Excel é um banco de dados? Como integrá-lo com banco de dados?

Qual a relação existente entre Excel e banco de dados? É possível realizar operação de banco de dados com a planilha do Excel, como importar e exportar dados? Como fazer conta de porcentagem no Excel, calculadora ou manual?

Home » Tecnologia

A planilha do Excel é muito parecida como uma tabela de um banco de dados se dessa forma é possível dizer que existem muitas semelhanças entre os dois e consequentemente é possível você fazer a troca de dados entre eles, seja exportando do Excel para ser utilizado num banco de dados e também o inverso, ou seja, você importar os dados no Excel que vieram de uma base de dados qualquer.

Como usar o Excel como banco de dados?

Todas as pessoas que utiliza uma planilha já estão utilizando Excel como banco de dados, conforme expliquei no tópico acima a própria planilha tem as mesmas características de uma tabela em uma base de dados de qualquer e portanto ela já constitui uma forte similaridade do banco. Talvez a diferença esteja no fato de que no Excel não desista relacionamento entre as planilhas como é comum nos bancos relacionais como SQL Server, Oracle, Mysql, entre outros.

Como importar e exportar dados de um banco de dados no Excel?

A operação mais comum é a importação e exportação de dados entre as duas aplicações e para fazer isto é preciso pensar em um formato padrão onde ambos possam reconhecer de trabalhar normalmente. No Excel trabalha com diversos formatos de dados, mas o mais comum é o CSV que é o formato de texto onde algum caractere é usado como separador dos dados como é o caso da vírgula ou o ponto-e-vírgula. Veja abaixo como fazer isso:

Exportar dados do Excel

Para exportar dados do Excel a fim de que seja usado em um sistema que usa banco de dados, siga os seguintes passos:

Passo 1:

Digite os dados em uma planilha como no exemplo abaixo:

Passo 2:

Clique em Salvar Como, escolha Computador e depois clique no botão Procurar, conforme mostrado abaixo:

Passo 3:

Na opção Tipo, escolha CSV (separado por vírgulas) e depois clique em salvar.

Importar dados no Excel

Para fazer o caminho inverso, ou seja, importar dados no Excel que foram exportado de algum sistema de banco de dados, siga os seguintes passos:

Passo 1:

Em uma nova planilha, clique na aba Dados e depois em De Texto, conforme mostrado na imagem abaixo:

Passo 2:

Selecione o arquivo. Neste exemplo usarei o mesmo que exportei no item anterior.

Passo 3:

Marque a opção delimitado para informar ao Excel que existe algum caracter delimitador.

Passo 4:

Marque o ponto-e-vírgula, pois ele é o delimitador que o Excel usa quando você exporta no formato CSV. Depois clique em Avançar e Finalizar.

Finalmente temos os dados importado do nosso arquivo.

 

Perguntas e respostas sobre o Excel

Quais as principais funções do Excel, como soma, somase, procv e outras

O que são funções no Microsoft Excel e qual a relação das principais? Para que serve essas funções e quais os tipos principais de operações e aplicações podem ser feitas com o auxílio delas, como a Soma, Somase, Procv e outras.

Uma função no Excel é um módulo do programa destinado a realização de tarefas específicas e de acordo com alguns parâmetros. A ideia da função vem das linguagens de programação onde o seu uso é muito comum. No Excel elas são usadas para fazer cálculos, contar valores e realizar inúmeros procedimentos dentro da planilha. As principais funções do Excel são:

  • Soma: Serve para realizar a soma de valores e células da planilha
  • Somase: Faz uma soma condicional, isto é, dependendo dos critérios informados.
  • Cont.se: Faz a contagem de células da planilha que atenda a certos critérios.
  • ProcV: Procura um valor na primeira colunas à esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada.
  • Transpor: Converte um intervalo de células vertical em um intervalo horizontal e vice-versa.
  • Média: Calcula a média de valores nas células informadas
  • SE: Avalia se determinada condição é verdadeira ou falsa
  • Entre outras

Classificação

As funções do Excel estão classificadas em algumas categorias, como pode ser visto abaixo:

  • Financeira
  • Data e hora
  • Matemática e trigonométrica
  • Estatística
  • Procura e referência
  • Banco de dados
  • Texto
  • Lógica
  • Informações
  • Engenharia
  • Cubo

Como fazer conta de porcentagem no Excel, calculadora ou manual?

As contas de porcentagens sempre foram meio complicadas, especialmente para quem não é muito fã de matemática. Como fazer conta de porcentagem no Excel, usando uma calculadora comum ou mesmo no método manual ou mais tradicional da coisa?

Fazer conta de porcentagem não é difícil, basta usar algumas regrinhas bem simples e conseguirá fazer manualmente, com calculadora e também em planilhas como o Excel. Vou focar nos exemplos com calculadora e no Excel, pois acredito ser as formas mais habituais hoje em dia.

Calculadora: 

Imagine que tenha o valor 1.500 e queira saber quanto é 20% deste valor. Neste caso multiplique 1500 por 20 e divida por 100 (1500 x 20 / 100 = 300). Outra forma de fazer é chegar ao mesmo resultado é multiplicar 1.500 por 0.20 (1500 x 0.20 = 300).

Excel:

No Excel é necessário criar uma fórmula usando a função SOMA que é usada para fazer as operações básicas da matemática. Veja abaixo um exemplo de uma planilha que fiz com o valor 1.500 e 20%.

porcentagem no Excel

No primeiro exemplo eu apenas mostro como saber quanto é 20% de 1500. No segundo exemplo eu adiciono 20% ao valor 1500 e no último exemplo eu subtraio 20% do valor 1500. No quarto exemplo eu quero saber quantos por cento de 1500 corresponde o valor 525.


VEJA TAMBÉM:

CANAL NO YOUTUBE

INSCREVA-SE:



Sistemas Web

Playlist de SQL

Youtube Youtube Youtube
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.