10 itens sobre o SISU: Vagas, universidades, cursos e mais

Quem pode participar do SISU e quais os procedimentos para a inscrição? Como saber se uma pessoa foi selecionada pelo Sisu para uma vaga em um curso superior em uma universidade ou faculdade que o aluno tenha escolhido na inscrição?

Home » Educação

Como funciona o SISU?

O que é e como funciona o Sisu? Ele é um programa para seleção de bolsa de estudos ou é um vestibular para o ensino superior do governo? Quem pode participar do Sisu e quais os procedimentos para a inscrição?

O Sisu é o sistema unificado do Ministério da Educação pelo qual diversas universidades públicas, especialmente usam para oferecer suas vagas para os cursos superiores aos alunos que tenham participado do Enem.

Exemplo

Um aluno prestou o Enem no último ano e agora deseja usar a nota do Enem para tentar entrar em uma universidade federal. Então no período de inscrição para o Sisu que ocorre duas vezes ao ano, no início de cada semestre, este aluno faz a inscrição e escolhe o curso que deseja fazer em até duas universidades.

Com isso irá gerar uma concorrência já que você possivelmente não foi a única pessoa que se inscreveu no Sisu e escolheu aquele mesmo curso naquela mesma universidade. Então de acordo com a quantidade de vagas disponíveis na instituição, será feito a primeira chamada com os alunos escolhidos.

Outras chamadas

Mas nem todos os alunos que foram escolhidos na primeira chamada irão de fato fazer a matrícula, já que eles podem ter sido escolhidos em outras universidades e optado por elas. Assim poderá haver uma segunda chamada, terceira, quarta e assim por diante.

Quem pode participar do SISU?

Todos os alunos que fizeram o Enem no ano anterior a inscrição e que desejam concorrer a uma vaga no ensino superior em uma instituição pública.

Pode fazer o SISU os alunos que deseja ingressar instituições públicas federais de ensino superior e que tenham participado da edição anterior do ENEM que é o Exame Nacional do Ensino Médio. O SISU utiliza exatamente a nota do ENEM para gerar a classificação do aluno no curso em que ele está disputando.

Consulta de vagas nas universidades

Isto é possível sim e faz parte do planejamento de cada candidato que deseja concorrer a uma vaga no ensino superior. Há pelo menos três formas de consultar cursos com vagas abertas no Sisu: Consulta por município, por instituição de ensino superior ou por curso.

Em todos os casos é um importante entender que as vagas se referem ao semestre seguinte, pois o SISU abre inscrições duas vezes por ano, sendo no início do primeiro semestre e no início do segundo semestre.

Procedimento para consulta

Primeiro você deve acessar o site: https://acessounico.mec.gov.br/busca ou https://sisu.mec.gov.br/#/vagas e usar as opções de filtros para realizar a busca:

  • Consulta por estado e município: Você deverá usar estar opção quando você tem uma cidade em mente e gostaria de saber quais cursos tem vagas naquela cidade, sem levar em conta a instituições e o curso. É comum para pessoas que moram na cidade ou que desejam estudar em determinada cidade.
  • Consulta por instituição: Esta opção é indica para pessoas que desejam estudar em determinada faculdade ou universidade e deseja conhecer as opções de cursos que ela disponibilizou através do Sisu.
  • Consulta por curso: Depois você conta ainda com a opção de consulta por curso que é indicado para aqueles que sabem o curso que desejam fazer e quer saber onde encontrar instituições que tem vagas abertas para ele através do Sisu. É uma opção de consulta direta.

Como saber o resultado do Sisu, matrícula e lista de espera?

Como saber se uma pessoa foi selecionada pelo Sisu para uma vaga em um curso superior em uma universidade ou faculdade que o aluno tenha escolhido na inscrição? Como funciona a matrícula e também a lista de espera para pessoas que não foram selecionadas ainda?

Após a inscrição no Sisu, o aluno deverá ficar atendo ao cronograma do programa, pois para saber se o candidato foi selecionado o Sisu usa um cronograma onde será feito a primeira chamada, 2ª chamada e assim por diante. O aluno poderá consultar sua situação através do boletim do candidato pelo do Sisu ou pelo telefone 0800 616161, mas isto deverá ser feito de acordo com o cronograma divulgado no site.

Lista de espera

Quando o candidato faz a inscrição ele poderá fazer opção por dois cursos, sendo um o principal e o outro secundário. Se na 1ª chamada o aluno foi selecionado para o curso principal, então ele deverá fazer a matrícula, mas se ele não foi selecionado ou foi selecionado para a segunda opção, neste caso ele poderá optar pela lista de espera. É importante considerar que a lista de espera funciona somente para a primeira opção de curso que o aluno tenha feito.

Um estudante pode se inscrever no SISU e Prouni?

É possível sim um candidato se inscrever nos dois visando garantir a bolsa no Prouni ou a vaga no Sisu, contudo se o aluno for aprovado nos dois programas, terá de optar por um deles, já que não é possível manter a bolsa e a vaga em uma universidade pública.

Quando uma pessoa se inscreve no Prouni há um processo e este só poderá afirmar que a bolsa está assegurada após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni, antes disso o aluno não deverá cancelar a inscrição no Sisu.

É importante considerar ainda que os dois usam a Nota do Enem e então é absolutamente necessário que o aluno faça o Enem para requerer a bolsa ou a vaga no Sisu.

O que é o SISUTEC?

O SISUTEC é basicamente a mesma coisa que o SISU, mas a diferença é que ele seleciona alunos não para educação superior e sim para cursos técnicos, tanto em instituições públicas com particulares. O aluno também precisa ter participado do ENEM pois é a nota do ENEM que será usada para gerar também a sua classificação.

[ref]

Você pode obter mais informações sobre o Sisu, como data de inscrição, listas de chamadas e outros no site: https://acessounico.mec.gov.br/sisu

[/ref]

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.