Supletivo pelo Enem? Conclusão do Ensino Médio pelo Enem

Você sabia que a prova do Enem é válida para conclusão de estudos do Ensino Médio? Se você não terminou seus estudos, veja aqui como fazer pelo Enem.

Home » Educação

A conclusão do Ensino Médio por pessoas que não concluíram seus estudos em idade própria é possível mediante o exame supletivo que visa certificar jovens e adultos de todas as idades. O supletivo, que agora chama-se EJA – Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino perfeitamente legal e aqueles que concluírem seus estudos por esta modalidade receberão o diploma e poderão dar continuidade em seus estudos numa faculdade ou universidade do país.

Uma novidade em 2010 abriu mais uma possibilidades que é a Conclusão do Ensino Médio pelo Enem. Isto significa que ao fazer a prova do Enem e conseguindo os critérios descritos abaixo, você receberá o diploma de conclusão do Ensino Médio.

O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio que acontece todos os anos para a avaliação do Ensino Médio e a prova pode ser feita por quem já concluiu ou está concluindo o 2° grau. Esta prova é usada por algumas universidades, como as públicas, para substituir o vestibular ou complementá-lo.

ATUALIZAÇÃO: Infelizmente o Ministério da Educação através do INEP tirou esta opção e agora não é possível usar a prova do ENEM para fins de certificação do Ensino Médio. Atualmente está opção só está disponível através do Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Ainda é possível fazer supletivo somente com a prova do ENEM?

Infelizmente a resposta é não. Em 2017 o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mudou em muitos aspectos, este é um deles. O Enem não emite mais o certificado de conclusão do Ensino médio.

Ainda existe o certificado do Ensino médio com uma prova?

Sim é possível ter a certificação através de uma prova, que inclusive já existia antes do Enem, o Encceja.

O que é e como funciona o Encceja.

Realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), segundo o site do MEC o “Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros”

Importante salientar que a participação no exame é voluntária e não obrigatória, ou seja, o exame é uma opção para que não concluiu os estudos em idade adequada, mas quer ter o certificado. Obviamente que o certificado não é apenas dado, no entanto, mediante prova objetiva se o cidadão demonstrar ter habilidades e conhecimentos adequados a certificação é possível obtê-la.

O interessante é que o Ecceja não serve apenas para receber a certificação de conclusão do Ensino Médio, mas também a certificação para o ensino fundamental. Como pré-requisito para fazer a prova é necessário ter 15 anos completos para buscar a certificação do ensino fundamental e 18 anos completos para a prova para o ensino médio.

Perguntas e respostas

O que cai na prova?

Com o objetivo testar se o aluno já possui as habilidades necessárias é aplicada uma prova dividida em blocos de conhecimento, segundo o Mec: “habilidades que são avaliadas por meio das 30 questões objetivas (múltipla escolha) e pela produção de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política (redação)” .Veja a seguir os blocos de conteúdo.

A estrutura da prova do ensino fundamental é:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Ciências Naturais.
  • História e Geografia;
  • Matemática;

Já a estrutura da prova de ensino médio, lembra o Enem é a seguinte:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Quantos pontos preciso para passar na prova e obter o certificado?

Ter no mínimo 100 de 200 pontos, ou seja, das 30 questões de cada bloco é necessário acertar 15 questões, e além disto nota 5 de 10 pontos na redação

Onde a prova é aplicada?

Normalmente existe aplicação da prova em todas as cidades Brasileiras, ou em caso de cidades muito pequenas em cidades polo próximas. A data da prova, local e horário ficam disponíveis logo após a inscrição.

Onde encontro provas anteriores do Encceja para me preparar melhor?

No próprio site do Inep existem diversas provas anteriores e os respectivos gabaritos que podem ser peça chave na preparação para uma boa prova. Baixe as provas anteriores nível médio e fundamental neste link.

Além disto veja este material gratuito oferecido pelo Inep. Link

O certificado obtido por meio de supletivo vale a mesma coisa?

Sim. Os certificados obtidos por meio do supletivo valem a mesma coisa que os feitos em idade correta nas escolas tradicionais. O certificado do Encceja vale em todo o território brasileiro.

Por que buscar certificação no Encceja?

  • Desenvolvimento pessoal
  • Melhorar o currículo e ter melhor formação
  • Ter acesso a faculdade ou curso técnico.
  • Mais facilidade ao procurar um emprego.
  • Maior independência.

Como me inscrever?

Confira o site do Encceja Inep e verifique o período das inscrições, elas são feitas pela internet e gratuitas. Veja este link.

O que levar no dia da prova?

Caneta, RG e cartão de confirmação de inscrição. Não é permitido o uso de relógio, boné, calculadora, celulares entre outros. É possível ir ao banheiro e amamentar, neste caso deve ser informado durante a inscrição indicar a opção lactante, para durante a prova poder amamentar se for o caso.

Ainda é possível solicitar atendimento especial, em caso de existir alguma deficiência que deve ser informada durante a inscrição.

É possível que o participante seja eliminado da prova?

Sim. Nestes casos:

  • Prestar informação falsa
  • Perturbar
  • Comunicar-se com alguém sem a permissão do fiscal.
  • Não entregar o caderno de respostas e os gabaritos
  • Violar o edital
  • Utilizar bonés ou óculos escuros na realização da prova
  • Portar armas
  • Não manter o celular desligado, entre outros.

Fontes:

https://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/outros-documentos

https://encceja.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Por Luis Ribeiro e Samara Gisch Ferreira

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.