2ª via da conta de luz, segunda via da CNH, RG, CDHU, outros serviços

Veja como emitir a 2ª via da conta de luz, serviços do Detran como carteira de motorista, placa de veículos, etc. CPFL, Elektro, Eletropaulo, gás e outros serviços públicos

Home » Cidadania

Se acontecer de perder ou passar do prazo de pagamento de alguma conta normalmente é necessário que se faça o pedido/ solicitação da segunda via da conta, seja de luz, água, telefone, serviços do Detran,  como carteira de motorista, placa de veículos, e outros serviços. Existem varias formas de você quitar, consultar e solicitar a 2ª via de todos os seus débitos em atraso. Citarei algumas abaixo.

Segunda via de documentos

Emissão de 2ª via de Conta e Luz

Bandeirante Energia

Através do site Bandeirante Energia é possível que você solicite a 2ª via de sua conta de luz. www.bandeirante.com.br

Elektro Eletricidade e Serviços

Na Elektro além da 2ª via da conta de luz, você também pode pagar conta atrasada, solicitação de  religação da energia, alterar o vencimento entre outros serviços. www.elektro.com.br

Companhia de Luz e Força Santa Cruz

Você poderá solicitar a 2ª via de sua conta através do email da companhia ([email protected]), a 2ª via por motivo de extravio da fatura original.

Consulta de Débitos e 2ª via da Conta – Eletropaulo Metropolitana

Consultar seus débitos e solicitar a 2ª via de sua conta no site da Eletropaulo Metropolitana é bem pratico e eficiente, é possível também realizar pagamentos. www.aeseletropaulo.com.br

Conta de Luz não entregue – Eletropaulo Metropolitana

Poderá verificar qual ou quais os motivos de você não ter recebido sua conta original, 2ª via ou demonstrativo para quitar a conta. https://www.cidadao.sp.gov.br/servico.php?serv=304221

2ª via de Conta de Luz – ENERGISA (antiga Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema)

Por motivos de extravio da fatura original poderá haver a solicitação da 2ª via é só acessar o site: https://www.energisa.com.br.

Companhias Paulista de Energia Elétrica

No site da cpfl (www.cpfl.com.br) você conseguira solicitar a 2ª via de sua conta de luz e outros serviços de varias Companhias de Energia tais como:

Companhia Sul Paulista de Energia

Companhia Piratininga de Força e Luz

Companhia Jaguari de Energia

2ª via de Conta de Luz – Companhia de  Luz e Força de Mococa

Através desse site você pode se informar sobre como solicitar a 2ª via da conta (https://www.cidadao.sp.gov.br/servico.php?serv=304206).

2ª via do Boleto de Prestação – CDHU

A 2ª via pode ser solicitada em caso de perda, roubo ou vencimento de prazo de pagamento, através do site www.cdhu.sp.gov.br .

2ª via da Carteira de Identidade - RG

O RG é um documento de registro de pessoas é utilizada por brasileiros natos, naturalizados, de nacionalidade portuguesa, brasileiras casadas no exterior e filhos de brasileiros nascidos no exterior.

A 2ª via do RG é possível ser solicitada através do site (https://www.poupatempo.sp.gov.br/), e também em uma delegacia mais próxima.

Emissão da 2ª via da CRV - Certificado de Registro de Veículo

Pode ser feita por pessoa física ou jurídica, sendo necessário o proprietário do veiculo solicitar a 2ª via, ou então um procurador legal com uma procuração registrada em cartório e com reconhecimento de firma por autenticidade ou semelhança. www.cidadao.sp.gov.br/servico,php?serv=591, neste site terá mais informações.

2ª via da Permissão para Dirigir

Solicitação da 2ª via em caso de mau estado de conservação, perda ou roubo pelo site https://www.detran.sp.gov.br

2ª via da Carteira de Motorista (CNH)

Pedir solicitação quando há necessidade de alteração de dados, perda, futo ou roubo e também quando em maus estado de conservação.

Através do site você encontra um posto que preste serviço mais próximo https://www.detran.sp.gov.br/

2ª via de Placas de Veículos – Detran

Em casos de furtos, roubo, acidente ou qualquer outro motivo que tenha danificado a placa do veiculo. Se a que foi danificada era de 2 letras será transferida para uma placa de 3 letras. https://www.detran.sp.gov.br/

Certificado de Registro de Licenciamento de Veiculo (CRLV) – 2ª via

O mesmo poderá ser solicitado quando por motivo de perda, roubo ou furto, e outros motivos mais. Mais informações no site https://www.detran.sp.gov.br

Emissão de 2ª via da Conta de Gás – Gás Brasiliano Distribuidora

A companhia facilitou para você poder quitar sua conta em débito, e poder também consultá-las. www.gasbrasiliano.com.br

Centro de Emissor de Identificação – Departamento de Policia Judiciária de São Paulo Interior - Deinter 5 – São José do Rio Preto

È possível solicitar 1ªe 2ª via do RG, antecedentes criminais, entre outros serviços, também tem uma lista de documentos necessários para o RG tanto 1ª quanto da 2ª via e os documentos para solicitar os antecedentes criminais. Tudo isso vocÊ encontra no site. https://www.poupatempo.sp.gov.br/

Benefícios de Pensão Mensal – São Paulo Previdência – SPPREV

Você tem acesso a informações de obtenção de formulário de pensão mensal, de benefícios dos familiares de falecidos, e pessoas que contribuem com o SPPREV. No site você encontra essas e outras informações (www.spprev.sp.gov.br).

Formulário Renavam on-line – Detran

Através do site você pode se informar e até fazer, primeiro emplacamento; aquisição de veículo; compra com troca de município ou placa; emissão de 2ª via: voltada à emissão de 2ª via do Certificado de Registro de Veículo; alteração de dados

Mudança de placa; baixa de veículo; placa fabricante ou experiência: para placas especiais entre outros serviços disponíveis no site (https://www.cidadao.sp.gov.br/link/?serv=304115).

Algumas dúvidas comuns

O que, em geral, significa tirar a 2ª via de algo?

A 2ª via de algo é um documento, ou comprovante, reimpresso que assegure ao portador ou consumidor a continuidade de um processo interrompido.

Por exemplo, se você perder ou tiver seus documentos roubados precisará urgentemente de novos, e esse novos serão cópias dos antigos, mas por questões de segurança e protocolo eles serão chamados de segunda via. Uma reimpressão dos antigos documentos, uma Xerox, digamos.

Já para quem perdeu a conta de luz, água internet ou telefone por aí, também tem direito à segunda via. Que é um comprovante com os mesmos dados do anterior reimprimido. Ok?!

Em quais casos devo (e posso) tirar?

Você deve tirar a 2ª via de um documento ou comprovante, quando os antigos não podem mais servir a função para que foram designados, ou em caso de perda ou roubo.

Se seu comprovante ou documento se encontra rasurado, desconstruído ou modificado a ponto de não poder mais ser aceito pela organização que aplicou o seu uso é hora de tirar uma segunda via. Você deve procurar a ajuda da empresa ou instituição à que se refere o seu pedido e ter mais informações sobre o assunto. É um direito seu!

Em casos de documento, é obrigatória uma reimpressão periódica?

Não é algo obrigatório, mas tornaria tudo bem mais prático. É recomendável que se atualize os documentos de 10 em 10 anos, principalmente aqueles que têm identificação fotográfica.

Ficaria bem chato se você fosse barrado em algum lugar por falta de reconhecimento facial por que a foto que está no seu documento lhe impede de ser autenticado.

Reimprimir os documentos é uma medida simples e pode ser feita no órgão governamental da sua cidade, ou em algum outro designado por ele. Se você precisar, procure a prefeitura de sua cidade e se informe com mais cautela.

Recebi algum tipo de serviço que não foi listado nesse post e preciso de uma 2ª via, o que faço?

Se você é assinante de algum serviço que não foi listado nesse post, deve procurar o mais rápido possível a instituição que lhe presta esse serviço e solicitar uma segunda via do seu comprovante.

Ficar com contas em atraso é um agravante que reflete no seu futuro como consumidor, além do mais você não quer ficar em pendência com nenhuma empresa, não é mesmo?! Então o melhor a se fazer no momento é tirar sua 2ª via rapidamente.

Você pode solicitar sua 2ª via na sede da instituição que lhe prestou seus serviços, ou até mesmo através da internet, na comodidade da sua casa, pelo endereço do site da instituição à que se refere seu comprovante. Se não sabe, recomendamos que utilize o buscador Google, ele facilitará mais sua procura.

Posso solicitar qualquer tipo de 2ª via pela internet?

Em alguns casos não vai ser possível. No mundo globalizado existem muitas empresas que adaptaram seus serviços à web, no entanto você pode encontrar algumas que ainda não dispõem de serviço online.

Para o caso de necessitar de alguma 2ª via de empresa que não possui serviço pela internet, você terá que se deslocar até a representante mais próxima e fazer a solicitação da 2ª via do seu comprovante ou documento.

Se, por acaso, a instituição tem serviço online, parabéns! Você poupará seus esforços e poderá realizar todo o procedimento de casa mesmo, sem precisar de tantos esforços assim.

Para algumas empresas de luz e outros serviços, nesse post você tem disponibilidade de diversos links para suas páginas de atendimento. Em outros casos, pedimos que entre em contato com a empresa da qual você precisa da 2ª via e obtenha mais informações a respeito. Esperamos ter ajudado!

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.