10 itens sobre faculdade a distância – EAD: aprendizado e critérios

As faculdades a distância tornaram-se comuns no Brasil e de norte a sul cada vez mais encontramos pessoas que dedicam tempo e dinheiro para conseguir terminar uma faculdade. Será que vale a pena fazer faculdade a distância?

Home » Educação

Faculdade a distância

Fazer uma faculdade a distância é tão desafiador como fazer uma faculdade presencial, eu já fiz faculdade à distância e posso afirmar que ela tem todas as exigências de um curso presencial, com a diferença que você tem que estudar à distância e não está a todo tempo ao lado do professor ou na escola para sanar suas dúvidas, logo é preciso o aluno ter muito mais autonomia para buscar alternativas de construir o próprio conhecimento, ao invés de ficar dependendo muito do professor e da instituição.

Aprendizado

Do ponto de vista de aprendizado e ele também pode ser tão bom quanto no modelo presencial, mas é necessário que o aluno tenha consciência do papel que ele precisará desenvolver ou das responsabilidades que terá de assumir, isso inclui ele conhecer também seus limites. Nem todas as pessoas deveriam estudar à distância, existem pessoas que não têm autonomia e não conseguem desenvolver sozinhos da mesma forma que outras. Neste caso essas pessoas podem ter mais dificuldade para aprender pelo modelo EAD do que se fosse em um curso presencial. Eu acredito que este seja o principal ponto para uma pessoa analisar antes de optar por uma modalidade ou outra.

Para o aluno

Para o aluno muda o fato dele não estar dentro da escola e não ter um acompanhamento muito próximo do professor e portanto a responsabilidade e volta para ele que deverá saber se orientar e organizar os seus estudos de uma forma mais autônoma e levar para a escola e ao professor nas aulas pontuais suas dúvidas e necessidades.

Vale a pena fazer faculdade EAD

As nossas experiências nem sempre servem para as outras pessoas e aquilo que foi bom para nós nem sempre é bom para os outros, então afirmar categoricamente que vale a pena estudar a distância sem considerar isso, seria leviano e poderíamos entrar em uma discussão sem fim sobre o assunto.

Estudar a distância em uma faculdade EAD, uma escola técnica ou em outro nível qualquer requer algumas pré-qualificações do aluno e nem sempre as pessoas as possuem. Entre as pré-qualificações, acredito que algumas são fundamentais. Veja algumas abaixo:

Autodidata

Ser autodidata significa uma pessoa que não é muito dependente de professor ou um orientador qualquer, isto se aplica a qualquer coisa na vida. Quando você estuda a distância, automaticamente você abre mão da figura lendária do professor que esta ali ao seu lado te auxiliando e entra a sua própria responsabilidade de pesquisar e buscar o conhecimento.

Ser autodidata ou estar disposto a assumir uma postura autodidata é um dos princípios inegociáveis para o sucesso em uma faculdade a distância. Por autodidata entende-se a pessoa responsável por aquilo que ouve, lê ou vê e a torna isso como objeto de aprendizagem sem precisar de alguém o instruindo como em um passo a passo. É a pessoa que lê e entende o que leu, vê e entende o que viu, ouve e entende o que ouviu.

Tempo para estudo

Dispor de algum tempo é necessário, pois muitos acreditam que estudar a distância é o mesmo que não estudar, quem não precisam ir à escola e não precisa fazer nada. A única diferença é que você não vai à escola, mas transfere para você encontrar os horários mais adequados para estudar.

Uma pessoa que tem dois empregos e cuida da família teria muita dificuldade para encontrar mais tempo para dedicar-se a uma faculdade a distância. Sem tempo não há como estudar e se estudar, não fará bem. Então se você não tem tempo disponível, pense de que forma poderá consegui-lo.

Dedicação

Dedicação, assim como tempo para estudar é necessário e sem dedicação, seja uma faculdade ou outro curso qualquer não poderia ocorrer com sucesso.

O esforço é importante e para estudar, seja lá qual for a modalidade é fundamental também. Estudar a distância requer esforço dobrado pois é preciso ler, escrever, assistir aulas online e dependendo do curso terá de fazer muitos exercícios e trabalhos extras que irão concorrer com suas atividades do cotidiano.

Interpretação

Como dito no primeiro tópico, a interpretação é parte daquilo que chamamos de uma pessoa autodidata. Interpretar é a base de qualquer processo de educação. Este item preocupa bastante pois como os brasileiros têm pouco o hábito da leitura, isto leva a crer que a interpretação pode ser falha. A leitura ajuda a desenvolver a interpretação. O que você entende quando lê um artigo em um site ou em um jornal, revista ou outro meio?

Curso certo

Por último é preciso pensar se você escolheu o curso certo, pois mesmo em uma faculdade presencial a escolha do curso determinará de alguma forma a qualidade e aproveitamento dele. Na faculdade a distância isto não é diferente, então analise as alternativas de curso superior na modalidade a distância e veja qual deles é o mais indicado para o seu perfil.

Faculdade a distância é para mim?

Esta é uma dúvida bastante comum entre as pessoas diante da educação a distância. Estudar pela internet ou através de videoaulas soa como informal ou de pouco valor, mas a questão não pode ser analisada apenas desta forma e portanto vale a pena fazer faculdade a distância sim, mas desde que alguns princípios sejam adotados.

A lógica de dizer que algo vale a pena ou não sem levar em conta o cenário, as particularidades envolvidas, bem como o perfil de uma pessoa, não é uma prática recomendada.

Sendo assim é importante afirmar que faculdade a distância pode ser para você sim, mas é preciso entender os aspectos mostrados acima.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.