10 itens sobre meios de comunicação: TV, internet e outros

A comunicação nas suas diversas formas é tão importante para o homem, especialmente na vida contemporânea e nas relações interpessoais que ocorre todos os lugares que a todo momento.

Home » Educação

Importância da comunicação

A comunicação é importante para a vida contemporânea diversos motivos. Primeiro porque o mundo tornou se globalizado e as barreiras geográficas foram sensivelmente diminuídas tornando as pessoas muito mais próximas umas das outras e com uma necessidade muito grande de interação. Este fato pode ser observado em praticamente todas as áreas da vida e não apenas no mundo dos negócios onde provavelmente tudo começou, hoje temos uma interação muito maior educação, cultura, esporte, na região e assim por diante.

Comunicação colaborativa

O segundo ponto que considero importante na comunicação é que as pessoas descobriram que comunicação não é basicamente aquilo que se fazia a algum tempo no Brasil e que estava na mão de uma meia dúzia grupos de mídia que controlavam televisão, rádio, jornais, entre outros. Comunicação pode ser direta, coletiva e sobretudo colaborativa, quando observado dessa forma ela assume uma importância maior pois permite que as pessoas se comuniquem dentro do seu contexto de uma forma eficiente, conhecendo melhor as outras pessoas, exercendo direitos e estabelecendo interações com as pessoas que até pouco tempo não tínhamos no Brasil e creio que lugar nenhum do mundo.

Comunicação em massa

O rádio, a TV e outros meios são bastante conhecidos por difundir a informação para todas as pessoas. Mas eles não são os únicos meios de comunicação existentes no mundo usado pelas pessoas atualmente.

Existem diversos tipos de meios de comunicação na atualidade, eles podem ser classificados em comunicação de massa ou individual, pode ser ainda definido como a comunicação escrita, falada irmã televisionada, entre outros.

Quais os principais meios de comunicação?

Os principais meios de comunicação que dispomos atualmente são os seguintes:

  • Rádio
  • TV
  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Telefone
  • Entre outros

Comunicação em massa, grupos ou individual

Dos exemplos acima, o rádio e telefone são de comunicação falada, TV de comunicação televisionada, jornal, revista e internet de comunicação escrita, embora a internet é na verdade mista, uma vez que pode muito bem trabalhar com a parte escrita, falada e visual também.

Também devemos considerar que alguns exemplos são de comunicação em massa, como é o caso da TV, jornais, rádio e revista. Já o telefone pode ser classificado como comunicação individual e a internet pode ser, novamente, um misto de massa, individual ou comunicação em grupo. Depende do aplicativo ou da aplicação que for usada.

Importância dos meios de comunicação

Os meios de comunicação representam um importante instrumento para a vida moderna, pois sem eles havia sérias dificuldades de trabalho, locomoção, comércio e outras atividades cotidianas.

Influência

A televisão influencia muitas pessoas, especialmente os mais idosos que são os que conviveram mais tempo com a TV. A internet influencia muito os jovens, pois é muito usada por eles. Os meios de comunicação têm exercido muita influência na vida das pessoas, inclusive na formação do caráter das pessoas mais jovens que de certa forma são os mais influenciados por essas mídias.

Influência da TV

A televisão influencia muito as pessoas devida a alta exposição que eles fazem diante do aparelho eu também pela natureza de programação que é construída no Brasil com uma intenção muito clara de influenciar pessoas. Os principais apresentadores, atores e outras pessoas que trabalham diretamente na televisão recebem atenção muito forte do público que passa ser admirado por eles. Esta alta exposição é extremamente valorizada e com isso quanto mais poder e influência a pessoa tem, mais desejada é para atuar na televisão.

Influência positiva e negativa

Até certo ponto isso não seria ruim, o problema é que o referencial que os meios de comunicação têm são beleza, corpo, capacidade de causar controvérsia, entre outros elementos que influenciam negativamente as pessoas. É louvável ver casos de pessoas que usam a inteligência, suas boas atitudes ou outras características para formar um perfil forte na TV ou na internet, por exemplo.

A internet é mesmo um meio de comunicação?

Sim, mas não apenas isso. É um erro pensar a internet como um mero meio de comunicação que concorre com rádios, jornais, TV, etc. Ela é uma plataforma onde é possível fazer comunicação ao mesmo tempo em que faz negócios, estuda, dentre outras coisas.

A internet é uma grande revolução e, portanto, não possível classifica-la tão facilmente ou compará-la com coisas que existia antes dela.

Para se ter uma ideia, hoje, a TV, os jornais, os rádios e as revistas estão na internet. Ou seja, a internet comporta todos esses meios, mas vai muito além deles. É algo realmente grande e complexo.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.