10 itens sobre as versões do Windows: da versão 3.1 ao Windows 11

Veja um resumo das principais versões do sistema operacional Windows da Microsoft, quando elas foram lançadas, algumas das melhorias introduzidas e outras informações relacionadas.

Home » Educação

Versões

O Windows é o sistema operacional mais popular para uso em computadores desktops e notebooks. A história deste sistema operacional já é relativamente longa e teve enorme influência em como usamos a tecnologia como um todo hoje.

Ao longo do tempo, várias versões foram lançadas. Cada uma dessas versões vinha com melhorias em relação a edição anterior, promovia algum tipo de avanço e de certa forma, forçava o mercado a melhorar recursos de hardware para que a o novo programa pudesse funcionar bem.

Veremos um breve resumo dessas versões.

Windows 3.x

Windows 3.1 foi provavelmente a primeira versão realmente popular do Windows e que ficou bastante conhecida aqui no Brasil também. Antes dele teve as versões 1 e 2.

Foi a partir daí que o Windows ganhou enorme popularidade, muito embora esta versão ainda estaria muito longe de alcançar os níveis de performance e qualidade que nós temos hoje nas atuais versões.

Mas foi com a versão 3.1 que boa parte dos usuários na época tomaram gosto pelo novo sistema operacional e assim permitiu que ele se tornasse tão popular.

Windows 95

O Windows 95 foi uma versão que promoveu muitas mudanças em relação à versão anterior. Dentre as novidades apresentadas nele, temos o famoso Menu Iniciar e a Barra de Tarefas. Mas as mudanças não ficaram por ai, houve também mudanças significativas na interface gráfica, gerenciamento de memória e talvez uma das mais significativas em termos operacionais, que foi permitir nomes de arquivos com até 255 caracteres.

A versão do Windows 95 foi lançada em agosto de 1995 e chamou bastante a atenção, sendo, portanto, uma versão muito popular na época.

Windows 98

Talvez o Windows 98 não tenha sofrido tanta alteração, pelo menos em termos visuais e mais perceptível ao usuário. Ainda assim foi nesta versão que ocorreu uma integração grande entre o Windows e a internet e isto foi algo muito significativo. Ele usava o Internet Explorer 4.

O lançamento desta versão ocorreu em 1998 e a internet já era explorada comercialmente pelo menos desde 1995, mas foi por esta época que ocorre a expansão das empresas PontoCom, como ficou conhecido. E este movimento vai impulsionar muito as pessoas a usarem a internet.

Windows XP

O Windows XP foi lançado em 2001 e esta versão foi muito popular e ela deu sequência ao processo de melhoria que a Microsoft foi introduzindo versão após versão.

O Windows XP veio com uma nova interface gráfica, tinha uma imagem de plano de fundo que era uma paisagem verde de uma área rural e que ficou muito popular.

Uma curiosidade é que houve várias edições do Windows XP, incluindo o XP Starter Edition que era uma versão de baixo custo e mais enxuta destinada a países em desenvolvimento, incluindo o Brasil.

Windows Vista

O Windows Vista não foi uma versão muito popular, talvez pelo fato de a versão anterior, o XP, ter feito muito sucesso e ser uma versão muito estável. Assim, é possível que as pessoas esperassem mais da nova versão.

O Vista veio com a interface gráfica apelidada de Aero e ela era bastante diferenciada em relação às versões anteriores. Ele tinha uma barra lateral com widgets e um visual bastante elegante.

O Vista contava também com o Internet Explorer 7, Windows Média Player 11 e o Windows SlideShow.

O lançamento desta versão ocorreu em janeiro de 2007.

Windows 7

O Windows 7 foi provavelmente uma das versões mais populares e aclamadas por muitos profissionais da área como uma das melhores versões que o Windows lançou.

Talvez a explicação para isso seja, pelo menos em parte, pelo fato de que ele sucedeu ao Windows Vista, que foi uma versão que não agradou a muitas pessoas. O fato é que a popularidade do Windows 7 foi bem grande, especialmente no ambiente corporativo.

Lançado em 2009, ele trouxe muitas novidades, como uma interface gráfica aprimorada com recursos de touch screen, Internet Explorer 8, Windows Defender, um novo Menu Iniciar, dentre outros.

Windows 8

Quem estava acostumado com as versões anteriores do Windows e teve acesso ao Windows 8, pode perceber uma mudança significativa em termos de interface. Isto porque nesta versão a Microsoft incluiu a interface Metro que foi uma mudança bem significativa.

O Menu Iniciar tradicional desapareceu do canto inferior esquerdo, como era de costume e agora poderia ser acessado arrastando o mouse para a extremidade da tela ou pelo botão Windows, presente no teclado.

Talvez a ideia da Microsoft fosse que esta versão fosse adotada tanto para uso em PC como em dispositivos móveis, como os tablets, algo que não aconteceu de maneira ampla.

Windows 10

A impressão que ficou foi que o Windows 8 deixou a desejar e então era necessária uma nova versão que cobrisse esta lacuna. O Windows 10 fez isto e muito bem.

Uma das primeiras coisas que o usuário pode observar foi o retorno do Menu Iniciar, como o conhecíamos. Acho que ficou claro para a Microsoft que algumas coisas não devem ser alteradas, especialmente se elas estiverem funcionando bem.

A Microsoft permitiu também a atualização gratuita para o Windows 10, o que foi realmente algo bem interessante e certamente ajudou muito na sua popularidade e adesão.

Muitas funcionalidades foram remodeladas e esta versão agradou bastante em termos de estabilidade, funcionalidade e eficiência. Foi lançado em 2014.

Windows 11

Por fim em 2021 veio o Windows 11 que é a versão atual na data deste artigo.

Se a versão 10 agradou muito, esperava-se que a versão 11 seguisse este mesmo caminho e pelo visto não decepcionou.

Entre as novidades, uma das que mais chama a atenção são os ícones centralizados na barra de tarefas, algo que lembra a interface do MAC. Também o ícone do Menu Iniciar agora vem por padrão junto com os demais ícones na barra de tarefas.

Além disso, há uma interface bem elegante e muito organizada, sem contar os recursos de funcionalidade. Um exemplo disso é a opção Configurações que agrupou e organizou em categorias os recursos configuráveis do Windows. Bem interessante isso.

[ref]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Windows, acesso em 20/07/2022

https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_7, acesso em 20/07/2022

https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_XP, acesso em 20/07/2022

https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Vista, acesso em 20/07/2022

[/ref]

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.