7 formas de ganhar dinheiro com a internet

Venda de produtos diretamente na internet, consultoria online, doações, conteúdo gratuito com apoio de publicidade. Veja as 7 formas de ganhar dinheiro com a internet. Você conhece a teoria da contabilidade? Veja neste artigo como ela é importante para definir uma estratégia para o equilíbrio de suas contas pessoais ou domésticas.

Home » Cidadania

Viver apertado financeiramente não é algo desejado por ninguém, porém, o que sabemos é que boa parte das pessoas passam por essa dificuldade em algum momento da vida, talvez a vida toda, diria alguns. Quando jovem falta dinheiro pois o salário é baixo e  tem pouca experiência, quando mais adulto que melhora o salário chega também a responsabilidade de manter uma família e em alguns casos colher os erros da juventude.

Como guardar dinheiro e equilibrar as contas? Esta é uma pergunta que vale muito dinheiro, aliás a resposta a ela. Creio que eu não tenho a resposta para todos os casos, mas segue abaixo algumas dicas úteis para esta tarefa.

Receita despesas contas

7 formas de ganhar dinheiro na internet é um pequeno manual que criei para mostrar que é possível ganhar dinheiro online usando alguns modelos já conhecidos para vender produtos ou serviços, criar e disponibilizar conteúdo e usar publicidade, doações ou acesso restrito mediante pagamento.

Naturalmente que as opções não se limitam aos exemplos mostrados, mas acredito que a maioria das pessoas que ganham dinheiro na internet, usam pelo menos uma das 7 formas aqui apresentadas.

Loja Virtual

As lojas virtuais são as expressões mais comuns ou pelo menos mais visíveis do chamado comércio eletrônico. As lojas virtuais podem ser usadas para a venda de produtos próprios ou a revenda de produtos e atualmente é possível vender praticamente qualquer produto em uma loja virtual.

Para ganhar dinheiro com loja virtual você precisará ter os produtos e desenvolver ou comprar um serviço de loja virtual já pronto. A segunda opção é ideal para quem está começando a operar na internet ou para quem dispõe de poucos recursos financeiros.

Orçamentos Online

O orçamento online é comum para empresas de pequeno e médio porte que não conta com estrutura de vendas online ou quando uma loja virtual não é a melhor alternativa. Há casos em que as pessoas ou empresas não querem expor a política de preços na internet, seus produtos são vendidos sob medida, tem uma quantidade pequena de produtos, entendem que montar uma loja virtual custa caro e mais caro ainda toná-la relevante ou por algum motivo, gostariam de negociar com o cliente, antes de fechar a venda.

Para ganhar dinheiro com orçamento online você precisará ter os produtos ou deter a tecnologia para desenvolvê-los, montar um site especifico para isso ou contratar um serviço de orçamento online.

Venda de serviços online

Vender serviços online é uma boa alternativa para ganhar dinheiro na internet. Naturalmente que há serviços cuja natureza ou prestação deste serviço não pode ser feito na internet, mas há muitos que podem. Alguns exemplos possíveis são: cursos online, consultoria financeira, tributária e jurídica, hospedagem de sites, criação, tradução e revisão de textos, etc.

Para ganhar dinheiro com serviços online você deverá ser um profissional especializado na área que pretende atuar e desenvolver um site específico para este fim. Há, contudo algumas estratégias que podem ser desenvolvidas usando recursos tecnológicos já existentes, como o uso de email, MSN, Skype, redes sociais, etc.

Venda de serviços pelo site com prestação do serviço fora do site

Como explicado acima, muitos produtos não podem ser prestados na internet, mas podem ser vendidos na internet com prestação deste serviço fora dela. Serviços como consultorias presenciais, palestras, cursos presenciais, projetos, serviços especializados, entre outros, são alguns exemplos.

Para ganhar dinheiro com venda de serviços na internet você deverá ser um profissional especializado na área que pretende atuar, desenvolver um site específico para este fim ou fazer o uso das redes sociais que hoje é um importante canal para oferecer serviços online.

Conteúdo pago

Criar conteúdo como textos, imagens, vídeos e outros, cujo acesso requer uma assinatura ou um pagamento único também é uma modalidade de ganhar dinheiro online. Esta prática ainda não é muito comum, mas dada a expansão da internet e a constante dificuldade de encontrar conteúdo de qualidade, ela poderá ser uma alternativa viável nos próximos anos.

Para ganhar dinheiro com conteúdo pago, você deverá criar bons conteúdos e usar um site, blog ou rede social para oferecer aos possíveis compradores.

Conteúdo gratuito com venda de publicidade

Na área de conteúdo esta é a modalidade mais comum, onde cria e disponibiliza textos, vídeos, imagens e outros conteúdo com acesso livre e gratuito, mas usa publicidade de terceiros para compor sua renda.

Para ganhar dinheiro com conteúdo gratuito e venda de publicidade, você deverá ter um site ou blog, criar bons conteúdos regularmente e usar uma rede de propagandas online. As redes mais comuns são o Google Adsense, Taboola e os programas de afiliados das grandes lojas como Submarino, Mercado Livre , Buscapé, etc.

Doações

Doações geralmente são usadas quando uma pessoa disponibiliza em seu site um conteúdo muito útil, um programa de computador, um estudo inédito ou outros conteúdos e não cobra nada pelo acesso a ele. Neste caso ele pode solicitar que seus usuários façam uma doação espontânea e com isso acaba ganhando com a quantia doada. É comum em outros países, mas pode funcionar aqui no Brasil também.

Teoria da contabilidade

A primeira coisa a fazer é compreender o que estou chamando aqui de teoria da contabilidade, que nada mais é do que analisar o problema de dois lados: a receita e a despesa. Se você focar em aumentar sua receita visando guardar dinheiro, mas aumentar proporcionalmente suas despesas de nada adiantará. O inverso também é verdadeiro.

Então pense em como aumentar sua renda sem precisar aumentar seus gastos. Pronto. Respondi! É isso. Pode parar de ler o artigo. Ou não será que não?

A teoria é essa mesmo, contudo a prática exige algumas considerações:

Receita

Pense em um segundo emprego. Se isso for possível será uma boa forma de aumentar seus ganhos;

Se não for possível um segundo emprego, talvez um trabalho freelancer. Algumas atividades profissionais contratam pessoas para esses tipos de trabalho;

Crie um projeto na internet. Há muitos modelos de negócios baseados em internet com custos baixos e resultados interessantes. Sugiro a leitura do artigo como montar um negócio na internet.

Crei um projeto fora da internet. Se a internet não for sua praia, mas lembre-se que o mundo real é. Consulte o site do SEBRAE por exemplo ou compre algumas edições da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios que tem boas dicas para pequenos empreendimentos.

Despesas

Cartão de crédito. Se ele é um problema para você, elimine-o. Mas por favor, não vá eliminar seu cartão e depois pegar cartão da sua mãe ou irmão para continuar comprando. Na verdade eliminar o cartão é um ato simbólico, o que você deve fazer mesmo é parar de fazer comprar com ele.

Comer fora. Embora seja um hábito moderno, comer fora ainda é muito caro e se isto pode ser evitado, evite.

Automóveis. Todos sabem como carros são caros, tanto na compra como na manutenção dele. Combustíveis, mecânica, IPVA, licenciamento, seguro, etc. Você precisa mesmo dele?

Estilo de vida. Baladas, viagens, cinema, happy hour, entre outros temas são ótimos para gastar dinheiro. Quem quer equilibrar as contas deve também pensar em uma mudança de estilo de vida.

Planejamento de compras. Compras por impulso devem ser evitadas por qualquer pessoa, especialmente por aqueles que desejam guardar dinheiro. Planeje tudo o que for comprar e compre aquilo que você precisa e não aquilo que você deseja. Este é talvez o ponto fundamental para evitar gastar dinheiro de forma desnecessária.

Agora é com você

Sei que falar é fácil, fazer nem sempre. Mas uma coisa é certa, cortar despesas e alavancar os ganhos requer esforço e sacrifício. Se não estivermos dispostos a sacrificar alguma coisa dificilmente iremos conseguir. Mas vale a pena, afinal uma vida equilibrada não tem preço.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.