10 itens sobre a barra de tarefas do Windows: Atalhos, ícones e mais

Veja 10 tópicos explicativos sobre os recursos da barra de tarefas do Windows, especialmente do Windows 11. Veja como adicionar e remover atalhos, ativar e desativar recursos, dentre outros.

Home » Educação

O que é a barra de tarefas

É um dos mais importantes recursos do Windows e está presente no sistema operacional à muito tempo. Ela fica localizada na parte inferior da tela, onde é possível agrupar diversos atalhos para os programas mais usados, bem como a presença do Menu Iniciar, de onde é possível acessar recursos nativos do sistema operacional, bem como de aplicativos instalados.

Embora sua localização padrão seja na parte inferior da tela, em alguns casos é possível arrastar a barra de tarefas para as laterais, bem como colocá-la na parte superior da tela.

Observação: Os exemplos e explicações deste artigo, embora útil a outras versões, são aplicados à versão do Windows 11.

Adicionar atalho

Adicionar atalhos para os programas mais usados é uma prática bastante recomendável, pois permitirá o acesso mais rápido a esse programa. Então uma boa alternativa é colocar o atalho a este programa na barra de tarefas.

Para isso, proceda da seguinte forma:

  • Abra o Menu Iniciar (tecla Windows)
  • Procure pelo programa desejado
  • Clique com o botão direito no programa e depois em “Fixar na barra de tarefas”

Pronto. Agora, basta observar que o programa foi fixado na barra de tarefas. Se desejar mudar a posição dele em relação aos demais atalhos, basta clicar sobre ele e arrastar para a posição desejada.

Remover atalho

Se houver necessidade de remover um atalho da barra de tarefas, o procedimento é bem simples e neste caso basta clicar com o botão direito sobre ele e escolher a opção “Desafixar da barra de tarefas”.

Neste caso é importante considerar que que é removido apenas o atalho, mas não é desinstalado o programa do computador.

Ativar e desativar recursos

Além da possibilidade mostrada acima de incluir atalhos a programas instalados, existe também a possibilidade de ativar e desativar recursos do próprio Windows, isto é, incluir ou remover na barra de tarefas esses recursos.

Para fazer isso, clique com o botão direito na barra de tarefas e depois em configurações da barra de tarefas.

Será aberto a janela de configurações, onde é possível ver o que está ativado ou desativado e assim você poderá configurar conforme desejar.

Alguns desses recursos serão explicados abaixo.

Visão de tarefas

Um que merece atenção é a “Visão de tarefas”. Quando ativada, será mostrada o seu ícone junto aos demais atalhos na barra de tarefas. Ao clicar neste ícone, o Windows mostrará todas as janelas abertas em formato de miniaturas, permitindo assim uma visão geral das janelas ativas.

Assim, como este item é ativado, ele poderá ser desativado na mesma opção.

Bate-papo

O bate-papo é outro recurso que você poderá ativar para ter o acesso rápido às suas conversas no Skype. O Skype é um programa de comunicação instantânea bastante utilizado e está integrado ao Windows.

Portanto, se você usar este programa, poderá ativar o atalho a ele na barra de tarefas a fim de tornar mais rápido e prático o seu uso.

Ícones do canto da barra de tarefas

Existe outra opção na janela de configurações do Windows que se refere ao canto direito, localizado no final da barra de tarefas. São vários ícones agrupados ali, como o calendário, relógio, opções do teclado, dentre outros.

É possível ativar ou desativar ainda outros recursos, como o teclado virtual, menu da caneta touchpad virtual.

Além disso é possível ainda ativar os ícones excedentes, que pode incluir o OneDrive, Windows Explorer e outros recursos disponíveis.

Alinhamento dos itens

Ainda na janela de configurações há uma opção bem interessante que permite alterar o alinhamento dos ícones na barra de tarefas. Esta opção é particularmente útil no Windows 11, pois nesta versão os ícones vêm por padrão centralizados. Isto inclui o Menu Iniciar.

Então na opção “Comportamentos da barra de tarefas”, existe a opção Alinhamento da barra de tarefas, onde é possível marcar os ícones como centralizado ou alinhados à esquerda.

Ocultar automaticamente

Nesta mesma seção podemos configurar também a opção “Ocultar automaticamente a barra de tarefas”. Se ativado ela ficará oculta e quando você aproximar o mouse na parte inferior da tela, ela será exibida novamente.

Esta opção é bastante útil para quando você quiser que o espaço da tela seja maximizado. Desta forma o espaço antes ocupado pela barra de tarefas, agora pode ser usado para a janela do programa que você estiver usando.

Mudar a cor

É possível mudar a cor da barra? Apenas dela, não. Mas é possível trocar o tema do Windows, que irá impactar na cor em várias partes da tela, incluindo a cor da barra de tarefas.

Para alterar o tema, faça o seguinte:

  • Na opção Configuração, selecione Personalização e depois Temas.
  • Será mostrado diversos temas
  • Escolha o tema que desejar.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.