10 itens sobre educação infantil ou de crianças

Com muitas pesquisas realizadas acerca da primeira infância, permanece evidente a relevância do desenvolvimento infantil desde os primeiros meses. Nesse sentido, a educação infantil é uma aliada fundamental dos pais. Mas o que, afinal, é ensinado aos pequenos na escola? Veja!

Home » Educação

A educação infantil

A educação infantil é um campo da educação diversas vezes tida como de menor relevância. Isso porque envolve educar bebês e crianças pequenas, o que leva as pessoas muitas vezes a considerarem que é desnecessária e sem valor. Mas hoje entendemos que não é assim.

Com muitas pesquisas realizadas acerca da primeira infância, permanece evidente a relevância do desenvolvimento infantil desde os primeiros meses. Nesse sentido, a educação infantil é uma aliada fundamental dos pais. Mas o que, afinal, é ensinado aos pequenos na escola? Veja!

Papel da educação infantil

Antigamente, a educação infantil se resumia a creches e jardins de infância, cuja principal função era estar com os pequenos enquanto os pais estavam a trabalhar. Não existiam grandes inquietações pedagógicas, pois se considerou desnecessário ter um programa de ensino para estas crianças.

Segundo as pesquisas que foram feitas, constatou-se que, de fato, essa etapa da infância é mais importante do que se pensava. Isso porque é um período de edificação de caráter, identificação e desenvolvimento psicológico e físico.

Abaixo, veja as áreas mais notórias em que estão sendo trabalhados, nesta etapa, e as vantagens que elas podem proporcionar ao seu filho.

Veja, abaixo, diversas das principais áreas trabalhadas nessa fase e os benefícios que elas trazem para o seu filho.

Aprendendo sobre o mundo

No colégio, as crianças têm seu contato inicial com o mundo a sua volta e do ambiente familiar. Nesse período, eles terão a chance de aprender mais acerca da sociedade, da natureza e o funcionamento de certas coisas.

Dessa forma, os docentes podem aplicar atividades que enlacem tradições culturais, cultivo de vegetações, fauna, entre outros. Esses tópicos são apropriados para a idade e funcionam durante o percurso da criança em seu desenvolvimento educacional.

Desenvolvimento da linguagem

As aptidões de leitura também são treinadas durante esse período. Todavia, isso não indica que os pequenos devem iniciar o processo de leitura da maneira tradicional - isso é até inclusive pouco recomendável. O mais interessante aqui é que as crianças conhecem a linguagem dos livros, a escrita e a leitura. Isso pode ser realizado através de rodas de conversa, outras metodologias.

O desenvolvimento do indivíduo autônomo

No colégio, com a ajuda dos docentes, as crianças aprendem a ser mais independentes, a andar sozinhas e a se cuidar. Dentre essas conquistas de autonomia estão o uso do toalete, da escova de dentes, da troca de roupa, amarrar o cadarço, dentre outros.

Há também mais uma coisa que é muito importante: a comunicação. A capacidade de comunicar implica dominar a falar, a se expressar, a reconhecer as suas emoções, a saber expressar o que se quer e o que é preciso. Tudo isso leva os pequenos desenvolverem um senso de individualismo e consciência da necessidade de se expressar da maneira certa.

Sociabilidade com outras crianças

Outro aprendizado escolar sobre comunicação é a convivência. Diversas vezes é neste meio que os pequenos têm o contato inicial com crianças em sua mesma faixa etária, o que lhes proporciona uma experiência muito significativa.

Nesse contato, as crianças conhecem as normas sociais e como interagir com seus pares, além de obter uma melhor compreensão de si mesmos e do seu meio. Essa experiência serve igualmente como um exercício de respeito, que será imprescindível ao longo da vida.

Expressão artística

Os pequenos dão início ao aprendizado e a apreciação da manifestação artística na educação infantil. Ela é pertinente para o desenvolvimento motor, psicológico e social

Alguns colégios compreendem aulas de dança, arte e música em seu programa de ensino, ampliando assim a bagagem cultural dos mais novos. Além disso, eles têm contato com a uma grande variedade de materiais, ferramentas e maneiras de manifestação do seu corpo.

Comportamentos saudáveis

Isso mesmo, há a possibilidade de desenvolver hábitos saudáveis na escola! Todavia, os pequenos aprendem sobre alimentação saudável os motivos de porquê é importante, e são incentivadas a limpar as mãos antes de comer, escovar os dentes periodicamente e a praticar exercícios.

Favorece à curiosidade

Como conhecemos, as crianças são naturalmente curiosas e querem eternamente saber mais acerca do mundo que as rodeia. Essa curiosidade funciona para que aprendem a observar, investigar e descobrir os fatos.

Dessa forma, eles possuirão a chance de desenvolver seu aprendizado. Isso favorece os passos iniciais no pensamento analítico e na edificação do conhecimento, formando indivíduos críticos e aptos a discernir dados.

Consequentemente, é imprescindível que você escolha uma escola que permita desenvolver todas essas aptidões para que seu filho alcance todo o seu potencial.

Bilinguismo

Apresentar um segundo idioma para a criança desde cedo melhora sua capacitância de falar fluentemente.

Isso devido ao fato de nossa capacidade de aprender ser bem maior nos primeiros anos de vida. Além disso, jovens bilíngues contam com outras vantagens, como: melhor pensamento crítico, facilidade na resolução de problemas, melhor atenção, entre outras.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.