10 itens sobre franquia e microfranquia: critérios, mercado e mais

O sonho de ter o negócio próprio é comum em muitas pessoas, afinal ter liberdade para poder operar sua própria empresa e desenvolver a gestão desejada de um negócio é algo que agrada muita gente.

Home » Educação

Como abrir franquia como essas de lojas de shopping?

Essas lojas de shopping são na maioria delas franquias, certo? Como abrir franquia como essas de lojas de shopping ou outras que vemos por aí como escolas de inglês, academias, lojas de conveniências, dessas que ficam nos postos de gasolina e outros?

De fato, boa parte dessas lojas de shopping centers e em outros locais da cidade são mesmo as chamadas franquias que na prática significa uma empresa criada baseada em um modelo que é vendido para o franqueado. Quando uma pessoa decide abrir uma franquia ele precisa passar por um processo de avaliação que é feita pelo franqueador e este geralmente leva em consideração os mais diversos aspectos do seu negócio. Os critérios variam muito de caso para caso, mas há situações que é necessário avaliar a própria cidade onde a loja ou a empresa será aberta, o local da cidade, as características do público, entre outros fatores.

Uso da marca e know-how do franqueador

Para abrir uma franquia você precisa comprar o direito de uso da marca e do modelo de negócio do franqueador, além disso e dependendo do caso existe também o chamado pagamento de royalties o que pode ser mensal ou periodicamente dependendo do modelo do franqueador que você estiver comprando. Então além de ter certo capital para investir é necessário também conhecer um pouco daquele negócio fim de poder administrar localmente, afinal a marca e o produto são importantes, mas administração local não deve ser desprezada.

Onde encontrar

Os detalhes de como abrir uma franquia varia de caso para caso e a informação você precisa perguntar diretamente para o franqueador. Na ABF - Associação Brasileira de Franchising você encontrará muitas informações sobre a lista das empresas que vendem franquia, assim você terá como entrar em contato com elas e obter mais informações detalhadas de como abrir sua própria franquia.

Como comprar uma franquia ou uma microfranquia?

O que uma pessoa precisa fazer para comprar uma franquia ou uma microfranquia de uma marca conhecida para explorar como negócio local? Existe algum site que mostre as empresas que vendem franquias, assim como o valor de cada uma e as condições de venda delas?

Critérios

Não é possível determinar com certeza todos os itens que uma pessoa precisa ter para comprar uma franquia uma microfranquia, uma vez que cada empresa tem suas próprias regras e faz exigências que podem ser diferentes umas das outras. Algumas dessas empresas vão exigir critérios relacionados à localização como porte de uma cidade ou a localização da franquia dentro desta. Existem ainda fatores ligados ao perfil do empreendedor e se este tem alguma afinidade com aquele negócio, entre outros critérios que podem ser exigidos ou avariados por parte do franqueador.

Associação Brasileira de Franchising

O melhor local para você procurar uma franquia uma microfranquia talvez seja o site da ABF que é a Associação Brasileira de Franchising, nele você encontrará a relação das empresas que vendem franquias ou microfranquias e poderá fazer a escolha por segmento, por total de unidades, por faturamento médio, por tempo de retorno, e outros filtros. Uma vez encontrado a empresa com a franquia que você julga ideal poderá obter no mesmo site outras informações mais detalhadas sobre essa franquia e os critérios que você precisará para comprar uma unidade franqueada.

Vale a pena abrir uma franquia?

O sonho de ter o negócio próprio é comum em muitas pessoas, afinal ter liberdade para poder operar sua própria empresa e desenvolver a gestão desejada de um negócio é algo que agrada muita gente. Mas ao abrir uma empresa, seria melhor começar do zero ou optar por uma franquia de alguma marca já conhecida e com notável experiência no mercado onde ela atua?

Alguns fatores

Todas as pessoas que desejam abrir um negócio próprio realmente precisam avaliar bem as alternativas disponíveis para evitar problemas depois. Uma franquia é uma boa alternativa e deve ser levada em conta na avaliação sim. Se vale a pena ou não abrir uma franquia, isto irá depender de vários fatores. Creio que alguns desses fatores estão a afinidade com o negócio e o tipo de negócio versus o mercado local.

Afinidade

Por afinidade entende-se o que a pessoa que deseja abrir uma franquia sabe sobre a operação daquele negócio. É verdade que existem treinamentos, mas se você não tiver cultura para aqui, dificilmente irá prosperar. Normalmente as pessoas precisam buscar franquias relacionadas a aquilo que elas têm um pouco de paixão para fazer, acho que nesses casos vale mais a pena.

Mercado local

O outro ponto que eu observo é um olhar mais técnico sobre o mercado local onde a franquia será aberta. Existe cultura ali para esse tipo de negócio ou consumo deste produto ou serviço? Fazer uma relação entre o produto ou serviço que será oferecido e o mercado local não é tão simples, mas é imprescindível para entender se haverá ou não aceitação desde novo empreendimento.

Acho que de maneira geral vale apena sim abrir uma franquia, mas os aspectos mostrados acima são importantes e precisam ser bem avaliados.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.