Para que serve o e-mail e o webmail?

Veja as dicas e definições de webmail, os usos do email como meio expressivo de comunicação moderno, usado por boa parte da população brasileira. Confira o artigo.

Home » Tecnologia

Para que serve o e-mail e o webmail? Quais as diferenças entre email, webmail e mobilemail? Muitas são as perguntas relacionadas a email e embora ele seja usado por praticamente todos os usuários, há muitas dúvidas relacionadas a ele.

O email é um sistema que possibilita a troca de mensagens de textos ou não, entre dois destinos ou mais destinos. O destino seria uma pessoa ou mais de uma pessoa que irá receber a mensagem.

Para enviar e receber uma mensagem qualquer as pessoas precisam de um endereço único e conhecido das partes interessadas. Assim como acontece na troca de uma correspondência tradicional onde é necessário o endereço do remetente e do destinatário, o mesmo ocorre com o email.

O email está substituindo os meios tradicionais de comunicação, como o telefone, por exemplo. Em algumas empresas o uso do telefone só é feita em situações específicas, ficando o email encarregado da maioria das comunicações.

Serviço de e-mail

Para acessarmos uma conta de email usamos programas específicos para gerenciamento de emails. O mais conhecido e usado é o Outlook Express, mas existem outros programas, como o Windows Mail, Eudora, entre outros. Para usar esses programas é necessário obter o servidor POP e SMTP da conta de email a ser usado. O POP serve para indicar qual é o servidor de recebimento, enquanto que o SMTP serve para indicar o servidor de envio.

Para que serve o e-mail

Basicamente para a troca de mensagens de textos, embora seja possível o envio de arquivos anexo. Esta última opção deve ser entendida como um complemento à mensagem e não como um fim em si mesmo. Normalmente muitos servidores limitam o tamanho e o tipo do arquivo que pode ser enviado como anexo, daí a necessidade de observar se o arquivo pode ou não ser enviado.

Para que serve o Webmail

O Webmail serve para enviarmos e recebermos email a partir de um site, não necessitando a instalação e uso de programas específicos no computador para este fim. Os exemplos mais conhecidos de webmail são o Hotmail, Gmail, Yahoo Mail, Bol, entre outros.

Boa parte dos usuários usam o webmail e não os programas tradicionais como o Outlook e o Windows Mail, já que esses últimos são mais usados em ambientes empresariais ou ambientes formais.

Para que serve o MobileMail

MobileMail é o nome que tem sido usado para indicar que um email está sendo acessado por um dispositivo móvel, como um Smartphone, um pocket PC, um tablet ou outro widget qualquer.

A definição acima foi feita em outra época e creio que atualmente não tenha mais este mesmo sentido, aliás, nem existe muito o uso de mobilemail.

Perguntas e respostas

Para que serve o @ no endereço de e-mail?

Ele é uma parte integrante do endereço e exerce um papel importante, pois tudo que é feito eletronicamente precisa de identificação de maneira única, ou seja, é necessário garantir que não haja duplicação ou redundância de uma informação.

Assim o arroba (@) serve para separar o nome do domínio, por exemplo: [email protected]

Neste caso, meunome é o nome que identifica um usuário de e-mail do domínio site.com.br. Como os domínios não podem ter nomes repetidos, logo, o nome dentro do domínio também não. Assim, seria impossível haver dois endereços de e-mail iguais.

Então um e-mail sempre estará associado a um domínio?

Exatamente! Todos os domínios podem ter contas de e-mails associadas a ele, esta é uma questão que envolve a infraestrutura de hospedagem também, como a necessidade de ter um servidor de e-mail instalado. Mas tecnicamente todos os domínios podem ter e cada conta de e-mail precisa obrigatoriamente estar associado a um domínio.

Quem é responsável pelos domínios e pelos e-mails?

O domínio precisa ser registrado em um órgão competente, no Brasil é o Registro.br que faz este trabalho. Isto para os domínios terminados em .br.

Já as contas de e-mail ficam sobre a responsabilidade do serviço de hospedagem e geralmente está embutido no seu plano de assinatura. Assim, quando uma pessoa ou empresa contrata um serviço de hospedagem, ele está contratando também o serviço de gerenciamento de e-mail.

Posso colocar quantas contas por domínio?

Não há um limite, contudo, quando se contrata serviços de hospedagens, geralmente eles limitam a quantidade de contas de e-mails por domínios, mas esta é uma limitação que a empresa de hospedagem impõe e não um limite técnico.

As redes sociais vão substituir os e-mails?

De maneira alguma! Da mesma forma que os computadores e a internet não substituiu o papel, pelo contrário, parece que até impulsionou.

A comunicação pelas redes sociais é diferente daquela feita por e-mail, já que a primeira é mais informal e muitas vezes limitada. No e-mail é possível não só fazer uma comunicação mais formal, como ela é aceita como documental. Além disso, é possível fazer algo mais extenso e por todas essas razões ainda é muito usada, especialmente no ambiente empresarial.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.