Como abrir arquivo PDF, XML e RAR e outros formatos?

Veja neste artigo as explicações necessárias para você saber como abrir arquivos como o PDF, XML e outras extensões. Quais programas são necessários e o que precisa ser feito em casos onde não há programas instalados para abrir?

Home » Tecnologia

Tudo que é feito no computador geralmente precisa ser gravado para preservar o que foi feito. Textos, planilhas, imagens, vídeos, sons, códigos e outros conteúdos para serem preservados necessitam ser guardados em arquivos. Esses arquivos são diversos e cada um deles assume um formato no ato da gravação, assim um arquivo de texto será gravado em um formato diferente de um arquivo de imagem e assim por diante.

Quando você se depara com esses arquivos e quer abri-los é necessário ter o programa certo para poder visualizá-lo ou editá-lo. Abaixo relacionei alguns formatos de arquivos mais comuns e como fazer para abrir cada um deles.

PDF

O PDF é um formato de arquivo fechado, isto é, ele não permite edição e para abrir PDF é necessário ter instalado no seu computador o Adobe Reader. Este programa é gratuito e caso você não o tenha, basta fazer o download aqui:(https://get.adobe.com/br/reader/) e a seguir fazer a instalação dele.

Contudo existem outros programas que abrem arquivo PDF, como é o caso dos próprios navegadores como o Chrome, Edge, Firefox, Safari e outros. Os navegadores já conseguem fazer abertura e exibição de arquivo PDF.

Uma alternativa é abrir um arquivo PDF pelo Word da Microsoft que também além de fazer abertura de arquivos PDF, eles permitem também fazer a edição dos mesmos e criar arquivos nesse formato a partir de um texto editado pelo Word.

XML

O XML é sigla de eXtensible Markup Language, um formato de arquivo texto, porém, estruturado em tags ou marcações que permite armazenar conteúdo com identificação. Ele é muito usado para troca de informações entre empresas, governos ou sistemas.

Você poderá abrir um arquivo XML usando seu navegador de internet, mas neste caso é apenas para leitura, caso tenha necessidade de abrir para edição use um editor de texto de “código puro”, como o Bloco de Notas, Webmatrix, Dreamweaver, entre outros.

ZIP e RAR

ZIP e RAR são extensões de arquivos compactados. Muito usado quando precisamos copiar vários arquivos de um local para outro e para diminuir o tamanho dos arquivos e até mesmo agrupá-los, fazemos a compactação deles em um desses formatos.

Para abrir arquivos .RAR é necessário ter o WinRar instalado. Ele é gratuito e pode ser baixado dos principais sites de download como Baixaki, Superdownloads e outros. O arquivo com a extensão ZIP pode ser aberto pelo WinRar, WinZip, mas principalmente pelo Windows que reconhece este formato. No caso do Windows, basta selecionar o arquivo, clicar com o botão direito nele e pedir para extrair.

EML

EML é o formato de mensagem de e-mail usado pelo Outlook Express, Windows Mail ou outros programas de e-mail. Para abri-lo, você deverá ter os programas citados instalados no seu computador.

DOC e DOCX

DOC e DOCX são arquivos de texto do Word. Para abrir o DOCX você precisa da versão 2007 ou superior do Word, já o DOC pode ser aberto por todas as versões do Word e até outros editores de texto, como é o caso do BrOffice.

É importante ressaltar que no caso de outros editores que tentam abrir arquivos Doc e Docx, pode haver alguma incompatibilidade em alguns casos, assim como usar versões mais antigas do Word. Na verdade, a questão da incompatibilidade pode acontecer com esse tipo de arquivo e portanto é uma consideração que deve ser feita.

XLS e XLSX

XLS e XLSX são formatos de planilha do Excel. O formato XLSX depende da versão 2007 ou superior do Excel, já o XLS pode ser aberto por todas as versões do Excel e até outras planilhas, como é o caso do BrOffice.

O Arquivo XLS e XLSX, como explicado acima, são formatos criados no Excel e são muito populares no uso nas empresas e por usuários domésticos.

Vale lembrar que a Microsoft mantém a versão web do Office que permite abrir esses arquivos mesmo que você não tenha instalado o Excel em seu computador. Isto vale também para os arquivos Doc e Docx citados acima. O link para acesso a versão web do Office é: https://www.office.com/

HTML e HTM

HTML é o principal formato de arquivos da internet, ele é usado na construção de sites. Para abri-lo você precisa de um navegador de internet como o Internet Explorer, Firefox, Chrome, entre outros. Caso tenha necessidade de abrir para edição use um editor de texto de “código puro”, como o Bloco de Notas, Webmatrix, Visual Code, entre outros.

Conversores

Uma alternativa muito usada atualmente são os programas ou serviços web que fazem a conversão de formatos de arquivo e assim facilita abertura deles em programas que você tem instalados.

Um bom exemplo é o caso do formato RAR, pois se você não tiver o RAR instalado em seu computador e receber um arquivo nessa extensão, poderá fazer a conversão dele para ZIP e assim fazer abertura dele no Windows, uma vez que o Windows faz abertura de arquivos ZIP, mas não faz de RAR.

Existem programas e serviços que permitem fazer a conversão de vários tipos de arquivos, evidentemente que nem todos os formatos podem ser convertidos em outros, mas há uma compatibilidade entre alguns formatos parecidos isso facilita muito o trabalho.

Abaixo você poderá encontrar uma lista de programas na web que faz esse tipo de conversão e que pode ajudar muito na hora que você não conseguir abrir um determinado arquivo em seu computador.


VEJA TAMBÉM:

CANAL NO YOUTUBE

INSCREVA-SE:



Sistemas Web

Playlist de SQL

Youtube Youtube Youtube
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.