O termo é antigo e no início ele estava associado a ideia de um diário virtual ou weblog, onde as pessoas podiam registrar suas atividades cotidianas. Desta forma a sua estrutura era de que as postagens fossem colocadas uma logo após a outra e sempre em ordem cronológica inversa.
Alguns sim, mas a maioria não. Embora a estrutura ainda continue a mesma, os propósitos hoje já são diferentes e os blogs assumiram um papel de sistema de notícia ou sistema de publicação que envolve tutoriais, notícias, dicas, histórias, páginas institucionais de empresas, páginas de eventos e mais uma infinidade de conteúdo.
Em termos de propósitos eu diria que há pelo menos três formas e cada uma delas dependerá da necessidade e do nível de conhecimento técnico da pessoa. Vou dividir as três formas em leigos, intermediário e experts.
Mas esta classificação é minha e estou usando ela apenas para fins didáticos aqui, ok?
Pessoas que não sejam programadores, nem estejam envolvidos com desenvolvimento web, mas que desejam ter um blog pessoal ou para uma causa, poderá contar com alguns serviços que oferecem a possibilidade de você criar um blog com a mesma facilidade que criar um perfil no Facebook, por exemplo. Neste caso dois serviços são destaques: wordpress.com e blogspot.com.
Nos dois casos você terá de criar uma conta e informar alguns dados do seu blog como o título ou nome dele, o endereço (requer disponibilidade no serviço), escolher um tema ou template pronto que será a parte visual do blog, entre outras informações. Tudo é feito de forma simples e bem intuitiva.
Na verdade, esses serviços já oferecem o blog pronto, bastante você escolher e configurar algumas opções. Feito isso, basta iniciar suas postagens.
Geek é um termo usado para pessoas muito inteligentes e altamente tecnológicos. São essas pessoas que mesmo que não sejam da área de TI tem muito interesse e estão constantemente envolvidos na área. É o antigo nerd.
Para esses casos a melhor opção e fazer uma instalação do Wordpress. É o mesmo serviço mostrado no item anterior, mas aqui a diferença é que você baixa o software do WP em wordpress.org (e não .com) e faz a instalação dele na sua hospedagem (você vai precisar de uma). A vantagem é que com isso é possível fazer mais personalizações, especialmente de tema, podendo inclusive criar um do zero. Mas você pode comprar um tema a parte como os disponíveis no site themeforest.net que são altamente profissionais e vem prontos, basta você saber ler e acompanhar o tutorial deles para fazer a montagem do mesmo. (Escolha na compra os temas bem documentados).
Se você é um programador ou desenvolvedor poderá criar um blog do zero usando uma linguagem de programação qualquer. Mas a melhor opção é usar o Wordpress, como descrito no item anterior e fazer a criação do tema apenas. Assim você poderá personalizar de acordo com o layout criado e se necessário poderá usar plug-ins de terceiros ou até criar seu próprio plugin.
Para criar um blog no Wordpress é preciso saber que o processo de criação do blog é composto por várias etapas. Para criar o blog acesse o site www.wordpress.com e siga os passos de acordo com as imagens ilustrativas abaixo:
Passo 1: Clique no botão Crie seu site.
Passo 2: Você deve preencher o cadastro informando basicamente três coisas:
Na tela seguinte ele irá solicitar que se escolha o domínio, que é o endereço do site ou blog. Na medida em que você começar a digitar ele irá sugerir domínios pagos e gratuitos. Escolha o que melhor lhe agradar.
Note que o domínio gratuito será um subdomínio de wordpress.como, como exemplo: xyz12345.wordpress.com
Na tela seguinte ele mostrará os planos disponíveis. Escolha a opção: “Comece com um site gratuito”, disponível na parte superior.
Note que existe também opções de planos pagos que podem ser também usados caso você queira um site ou blog mais profissional.
Agora seu blog já está criado e você poderá inserir o conteúdo desejado, bem como usar o menu lateral para fazer as personalizações que julgar necessário.
É possível mudar a aparência, instalar plugins que são extensões do Wordpress, criar posts, páginas, categorias e muitas outras opções.
Tudo é muito bem intuitivo e fácil de usar.
COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp