Tipos de investimentos, fundos e aplicações financeiras

Veja neste artigo os principais tipos de investimentos disponíveis no Brasil. Conheça as aplicações financeiras destinadas a pessoas físicas e jurídicas para todos os perfis.

Home » Cidadania

Investimentos financeiros devem ser usados para guardar dinheiro e realizar poupança a longo prazo. Muitos investem pensando na aposentadoria ou em caso de necessidades futuras, como a educação dos filhos, compra de um imóvel, etc. Existem várias opções de investimentos e aplicações financeiras no Brasil e eles são classificados subjetivamente como moderados, conservadores ou agressivos. Tudo vai depender do seu apetite e sua disposição em correr mais ou menos risco.

Veja abaixo as principais opções:

Imóveis

Investir no mercado imobiliário é uma opção bastante segura e considerada conservadora e costuma ser bastante rentável a longo prazo. O mercado de imóveis no Brasil vive um bom momento com lançamentos de muitos empreendimentos. Contudo é um investimento a longo prazo e deve-se tomar bastante cuidado na compra, como análise detalhada de documentação e possíveis fatores negativos no entorno do imóvel.

Há pelo menos duas formas de investir em imóveis:

  • A primeira é a forma mais direta, onde você compra o imóvel e faz a sua administração, isto é, define a hora de comprar e vender, bem como as condições para cada uma dessas etapas. Neste caso cabe a você fazer a escolha do imóvel, a localização, o tipo e as demais condições. Naturalmente que você pode ter a assessoria de um corretor de imóveis ou outros profissionais. É a melhor opção para quem quer ter controle sobre o investimento.
  • A segunda forma de investir é através do investimento em fundos de imóveis, clubes de investimentos e similares. Neste caso você disponibiliza o dinheiro, mas não faz a administração dele. É uma opção para quem deseja mais comodidade e não tem muita experiência ou não quer assumir compromissos.

Ações

Ações são pequenas partes de empresas de capital aberto. Muitas empresas abrem o capital, isto é, colocam ações para serem negociadas em bolsa de valores e quando você compra essas ações torna-se sócio da empresa na proporção das ações que comprou.

Para  investir em ações você deve procurar uma corretora de valores mobiliários ou um banco de investimento. É um investimento de algo risco, podendo gerar ganhos muito acima das demais opções, mas pode-se gerar inclusive prejuízos.

Existem várias formas ou estratégias de investimento em ações, desde as operações de compra e venda no próprio dia à aquelas de longo prazo.

Por se tratar de um investimento de maior risco, recomenda-se investir pensando em longo prazo, pois assim as chances de sucesso são maiores.

Ouro

O ouro é um investimento reconhecidamente como seguro e pode ser feito através dos bancos ou empresas credenciadas para compra e venda do metal. As barras de ouro compradas podem ficar com o comprador ou ele poderá contratar um serviço de custódia. Diariamente são informados os valores do grama do ouro para compra e venda.

Câmbio / dólar

Cambio ou a compra de moedas estrangeiras

Investir em câmbio significa comprar moedas estrangeiras, como o Dólar, Euro ou Libra, por exemplo. Na compra de uma moeda o investidor espera que esta tenha uma valorização em relação à moeda corrente, o Real, e assim vendê-la por um valor acima do valor de compra.

É um investimento arriscado e funciona melhor se for feito em situações pontuais. Como no Brasil o câmbio é flutuante, qualquer acontecimento no cenário mundial pode afetar o câmbio por aqui.

A cotação do dólar em especial, por ser a moeda mais forte pode ser encontrada no Brasil de três formas:

  • Comercial: é a cotação oficial usada nas operações comerciais e nas remessas de moeda de empresas com sede no exterior.
  • Turismo:  usado como referência para compra de moeda estrangeira para viagem, tanto em espécie quanto em travellers.
  • Paralelo: Não é reconhecido pelo mercado, mas é usado em operações do chamado mercado negro, geralmente pelos conhecidos "doleiros".

Poupança

A poupança é a aplicação financeira mais tradicional no Brasil e embora sua rentabilidade seja baixa é muito usada pela facilidade e também por não estar sujeito ao imposto de renda. O rendimento da poupança é de acordo com a taxa selic seguindo o modelo abaixo:

  • Selic igual ou menor que 8,5% - rendimento da poupança será 70% da selic + TR
  • Selic maior que 8,5% - rendimento da poupança será 0,5% + TR

Títulos do tesouro

Também conhecidos como títulos públicos, este tipo de investimento criado pelo governo federal com o intuito de financiar as atividades do governo, servindo como opção de investimento para quem compra. A venda de títulos públicos geralmente é feita por leilão ou diretamente no Tesouro Nacional.

CDB

Investir em CDB vale a pena se você estiver pensando em alguma aplicação em longo prazo e for um investidor bastante conservador, caso contrário os rendimentos obtidos por eles pode não ser satisfatório para muitos. Na verdade ele está naquele grupo de investimentos menos propensos a riscos e um pouco mais são seguros. Isto significa que existe pouca volatilidade e portanto são investimentos indicados para pessoas que não quererem correr muitos riscos.

Fundos de investimentos

Fundos de investimentos de renda fixa ou renda variável

Os fundos de investimentos são opções indicadas para a maioria das pessoas. São classificados de acordo com o tipo de investimento, normalmente são usados os termos conservador, moderado ou ousado para identificar o perfil do investidor e assim escolher o fundo mais adequado.

Um fundo usa o dinheiro dos investidores para aplicar em ativos de acordo com a proposta de cada um. Esses ativos podem ser:

  • Ações
  • Câmbio – Moedas estrangeiras
  • Imóveis
  • Ouro
  • Títulos do governo
  • Entre outros

Conclusão

Resumidamente você pode investir de duas formas: a primeira é via fundos de investimento, ou seja, em grupo e com risco menor. A segunda opção é investir diretamente no ativo que deseja maximizando a possibilidade de lucro, mas assumindo sozinho os riscos decorrentes daquele investimento. Por exemplo: Se você quiser investir em ações poderá fazer via fundo ou comprando diretamente nas corretas de valores. A escolha é sua.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.