10 itens sobre fuso horário e hora de Brasília: Mapa mundi, GMT e mais

Como funciona o fuso horário em todo o planeta? Como e definido as horas para cada local da terra e como podemos fazer o cálculo de diferença de horas entre um país e outro ou entre uma cidade e outra.

Home » Educação

Como calcular fuso horário e o horário mundial?

Como funciona o fuso horário em todo o planeta? Como e definido as horas para cada local da terra e como podemos fazer o cálculo de diferença de horas entre um país e outro ou entre uma cidade e outra, por exemplo?

O fuso horário é uma tabela fixa e global que dividiu o planeta terra em várias faixas e cada uma delas recebe um determinado valor em horas em relação ao meridiano de Greenwich que passa pela Inglaterra onde é considerada a hora zero.

Greenwich

O meridiano de Greenwich corta a terra no norte ao sul e é usado como o separador entre as horas negativas e positivas. Assim, tudo que estiver à direita deste meridiano ou a leste é considerado hora positiva e tudo que estiver a esquerda ou a oeste é considerado como hora negativa.

Linha Internacional da Data

A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária que corta o globo de alto a baixo ou de norte a sul e a partir dela que se estabelece o final de um dia e o começo de outro. Enquanto Talvez a maior contribuição para a ciência seja a questão do fuso horário, que considera esta linha como sendo a hora zero, também chamada de UTC-0 ou GMT-0.

Tamanho do fuso horário

O fuso horário global é dividido em 24 partes, sendo 12 positivos e 12 negativos. Assim, as regiões que estão a ocidente de Greenwich recebem horas negativas e as que estão a oriente recebem horas positivas. Cada hora é calculada em torno de 15 graus, pois se multiplicarmos 24 horas por 15 graus teremos os 360 graus que forma a circunferência da terra.

O sol

Este cálculo do fuso horário leva em conta a trajetória da luz solar sobre a terra. Como sabemos a luz solar percorre o globo terrestre de oriente para ocidente ou de leste para oeste. Considerando que o sol leva em torno de 24 horas para percorrer a circunferência completa, dai se estabelece o cálculo mostrado acima.

Horário de Brasília

O horário de Brasília é -3, isto é, menos três horas em relação a hora zero (meridiano de Greenwich). Já a cidade de Atenas na Grécia, por exemplo, tem o fuso horário de +2 em relação à hora zero. Para calcular a diferença em horas entre Brasília e Atenas, devemos considerar as 3 horas de Brasília e as duas de Atenas, assim chegaremos a 5 horas de diferença. Desta forma, quando for 15:00 no Brasil, será 20:00 na Grécia.

Os outros fusos horários do Brasil

Podemos dizer que há quatro fusos horários no Brasil, muito embora dois deles se aplicam a uma pequena porção do território nacional. Ao todo temos:

  • GMT -2: Fuso horário de Fernando de Noronha
  • GMT -3: Hora oficial de Brasília e inclui os estados da região Sul, Sudeste e Nordeste do país. Inclui ainda os estados de Tocantins, Pará e Amapá.
  • GMT -4: Também conhecido como Fuso Horário do Amazonas. Inclui parte do estado do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Roraima.
  • GMT -5: Poderíamos chamar de Hora do Acre, já que inclui este estado e algumas localidades do estado do Amazonas.

Mapa Mundi

Para fazer o cálculo de qualquer lugar no planeta é preciso ter em mãos o Mapa Mundi com as respectivas faixas e valores das horas de cada uma delas. Você poderá encontrar na internet várias alternativas, como essa aqui: https://24timezones.com/hora_certa.php

Há também diversas imagens ilustrando de várias formas o mapa mundi. Alguns exemplos podem ser vistos aqui.

Por que a hora de Brasília e considerada a mais importante do país?

A hora de Brasília é considerada a mais importante do Brasil, embora existam outros fusos horários que corta o nosso país. Por que a hora de Brasília é considerada a mais importante? Isso tem a, com o fato dela ser adotado nas regiões mais ricas do país?

A hora de Brasília é considerada a mais importante porque ela é a hora oficial do país e também porque ela atende a maior parte das regiões brasileiras. A capital brasileira que a Brasília estabelece a hora oficial do país e assim deveria ser em todos os estados e cidades, mas em função do Brasil ser um país continental, existe regiões que seriam prejudicadas se esta hora fosse adotada e por isso são adotados outros fusos horários para corresponder melhor aos períodos do dia e da noite.

Relembrando

Lembrando que o fuso horário é definido em todo mundo e varia de acordo com a localização em relação ao meridiano de Greenwich que é considerado como sendo a hora zero. O horário de Brasília é considerado como -3 já que está no fuso horário -3 horas em relação ao horário de Londres onde passa o meridiano de Greenwich que é a hora zero.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.