são pessoas como muita facilidade de relacionamento, amizades e contatos, isto facilitou a penetração da rede social que tem como objetivo proporcionar exatamente este tipo de interação entre elas.

7 - Como fazer login na página inicial do site?

Ao acessar o site através do endereço www.facebook.com é possível identificar na parte superior da tela a opção para login. Usualmente o Face usa um endereço de e-mail e uma senha como dados essenciais para a autenticação na rede social.

Aqueles que não tem conta criadas, vão encontrar a opção para criar uma conta, que é um processo bem simples, por sinal.

Se a conta foi criada, basta acessar através do endereço www.facebook.com. Logo após o login você será redirecionado para a página inicial interna que é o feed de notícias ou mural de notícias.

8 - É possível fazer o login uma única vez e depois já entrar direto?

Para entrar direto sem precisar fazer o login todas as vezes que entrar é necessário marcar a opção “Mantenha-me conectado” na hora da autenticação. Isto faz com que o site grave um pequeno arquivo de texto no seu computador com algumas informações suficientes para identificar que o computador foi logado.

9 - Qual a diferença entre home page e página inicial?

É a mesma coisa dita em idiomas diferentes. Home page é a expressão em inglês para aquilo que chamamos em português de página inicial.

10 - Vale a pena usar o Facebook?

Vale, desde que cuidados sejam tomados. Segue algumas dicas importantes:

Não divulgue seus dados de acesso a outras pessoas e ao usar a rede social em locais públicos, tenha o cuidado de fazer o logoff (clicar na opção sair) quando você for se ausentar.

O mesmo acontece com o uso em celulares. Mantenha-o sempre com você para evitar que outras pessoas possam usá-lo e fazer postagens que não correspondam à sua vontade.

Não postar informações pessoais e íntimas, como endereço, nº de telefone, sua rotina diária, entre outras coisas que permita uma identificação pessoal de você por pessoas estranhas.

Evite também comentários que de alguma forma viole o direito das pessoas. Ao discutir alguma coisa, mantenha-se seu foco na discussão de ideias e não de pessoas.

11 - Faceboock ou feicebook? Como se pronuncia e escreve

O nome da rede social é resultado de uma expressão em inglês e portanto em nosso idioma, o português, a pronuncia e até a forma correta de escrever pode receber entendimentos diferentes dependendo do nível cultural da pessoa. Reforço que a palavra é inglesa e portanto devemos considerar o uso deste idioma.

12 - A forma correta da escrever é: facebook

A pronúncia correta seria: “feicebook”. Mas cuidado para não misturar pronúncia com escrita. Lembre-se que estamos criando uma palavra em português para representar como se pronuncia outra em inglês. Só isso. A escrita permanece facebook, ok?

Portanto, lembre-se que sempre que estiver tratando palavras de outros idiomas, geralmente a escrita é diferente da pronúncia e este é um fato perfeitamente normal, desde que a pessoa consiga separar bem as coisas e pronunciar corretamente, mas também escrever corretamente de acordo com o idioma original.

13 - Como funciona a rede social

Diferentemente do Google o Facebook é um site que para usá-lo é necessário um cadastro que uma vez realizado ele começa a sugerir pessoas para que você as convide a tornar seus amigos no site. Esta sugestão ele faz usando os dados que você forneceu no cadastro e também a partir das suas atividades no site.

Quando você convida uma pessoa a ser sua amiga, o Facebook notifica essa pessoa e espera a resposta dela, caso seja positivo, esta pessoa passa a ter acesso às suas informações no site e ver tudo que você posta, exceto quando a postagem for personalizada.

O grande motor do Facebook é o chamado feed de notícias ou as postagens. Ali as pessoas postam todo o tipo de conteúdo e ocorre uma enorme disputa para que seu post seja o mais popular possível, então vale a criatividade na imagem, um texto bem bolado, uma notícia quente ou um tema que chame a atenção do seu público, digo, amigos.

14 - Botão curtir

No feed há também o chamado botão “curtir” que é uma forma de dizer: eu gostei disso. Esse botão acompanha todas as postagens e serve como indicador de popularidade da sua postagem, ele pode ser colocado em outros sites a fim de promover a popularização de uma página, por exemplo.

15 - Quais são as outras redes sociais?

Existem muitas redes sociais, algumas delas são pouco conhecidas pelo fato de serem segmentadas e, portanto, atinge públicos específicos. Nas redes mais genéricas, as mais conhecidas são: Youtube (vídeos), Twitter (microblog), Instagram (fotos, textos e vídeos), Linkedin (profissional), Whatsapp (mensagens), entre outras.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.